Por que investir em um software de vendas para sua empresa?

2019-10-24T11:21:13-03:009 janeiro, 2019|Gestão de Pessoas no Varejo|

Há muitas vantagens relacionadas ao uso do software de vendas, como a modernização do setor comercial e a melhora dos indicadores de venda. Entenda mais no artigo!

O software de venda é um programa que facilita a atividade comercial, melhorando desde o registro das metas até o monitoramento dos resultados em vendas. Essa tecnologia substitui ferramentas tradicionais, como planilhas e blocos de anotação.

Todos os níveis e áreas das empresas passam por uma grande transformação digital, reflexo da chamada indústria 4.0. O setor de vendas é dos mais impactados e negócios que não atentam para essa nova realidade podem ser profundamente prejudicados.

Para ajudar a entender porque investir no software de vendas, elaboramos este post com os impactos dessa ferramenta na gestão do seu empreendimento. Portanto, boa leitura!

Como um software de venda pode ajudar a sua empresa?

São diversos benefícios que a contratação dessa ferramenta pode trazer para o seu comércio. Destacamos aqui os principais.

Modernização da área comercial

A atividade de venda é o que mantém boa parte das empresas ativas. Sem ela outros processos (como a produção, prospecção e distribuição) não fazem nenhum sentido. No entanto, para vender com êxito é preciso modernizar a área comercial.

O software de venda é a espinha dorsal da modernização. É a partir dele que novas tecnologias, como o big data e a inteligência artificial, podem ser aplicadas e usadas de forma estratégica para o crescimento. Assim as transações podem ser efetivadas.

Redução dos custos e desperdícios diários

Boa parte dos custos diários e desperdícios é resultado da falta de eficiência. Erros ao longo do expediente custam caro e afetam a produtividade. Ao analisar friamente os números, a Microsoft descobriu que 17 horas semanais no trabalho são improdutivas.

O software de venda ajuda a aumentar a produtividade e, portanto, reduzir custos resultantes da falta de eficiência diária. Os talentos podem seguir na mesma direção, entregar mais resultados e aumentar a produção em vendas, diminuindo os desperdícios.

Acompanhamento dos indicadores de venda

Os indicadores funcionam como um termômetro e ajudam a entender o que está sendo bem-feito e o que precisa de ajustes. Com eles em mãos fica mais fácil analisar o desempenho comercial e promover melhorias, bem como dar bons feedbacks.

De maneira automática, o software de vendas cruza diversos dados para gerar os indicadores certos à alta administração. Os resultados podem ser vistos por meio do painel de controle (dashboard) e compartilhados com os profissionais de vendas.

Treinamento e Capacitação no Varejo

Análise preditiva dos resultados

Além disso, outro ponto de vantagem está na análise preditiva. O software permite cruzar os dados obtidos, analisar informações e criar projeções para o futuro. Isso aumenta a força do setor de vendas, também estabelece uma vantagem competitiva.

Com base nos dados do passado, torna-se possível prever como será o desempenho dos vendedores ao longo dos próximos meses, ou ainda, como será a performance comercial em certas datas comemorativas. Logo, todo o empreendimento será beneficiado.

Conhecimento do público-alvo

Um dos pontos principais para o sucesso de qualquer empresa é saber bem quem é seu público-alvo, seus problemas e a solução que ele busca quando compra seu produto.

Saber um pouco mais sobre os hábitos e necessidades dos compradores da sua loja faz com que você consiga montar estratégias que, realmente, chamem a atenção dessas pessoas e tragam resultados.

Identificação dos principais produtos

O software de venda traz um grande volume de informações relevantes sobre os produtos, como item com maior saída em determinado período ou, sua relevância para cada bairro ou grupos com faixas de renda distintas.

Além disso, essa identificação colabora com o gerenciamento de estoque, ajudando o seu comércio a sempre ter o produto mais procurado para venda, da mesma forma, faz a indicação do que é menos buscado, permitindo uma organização inteligente da verba.

Eficiência no atendimento

O software de vendas traz maior organização nas informações de venda e dos clientes, o que permite não só um atendimento mais rápido, como a personalização desse atendimento.

Com essa ferramenta, é possível enviar orçamentos, antever problemas, oferecer produtos personalizados, entre outras ações importantes para trabalhar a fidelização.

Além disso, um bom ERP auxilia no pós-atendimento, justamente por conter todos os dados necessários para a compreensão das necessidades e expectativas do cliente.

Rápido cadastramento

Outra facilidade que o software de vendas oferece é o rápido cadastro dos clientes, eliminando as fichas em papel ultrapassadas, ou até mesmo a planilha de excel, que é pouco eficiente quando o volume de cadastros é grande.

Assim, fica muito mais fácil localizar os dados dos clientes, como endereço, telefone, e trabalhar promoções e programas de fidelização.

Segurança das informações

Uma solução tecnológica eficiente armazena todos os dados na nuvem, fazendo com que o acesso seja feito apenas por pessoas autorizadas. Isso traz maior segurança evita problemas jurídicos consequentes do vazamento ou acesso a essas informações sensíveis por pessoas de má índole.

Como escolher um bom software de venda?

Não basta entender como essa ferramenta vai ajudar a sua empresa. É preciso ter alguns parâmetros que ajudem na escolha da solução ideal, trazendo um bom retorno sobre esse investimento tão importante. Confira as dicas para tomar a decisão mais acertada.

Treinamento e Capacitação no Varejo

Mapeamento das necessidades do seu negócio

Cada empresa é diferente uma da outra. Nem sempre a solução adotada por aquele grande magazine fará sentido para você. Procure compreender quais são as demandas do seu comércio, de acordo com o tamanho, volume de vendas e faturamento.

É preciso perceber quais são os gargalos que prejudicam a qualidade do atendimento ao cliente e escolha uma ferramenta capaz de solucionar esses problemas. Avalie, também, os relatórios gerados e se eles trazem os dados importantes para a análise de período que você precisa fazer.

Ferramenta para análise dos vendedores

Uma boa gestão do desempenho dos seus vendedores pode fazer toda a diferença nos resultados. Se o software que você está analisando permite a coleta e a comparação desses resultados, é um ótimo sinal.

Além do acompanhamento da performance, essa análise permite a identificação dos vendedores que sempre trazem bons faturamentos, o que pode servir como guia para uma seleção futura de novos profissionais. Para isso, observe quais são os diferenciais dessas pessoas e procure essas características nos candidatos à vaga.

Integração com outros módulos

Para que a aquisição seja perfeita, avalie se o fornecedor possui outros módulos que podem ser úteis para o seu comércio, ou se a ferramenta permite a integração com demais softwares que podem facilitar a gestão.

Essa versatilidade ajuda a ter uma visão completa da empresa e permite que a tomada de decisões se baseie em dados reais e, portanto, tenha maior chance de acerto.

Esses são alguns dos principais benefícios, mas existem muitos outros. Um bom software fortalece a equipe de vendas e permite que os profissionais gerenciem os seus resultados, estabelecendo metas pessoais para o futuro. Portanto é importante escolher um software de venda completo e que supra as necessidades da empresa.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite para conferir esse artigo sobre como a análise SWOT pode aumentar o faturamento!