Pop-In Store: O que são e como funcionam?

Já ouviu falar de Pop-In Store? Essa nova tendência vem dominando o mundo do varejo. Se você deseja conhecer mais dessa estratégia e aplicar isso ao seu negócio, continue lendo este artigo!

Para se abrir uma loja física, há diversos aspectos que devem ser planejados, é um processo que demanda muito tempo, esforço e principalmente dinheiro. Somando estes pontos à expansão em massa da internet no mundo, as lojas online se tornaram a alternativa principal para quem pretende abrir um negócio no varejo. Além do avanço da internet, a pandemia contribuiu para que as compras feitas de forma online crescessem absurdamente, tornando o e-commerce, o principal canal de vendas de muitos varejistas.

Vivemos em um tempo em que apenas ter um bom preço e um bom produto não são suficientes na decisão de compra. O estudo realizado pela Officina Sophia Retail aponta que 86% das pessoas estão dispostas a pagar um valor maior em marcas que proporcionem uma boa experiência durante a jornada do cliente. Por isso, este dado é extremamente relevante para que a sua loja cresça ainda mais, mas sabemos que oferecer essa experiência pode ser algo muito oneroso.

No entanto, o conceito de Pop-In Store surgiu como solução para quem pretende ter um espaço físico sem passar por este processo burocrático e custoso. Mas, afinal de contas, o que é uma Pop-In Store e por que preciso saber sobre isso?

O que são Pop-In Stores

As Pop-In Stores, basicamente são lojas que se situam dentro de outras lojas por períodos pré-estabelecidos. Normalmente, são marcas que já possuem uma loja online, ou outros pontos físicos maiores e mais estruturados. Apesar da força que o e-commerce possui, muitos clientes procuram por uma experiência inovadora que somente as lojas físicas podem oferecer e é neste ponto que surge a Pop-In Store.

O conceito já é bastante popular nos Estados Unidos e na Europa, e atualmente vêm ganhando forças no Brasil. Justamente, por ser uma alternativa viável para varejistas que desejam ter um ponto físico, mas que ainda não possuem condições de abrir um PDV fixo.

Lojas Pop-up

A ideia de loja Pop-In, é derivada de outro conceito bastante parecido, o Pop-up Store. As lojas Pop-up são espaços temporários. Dessa forma, geralmente apresentam temas específicos que exploram o contexto, seja determinada época do ano, ou algum evento que acontece na região. Um exemplo é a marca de moda Shop Ginger, criada pela atriz Marina Ruy Barbosa, que foi aberta no ano passado em São Paulo, passando por outras cidades do Brasil.

Entretanto, o conceito de criar um espaço temporário não surgiu recentemente. Isso porque em 2004, a estilista Rei Kawakubo já criava esses espaços, chamados de Guerrilla Store, para vender seus produtos.

A principal diferença entre os dois termos está no fato de as lojas Pop-up se estabelecerem em um espaço próprio, enquanto as Pop-in se localizam dentro de outras lojas já existentes. Ou seja, uma Pop-In Store é capaz de estar presente em um local onde já existe um fluxo de compradores, sem ter que “brigar” para atraí-los.

Muitas marcas utilizam as lojas Pop para lançar produtos conceituais e limitados, ou que causam mais impactos em certas regiões. Com isso, por se tratar de lojas temporárias, a necessidade do cliente em adquirir o produto fica mais evidente, pois não há certeza de que a loja retornará. Essa incerteza é muito positiva para o negócio, pois você consegue oferecer ofertas exclusivas para o tempo em que a loja estiver naquele local.

Vantagens de se abrir uma loja Pop-in

Há muitos benefícios em se abrir uma loja Pop-in e ter sucesso nessa ação. Por isso, listamos alguns deles para destacar o que ela pode agregar ao seu negócio. Confira algumas razões para você adotar essa estratégia o mais rápido possível:

Aquisição de novos clientes

Um dos grandes benefícios de se abrir uma Pop-In Store está no compartilhamento de clientes com a loja em que ela está situada. Ou seja, ao dividir o mesmo espaço, tanto a loja principal quanto a Pop-in ampliarão os seus possíveis clientes. Pois eles podem se interessar por itens de ambas as marcas.

Pensando neste aspecto, é importante se atentar a alguns tópicos antes de abrir uma Pop-in Store. Busque sempre nichos que complementem os produtos que a sua marca oferece, por exemplo, uma loja de suplementos alimentares dentro de outra que vende roupas fitness e artigos de academia. Entretanto, é importante ressaltar que é possível que a incompatibilidade de público da loja principal e da Pop-In Store possa funcionar. Isso caso haja uma boa estratégia de expansão de mercado.

Por exemplo, a sua loja trabalha com roupas infantis, você pode fazer parceria com uma loja voltada para gestantes. Desta forma, haverá clientes em diferentes fases da vida visitando a sua loja e comprando os produtos.

Vale destacar a importância de se fazer análises antes, durante e após o período de funcionamento da Pop-in Store. A região pretendida, as vendas alcançadas, a experiência do cliente com o novo formato, tudo isso deve ser avaliado para medir o grau de efetividade e aceitação do público com este conceito.

Outro ponto muito importante é entender para quem e onde vender o seu produto. Suponha que haverá um evento na sua cidade que atrairá pessoas com o seu perfil de cliente, porque não abrir uma Pop-In Store naquele período? Utilizar essa estratégia fará com que as pessoas tenham um “carinho” pela sua loja e criará uma lembrança latente na memória deles, possibilitando que eles comprem de você em outro momento.

Fortalecimento da marca

Como já mencionado anteriormente, a Pop-in Store é uma alternativa interessante para quem possui uma loja virtual e deseja expandir o seu negócio para ambientes físicos. Os espaços físicos possuem características que fortalecem a marca e contribuem para a consolidação na mente dos consumidores. Sendo assim, essa experiência fará com que eles indiquem a sua loja para mais pessoas.

O tempo limitado que a Pop-in Store permanece dentro de outra loja permite que o espaço que ela se situe seja temático, conceitual ou focado em uma temática específica. Isto desperta a curiosidade dos compradores, motivando-os a conhecer mais sobre seus produtos, tornando-os, assim, possíveis clientes. Além disso, a Pop-In Store fará com que a sua loja se torne única e, com isso, você poderá cobrar o valor real do seu produto, sem a necessidade de oferecer descontos.

Procure sempre atrair o público offline para a sua loja virtual. Para isso, vale a pena investir em materiais interativos. Ou seja, que convidem as pessoas para curtir as redes sociais da marca, e consequentemente a visitar a loja online. O marketing nas redes sociais é essencial neste sentido. Outra estratégia muito efetiva é usar o omnichannel na sua Pop-In Store para melhorar ainda mais a experiência dos seus clientes.

Inovação

É muito importante explorar a sua criatividade na inauguração da Pop-In Store para realmente chamar a atenção do seu público. Um ótimo exemplo foi uma ação realizada pela Coca Cola, em parceria com o McDonald’s, no lançamento de um novo sabor da bebida.

Nesta situação, os pedidos feitos por Drive-Thru em uma filial da rede de fastfood, os veículos passavam por uma lata de Coca Cola gigante. Isso para criar uma experiência sensorial marcante em cada pessoa. Nesta experiência, o cliente que comprava uma “McOferta” ganhava uma lata do novo produto, as marcas se aliaram ao Waze e outros influenciadores para alcançar mais pessoas com esta ação.

Portanto, analise o seu público, entenda os seus gostos, suas dores e seus sonhos e proporcione uma experiência realmente marcante com a sua Pop-In Store!

Baixo custo

O investimento para se abrir uma loja física pode ser algo inviável para alguns varejistas que possuem apenas lojas online. Ao alugar apenas uma parte de uma loja já existente, o valor necessário para se ter um ponto físico reduz consideravelmente. Tornando assim uma alternativa acessível onde os varejistas não precisarão se preocupar em épocas do ano menos movimentadas. Já que a loja ficará ali somente algum tempo.

Com isso, a praticidade e a ausência de burocracias que impedem ou atrasam os negócios também são notáveis na abertura de uma Pop-in Store. Ao se interessar por determinado espaço, é possível conversar diretamente com o proprietário para definir qual a melhor maneira de se instalar ali, e até mesmo como será o aluguel. Pode ser uma mensalidade ou então uma porcentagem das vendas, tudo pode ser combinado. Uma excelente dica na hora da negociação com o proprietário, é mostrar todas as vantagens que ele terá em ceder o espaço para sua loja.

Destaque…

Além do dinheiro economizado na abertura de uma Pop-in Store, também vale destacar que elas exigem muito menos tempo para serem montadas. O que auxilia no planejamento, pois assim sobra mais tempo para pensar em outras ações importantes. Como na estratégia de atração de leads e no posicionamento de marca, por exemplo.

As lojas Pop-in também podem servir como um teste para saber como o público reage a um novo produto. Ou até mesmo para saber como será o desempenho se a sua loja online se expandir para o varejo físico. Com o custo reduzido e o tempo limitado, não há o risco de investir um valor alto em um lugar fixo e não obter lucro.

Pode-se usar como um parâmetro para saber qual a experiência do cliente com seu produto e como é a abordagem com a sua marca. Assim, ao final do processo avaliar os resultados para saber se é conveniente abrir um espaço físico em definitivo ou se este processo trouxe apenas prejuízos.

Localização ideal para abertura da Pop-In Store

A localização é um ponto muito importante quando se pensa em abrir uma loja física. Por isso, com a Pop-In Store, não é diferente.

Imagine que você tem uma marca de moda praia, seria interessante abrir ela no litoral durante o verão. Dessa maneira, a sua loja chamará a atenção de possíveis clientes. É importante também conhecer os hábitos de locomoção da sua persona. Ou seja, se ela tem carro ou moto, a sua loja Pop-In pode ter estacionamento, se ela usa transporte público, ela pode estar próximo a pontos de ônibus ou metrô.

Em outras palavras, caso haja sucesso nesta estratégia, você poderá implantar a sua loja em muitos locais diferentes, obtendo um lucro muito maior!

Conclusão

Uma Pop-In Store é uma tendência capaz de proporcionar uma experiência incrível aos seus clientes e torná-los cada vez mais fiéis à sua loja. Porém, abrir uma Pop-In Store não é tão simples como parece. Pois ela é um canal de venda como qualquer outro, indicado para os empreendedores que:

  • Desejam abrir a própria loja física;
  • Buscam ingressar em um novo mercado local;
  • Querem experimentar um ramo com engajamento e já estabelecido no mercado.

Usando a sua criatividade, a sua Pop-In Store te possibilitará alcançar muitos resultados positivos e tornar a sua loja, um símbolo de inovação.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre essa tendência que está dominando o varejo no Brasil, você já pode usar esse conhecimento para aplicar isso ao seu negócio!

E aí, gostou de aprender sobre as Pop-in Stores? Saiba que tem muito mais conteúdo em nosso blog. Não deixe de seguir a SER nas redes sociais e ficar por dentro das principais tendências no universo do varejo.

Se você tem interesse em saber mais sobre as Pop-In Stores e outras estratégias para a loja crescer de forma exponencial, entre em contato com a Solução Casting pelo telefone: (11) 3014-0482 ou pelo e-mail contato@cstng.com.

Compartilhe esse post nas suas redes!

Search
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Últimos Posts

Newsletter

Increva-se na nossa Newsletter

Gallery

This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.