Pesquisa de mercado varejo: aprenda passo a passo

2019-06-14T14:26:52-03:0019 novembro, 2018|Sales Performance Management|

Entender sobre seu público-alvo é o objetivo de praticamente todas as marcas no varejo. Ao reunir diferentes informações sobre as pessoas que se interessam por seus produtos é possível analisar e combinar estes dados, para assim compreender melhor quais são suas vontades, seus desejos, seus medos, entre outras características.

Através de estudos e análises que indicam o perfil dos compradores, os varejistas podem criar estratégias e campanhas com maior precisão, focando em ações que combinem com os atributos do público-alvo, evitando decisões que são baseadas apenas em intuição e achismo, que muitas vezes podem trazer prejuízos.

Para obter essas informações é necessário fazer uma pesquisa de mercado, através dela, são coletados dados relacionados desde o público-alvo até a concorrência. Quer saber como acertar na hora de fazer uma pesquisa de mercado? Então continue lendo.

O que é uma pesquisa de mercado?

Pesquisa de mercado é a junção de dados que ajudam o varejista a entender o seu público, sua área de atuação, seus concorrentes, ou qualquer outra informação que for relevante para definição de estratégias e planejamentos de campanhas, seja para expandir a marca, atrair consumidores ou aumentar as vendas.

Existem dois tipos de pesquisas, a primária e a secundária. Na pesquisa primária o próprio varejista conduz o estudo, por meio de entrevistas com os clientes, questionários online e outras formas de abordagem, com questões que lhe forem mais relevantes. Já na secundária, as informações são retiradas de pesquisas já realizadas por terceiros e analisadas para serem utilizadas de acordo com cada comércio.

Não há uma receita pronta de como realizar uma pesquisa de mercado, no entanto, algumas ações devem ser planejadas para que o resultado seja mais consistente e realmente te ajude a alcançar um objetivo.

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Definir o objetivo

O primeiro passo para uma pesquisa mais eficiente é a definição de um objetivo. É importante estipular um propósito para planejar ações específicas de como alcançá-lo de maneira mais precisa.

Se o objetivo for aumentar as vendas, por exemplo, será necessário estudar sobre as características do consumidor, sua jornada de compra, faixa etária, entre outros dados relacionados ao seu público-alvo.

Lembre-se sempre de que a pesquisa de mercado apenas fornece os dados coletados, mas a analise dos resultados para aplicação em ações que resultam em melhorias para a marca depende do varejista e de sua equipe.

Análise Microambiental e Macroambiental

Na pesquisa de mercado são coletados dados microambiental e macroambiental, isto é, tanto informações que estão dentro do seu comércio, e que, portanto, é possível ter controle sobre esses números, como também do ambiente externo, que não dependem exclusivamente de ações do varejista.

Para exemplificar, alguns dos dados microambiental são: número de vendedores, quantidade de produtos, preço ou horário de funcionamento, qualquer ação que aconteça dentro da loja e seja controlável se encaixa na análise microambiental.

Já na análise macroambiental, os fatores considerados são: concorrência, região demográfica, poder de compra do público-alvo, entre outros. Neste tipo de análise é possível identificar oportunidades e ameaças externas, que são úteis tanto para planejar campanhas para melhores resultados, quanto para se prevenir de possíveis riscos.

4 P’s de marketing

Para definir qualquer estratégia dentro de um comércio, é indispensável passar pelos pilares do marketing, ou como é mais conhecido, os 4 P’s. Qualquer ação importante para a marca está presente em um destes campos. Dentro da pesquisa de mercado há muito o que ser analisado em cada área.

1 – Produto

Para o cliente, este item talvez seja o mais importante, afinal todo o processo de compra finaliza quando o consumidor adquire o produto, no entanto, o que irá definir se ele retornará, ou não, à sua loja é seu nível de satisfação com este item adquirido.

Se a pesquisa de mercado tiver como objetivo identificar a razão de a loja ter um número baixo de clientes fiéis, por exemplo, iniciar a pesquisa por questões relacionadas ao produto pode ser uma boa alternativa.

O campo de Produto envolve desde variedade de marcas e modelos, até fornecedores e qualidade. No caso de fabricações próprias, o varejista deve considerar características como, composição do produto, embalagem, materiais utilizados na fabricação e outros pontos.

2 – Preço

O Preço também deve ser levado em consideração na hora de realizar uma pesquisa de mercado. Estipular um valor para certo produto parece uma tarefa simples, mas exigem alguns cuidados para não se perder em meio aos concorrentes.

A ação de definir preço para os produtos que serão comercializados em sua loja exige uma pesquisa de mercado, através dela é possível escolher um valor coerente para seus produtos, estando de acordo com seu público-alvo e não fugindo da média adotada pelo mercado.

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3 – Praça

A localização do PDV, com certeza, é um dos fatores mais importantes para a identidade e fortalecimento da marca, neste caso a pesquisa de mercado neste campo pode auxiliar tanto para abrir um negócio, quanto para expandir o comércio para outras regiões.

Todas as questões relacionadas ao PDV são consideradas nessa área, localização, acessibilidade, decoração, fachada, organização, mobilidade, são muitos os pontos que podem e devem ser analisados na pesquisa de mercado.

4 – Promoção

O último P é de Promoção, aqui se concentra todas as ações realizadas pelo varejista para promover sua marca. O ideal é mensurar o resultado de todas as campanhas feitas para assim poder analisar esses números na pesquisa de mercado e medir a efetividade de cada uma.

Todos os 4 P’s estão diretamente ligados entre si, portanto apesar de serem áreas separadas, devem ser estudadas e analisadas em conjunto, lembrando sempre de focar em objetivos específicos, pois ter acesso a muitos dados e utiliza-los de maneira incorreta, não trará resultados positivos.

No mercado, não há uma garantia de que certa ação trará resultados positivos para a loja, no entanto, quanto mais precisa e objetiva ela for, maiores serão as chances de sucesso, e é exatamente neste sentido que a pesquisa de mercado é importante para o varejista.

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