Motivos para investir em mobile learning

2021-02-19T10:04:40-03:0014 junho, 2016|Capacitação no Varejo|

Treinar o colaborador é uma tarefa que exige tempo e investimento. O mobile learning já é uma tendência inovadora em diversos países e agora ganha espaço no Brasil

Já falamos aqui que o mobile learning (treinamento ou aprendizado via celulares e tablets) é uma ferramenta muito boa para ajudar os lojistas a alcançar a máxima capacitação da equipe de vendas, mas além disso o mobile learning tem muitos outros motivos para ser uma das fortes tendências brasileiras.

CTA ebook gestão mobile

Os gestores percebem cada vez mais a importância do treinamento. Principalmente no setor de varejo que ainda é carente de boas alternativas além dos tradicionais treinamentos. Para os varejistas e franqueados, o prejuízo de reunir toda a equipe em um dia para realizar um treinamento presencial pode ser alto e nem sempre é tão eficaz para o aprendizado.

Motivos para investir em mobile learning

Ambiente favorável

É no Brasil que acontecerá a maior alta de faturamento no mercado do mobile learning, segundo o estudo realizado pela Ambient Insight, empresa norte-americana de pesquisa de mercado especializada em tecnologia educacional. De 2013 para 2014, o percentual de acessos a Internet no país por celular saltou de 53,6% para 80,4%. Ainda até o ano passado existiam 283,5 milhões de linhas ativas.

Vantagem econômica

Os lucros nesse mercado com produtos e serviços em 2014 foram de US$ 338,3 milhões, um crescimento de 25,7% em comparação com o ano anterior. Sendo assim, a projeção é que cheguem a US$ 1 bilhão no ano de 2019.

Aceitação nas maiores empresas norte americanas

O relatório In-Focus de 2014 apontou que 7 em cada 10 empresas adotavam soluções de aprendizado mobile, um aumento de 24% com relação ao ano anterior. Além disso a pesquisa de 2016 feita pelo Grupo Brandon Hall mostrou que 100% das empresas de alta performance entrevistadas fazem uso de mobile learning

Ideal para técnica de micro learning 

As “Pílulas de conhecimento” consistem em uma técnica para aprender em pequenas etapas. Ou seja, atividades rápidas e estruturadas dentro de um planejamento eficaz que podem ser facilmente absorvidas pelo colaborador. Entretanto, o cérebro humano tem um tempo limite de concentração e para conteúdo mobile o recomendado é que esse tempo seja curto, entre 3 a 6 minutos. Assim, é possível focar em um tema de cada vez, organizar o treinamento da melhor forma para cada funcionário ou necessidade.

Diferente do treinamento convencional, o mobile learning é uma ferramenta de acesso fácil e rápido, você utiliza em qualquer lugar, a qualquer hora. No vídeo abaixo o diretor de operações da Casting, Rogério Bulhões, conta quais outros benefícios o mobile learning pode trazer para as empresas que querem investir em treinamento. Portanto, conheça a solução Ser Casting da Ser e acompanhe tudo sobre mobile learning e outras tecnologias aqui no blog.

Compartilhar este Artigo

Ir ao Topo