Motivos para investir em mobile learning

2019-12-10T15:20:47-02:0014 junho, 2016|Capacitação no Varejo|

 

Treinar o colaborador é uma tarefa que exige tempo e investimento e o mobile learning já é uma tendência inovadora em diversos países e agora ganha espaço no Brasil

Já falamos aqui que o mobile learning (treinamento ou aprendizado via celulares e tablets) é uma ferramenta muito boa para ajudar os lojistas a alcançar a máxima capacitação da equipe de vendas, mas além disso o mobile learning tem muitos outros motivos para ser uma das fortes tendências brasileiras.

Os gestores percebem cada vez mais a importância do treinamento, principalmente no setor de varejo que ainda é carente de boas alternativas além dos tradicionais treinamentos. Para os varejistas e franqueados, o prejuízo de reunir toda a equipe em um dia para realizar um treinamento presencial pode ser alto e nem sempre é tão eficaz para o aprendizado.

Listamos alguns bons motivos para investir em mobile learning e aplicá-lo desde já para o seu negócio.

  • Ambiente favorável: É no Brasil que acontecerá a maior alta de faturamento no mercado do mobile learning, segundo o estudo realizado pela Ambient Insight, empresa norte-americana de pesquisa de mercado especializada em tecnologia educacional. De 2013 para 2014, o percentual de acessos a Internet no país por celular saltou de 53,6% para 80,4%, e até o ano passado existiam 283,5 milhões de linhas ativas.
  • Vantagem econômica: Os lucros nesse mercado com produtos e serviços em 2014 foram de US$ 338,3 milhões, um crescimento de 25,7% em comparação com o ano anterior. A projeção é que cheguem a US$ 1 bilhão no ano de 2019.

Powered by Rock Convert

  • Aceitação nas maiores empresas norte americanas: O relatório In-Focus de 2014 apontou que 7 em cada 10 empresas adotavam soluções de aprendizado mobile, um aumento de 24% com relação ao ano anterior. Além disso a pesquisa de 2016 feita pelo Grupo Brandon Hall mostrou que 100% das empresas de alta performance entrevistadas fazem uso de mobile learning
  • Ideal para técnica de micro learning: As “Pílulas de conhecimento” consistem em uma técnica para aprender em pequenas etapas. Atividades rápidas e estruturadas dentro de um planejamento eficaz que podem ser facilmente absorvidas pelo colaborador. O cérebro humano tem um tempo limite de concentração e para conteúdo mobile o recomendado é que esse tempo seja curto, entre 3 a 6 minutos. Com isso é possível focar em um tema de cada vez, organizar o treinamento da melhor forma para cada funcionário ou necessidade.

Diferente do treinamento convencional, o mobile learning é uma ferramenta de acesso fácil e rápido, você utiliza em qualquer lugar, a qualquer hora. No vídeo abaixo o diretor de operações da Casting, Rogério Bulhões, conta quais outros benefícios o mobile learning pode trazer para as empresas que querem investir em treinamento. Conheça a solução Ser Casting da Ser e acompanhe tudo sobre mobile learning e outras tecnologias aqui no blog.