Motivação em vendas: como melhorar o desempenho do seu time?

2021-08-16T15:42:06-03:0029 abril, 2019|Capacitação no Varejo|

Motivação em vendas: saber como engajar os funcionários é o segredo para que sua empresa se desenvolva

Todos os anos crescem o número de empresas que são inscritas para participar dos rankings das “Melhores Empresas Para se Trabalhar” por isso, gestão, inovação, seguros, questão financeira entre outros parâmetros, são analisados e pesquisados juntos aos funcionários.

Hoje em dia a Inovação é um dos pontos mais relevantes e decisivos das empresas que ocupam os primeiros lugares. Isso mostra que a nova geração que está ocupando o mercado de trabalho, pensam diferente de seus pais.

Engajar uma equipe no propósito de empresa, faz que o seu funcionário tenha sentido em acordar cedo, sair de casa e chegar com motivação em vendas no seu lugar de trabalho. Mas se a única coisa que faz ele trabalhar, for a necessidade de receber o seu salário no fim do mês? Tudo perde o sentido rápido e ele não vai ter comprometimento total.

A melhor maneira de aumentar os resultados da sua loja, é investir na motivação em vendas. Isso porque apenas com uma equipe engajada, é possível obter um trabalho bem feito e com índices surpreendentes.

No entanto, promover o envolvimento da equipe pode não ser uma tarefa fácil, afinal, tratam-se de pessoas com diferentes objetivos.

Neste post, apresentamos 5 dicas para que você consiga uma melhor performance do seu time. Acompanhe!

Por que a motivação é tão importante?

Por mais que os funcionários saibam que precisam trabalhar para manter seus empregos, é preciso ter engajamento para alcançar faturamentos consideráveis. Para isso, a motivação é essencial.

Muitos gestores aprenderam que no passado as coisas se resolviam com intimidação e ameaças como por exemplo:

“Ou você faz do jeito que eu quero ou você está despedido”.

“Se você está insatisfeito procure outro lugar melhor”.

“Manda quem pode e obedece quem precisa”.

Quem consegue se manter motivado num ambiente assim?

Ainda bem que hoje em dia esse entendimento acabou não é mesmo? Com isso os gestores atuais aprenderam que a melhor forma de obter resultados com a equipe é motivá-los.

Contar com vendedores motivados pode fazer toda a diferença no crescimento da sua loja, e cabe ao empresário promover condições necessárias para isso, contudo, dependendo qual o produto que o vendedor oferece, ele escuta mil vezes “não” para um “sim”. A motivação é o que vai fazê-lo continuar tentando, não importando quantas vezes ele tenha fracassado e, por isso, esse será o seu combustível para olhar para o cliente de forma positiva e não de forma desesperada para fechar o negócio.

Vale lembrar que essa motivação não se limita a comissões, no entanto é importante que os vendedores tenham outras recompensas que os estimulem a dar o melhor de si.

CTA ebook treinamento de vendas

Como promover maior motivação em vendas?

Para que você consiga incentivar seus vendedores e fazer com que eles se comprometam com os resultados, algumas estratégias são bem eficazes. Siga conosco as 6 dicas para melhorar a motivação em vendas:

1- Invista na boa comunicação

O seu time precisa saber exatamente quais são as expectativas e como caminha o andamento das vendas. Para isso, trabalhe com uma comunicação transparente e promova reuniões nas quais serão apresentadas os resultados. Aproveite para reconhecer publicamente os vendedores que se saíram melhor.

Por exemplo, foi estipulado uma meta de vender na sua loja R$ 1.000,00 para o mês. Foi verificado que o maior número de vendas acontece na primeira quinzena e, por isso, na segunda quinzena as vendas reduzem por diminuição de fluxo de clientes. Sendo assim seu indicador é que 70% das vendas são nos primeiros quinze dias e 30% das vendas ocorrem no final de mês.

Um dos grandes erros na comunicação é deixar para falar com a equipe de vendas no final do mês, ou seja, tentar fazer o que não se conseguiu no começo do mês e, por isso, certamente será muito mais difícil no final onde os clientes são mais escassos.

Para ter uma comunicação mais assertiva, a equipe deve se reunir para analisar as vendas do inicio de mês, finalizando a primeira semana por exemplo. Comunique os resultados e analise os resultados semanas de vendas por fases: semana 1 (35%), semana 2 (35%), semana 3 (15%) e semana 4 (15%).

Aproveite as sugestões daqueles que tiverem melhores resultados e compartilhe com todos da equipe. Você verá que essa boa comunicação vai trazer foco e motivação em vendas e nos resultados.

2- Saiba dar feedbacks

Dar feedbacks corretamente é importante para que cada funcionário entenda o seu rendimento e o que pode ser melhorado. Por meio de conversas honestas, com empatia, você pode mostrar em que ponto o vendedor está falhando e ajudá-lo a ter uma abordagem mais eficiente.

Como falamos no início, a nova geração que está chegando no mercado de trabalho, vem com outros objetivos mais relevantes. Para eles trabalharem com motivação em vendas precisam encontrar um propósito de crescimento, com isso, logo eles estão disponíveis para receber feedbacks, essa palavra que antigamente não se usava. Hoje é cotidiano e faz parte da carreira dos jovens de hoje.

Uma crítica pessoal, abordada de maneira específica em uma reunião aberta, é um erro grave, podendo hoje até levar a processos com danos morais. Por isso a necessidade da implantação do feedback no setor de recursos humanos da empresa.

3- Promova a imagem da empresa

Promover a imagem positiva da empresa é essencial para que o seu time “vista a camisa” e trabalhe com verdadeiro engajamento. Para isso, não basta divulgar a organização entre os clientes, procure oferecer boas condições de trabalho.

Qual é o sentimento de uma pessoa que trabalha na “Mary Kay” por exemplo, ao conhecer a sua missão? “Dar oportunidades ilimitadas as mulheres”. Ou para aqueles que trabalham na “Harley Davison”? “Nós realizamos sonhos através da experiência do motociclismo. Já a visão da “Disney”, por exemplo, é criar um mundo onde todos possam se sentir crianças.

É muito importante estar claro e legível para todos os colaboradores a Missão, Visão e Valores da sua empresa. Isso faz que os funcionários tenham mais identificação com a organização. Por isso, manter o ambiente limpo e organizado faz toda a diferença. Sempre se preocupar com bem estar do seu pessoal vai ser decisivo na relação motivação em vendas e produtividade.

Algumas sugestões é, por exemplo, ter um espaço para descanso no horário de almoço e um refeitório para poder guardar e aquecer o almoço.

CTA ebook indicadores de desempenho

4- Qualifique sua equipe

Oferecer treinamentos é importante para manter a sua equipe afiada não somente em relação às informações dos produtos, mas também para que se obtenha técnicas de venda eficientes e capazes de fidelizar o cliente. Seus colaboradores devem estar prontos para oferecer um atendimento de qualidade aos clientes, em qualquer estágio de negociação.

Eles podem estar errando por dois motivos: o primeiro é falta de conhecimento e falta de qualificação. Já o outro é por falta de implantar o conhecimento que foi passado.

Muitas empresas trocam sistemas, implantam inovações, mas não qualificam seus funcionários para trabalhar com o novo, por isso, o sistema de treinamentos deve seguir um calendário contínuo.

Sempre temos novos funcionários que precisam se integrar, assim como, sempre também temos que atualizar as informações dos antigos, conhecer boas práticas que devem ser utilizadas, etc.

5- Estabeleça metas

Definir metas vai ajudar na motivação do time. Assim, eles sabem onde precisam chegar e quais passos seguir. Essas metas devem ser individuais e também por time, mensuráveis e atingíveis ― um objetivo impossível de ser alcançado vai trazer o efeito contrário, desmotivando a equipe.

A meta deve transmitir uma pressão positiva e não negativa, fazendo com que o ambiente em que ela está sendo desenvolvida seja um ambiente saudável, por isso, algumas empresas cobram tanto da sua equipe que os seus colaboradores preferem trabalhar em outro lugar, até muitas vezes se submetendo a um salário menor, para poder ter qualidade de vida e não perderem até sua própria saúde.

Por outro lado, o radicalismo inverso, quando não há metas ou as metas existentes são muito baixas, não faz a equipe crescer, não nos tira da própria zona de conforto. Contudo, no mercado de hoje, uma equipe assim é facilmente engolida pelo concorrente.

6- Seja uma empresa inovadora

Fazer o que o seu concorrente faz, não te torna inovador por isso é necessário ir além, procurar novas saídas, pensar “fora da caixinha” para uma motivação em vendas efetiva.

Fazer a mesma coisa sempre, não vai te trazer resultados diferentes sendo assim, uma empresa inovadora investe em novas estratégias para fazer melhor, mais rápido e de maneira mais sustentável.

Esse ambiente inovador por si só, como falamos no início, faz a diferença no índice de satisfação dos colaboradores com a sua organização. Isso traz motivação em vendas à sua equipe.

Uma empresa inovadora é aquela onde transferimos nossos sonhos e os engajamos em um propósito único.

Como a gamificação pode ajudar na motivação?

A gamificação promove um envolvimento mais emocional do funcionário com o trabalho. Isso porque, estabelece sistemas de recompensa que fazem com que o vendedor sinta um estímulo muito maior em alcançar e ultrapassar as metas.

Essa gamificação pode ser feita por meio de rankings ou por softwares que permitam o acompanhamento dos resultados.

Com essas dicas, certamente você vai ter uma maior motivação em vendas na sua empresa. Quem sabe a partir dessas estratégias os recordes de faturamento não começam a aparecer?

Para enriquecer ainda mais os seus conhecimentos sobre o assunto, faça o download desse e-book: sobre capital humano e produtividade no varejo.

Otimize o desenvolvimento dos seus colaboradores com contrato de metas, clique aqui.

Compartilhar este Artigo

Ir ao Topo