Metodologia Scrum em vendas: como ela pode revolucionar o negócio?

2019-07-18T13:57:22-03:0018 julho, 2019|Sem categoria|

A metodologia Scrum é uma abordagem que pode fazer toda a diferença no resultado de vendas da sua empresa.

Com o aumento da concorrência e a rapidez das mudanças no mercado, é importante que as empresas contem com ferramentas que possibilitem vendas mais ágeis e resultados exponenciais. Nesse sentido, a metodologia Scrum é uma estratégia eficiente para elevar o faturamento.

Embora seja uma abordagem usada, geralmente, na gestão de projetos, pode trazer excelentes retornos quando adaptada para gerar aumento nas vendas.

Quer conhecer melhor essa metodologia? Então, continue a leitura do post e saiba mais sobre o assunto!

O que é a metodologia Scrum?

A metodologia Scrum consiste na divisão de um projeto em vários conjuntos de atividades de curta duração, baseados em ciclos de repetição. São realizadas reuniões diárias para a compreensão das maiores dificuldades observadas, além de planejamentos semanais que buscam adaptar o projeto inicial.

Com isso, é possível atingir os objetivos propostos em menor espaço de tempo — pois o foco é a agilidade — e com custos reduzidos.

Como a metodologia Scrum é aplicada em vendas?

As vendas são baseadas em projeções ― há a definição de uma persona, e com isso, determina-se a estratégia que deve ser adotada. Depois das abordagens, são coletadas informações e os resultados são avaliados.

Saiba algumas práticas que podem te ajudar a
reduzir os seus custos de vendas

Com a metodologia Scrum, esse acompanhamento é feito de maneira mais próxima e em períodos mais curtos. Assim, é possível entender melhor o perfil dos clientes e realizar as mudanças necessárias em menos tempo.

Quais são os benefícios do uso dessa metodologia em vendas?

A aplicação dessa estratégia diferenciada na força de vendas traz diversos benefícios. Destacamos alguns que podem ser interessantes para a sua empresa.

Ter uma equipe mais motivada

O alcance das metas pode parecer algo distante e quase irreal para alguns funcionários. Não é à toa que muitos conseguem apresentar desempenhos melhores quando já estão próximos do fim do prazo. Isso de deve, pois o resultado do trabalho é muito mais palpável.

A metodologia Scrum traz essa noção logo no começo do projeto, motivando a equipe. Em muitos casos, os objetivos são alcançados antes da data-limite.

Cumprir prazos

Cumprir prazos e atingir metas pode ser algo bem complexo. O acompanhamento ágil do Scrum dá uma visão clara do desenvolvimento do projeto: o que foi alcançado, o que falta, o que pode ser feito para se chegar ao resultado desejado nas duas ou três semanas restantes.

Dessa forma, é possível alcançar o faturamento definido previamente, dentro do período estipulado no começo do projeto.

Antecipar problemas

Os vendedores têm uma percepção mais clara e direta das principais objeções e do porquê de o produto não estar satisfazendo às necessidades dos consumidores. Por meio do Scrum, eles podem levar essas dificuldades diariamente aos gestores, facilitando a detecção dos problemas e a descoberta de soluções.

Com a aplicação da metodologia Scrum, é possível entregar soluções de maior valor ao cliente, além de adaptar o negócio às flutuações do mercado com mais rapidez. É a solução ideal para acompanhar o dinamismo das mudanças nos dias atuais.

Quer ter mais insights para melhorar os resultados da sua empresa? Então entenda como usar a análise de dados em vendas!

Leave A Comment

1
Olá, podemos ajudar?
Powered by