Descubra quais as melhores dinâmicas para equipe de vendas

2020-04-16T10:45:10-03:005 dezembro, 2018|Gestão de Pessoas no Varejo|

Você certamente quer contar com um time de vendas de alta performance, capacitado e motivado para realizar as atividades da sua empresa. Mas, já pensou em realizar dinâmicas para sua equipe de vendas?

As dinâmicas são atividades com diversos objetivos, dependendo da forma como são organizadas. Desse modo, são capazes de desenvolver determinada habilidade, aumentar a integração entre o time, transmitir uma mensagem ou conhecimento e, inclusive, aumentar o engajamento e motivação com o trabalho. Se tornam, portanto, grandes aliadas na melhoria da qualidade dos resultados gerados por esses colaboradores.

Diante da importância dessa atividade, é essencial que você entenda quais são as melhores dinâmicas para equipe de vendas. Continue a leitura e escolha as mais adequadas para o seu time!

Dinâmica das bandeiras

Uma competência muito importante para um bom vendedor é o autoconhecimento. Isso porque, para ter sucesso com o cliente, é preciso que o profissional saiba muito bem quem ele é e quais são as suas principais potencialidades, assim como as dificuldades que enfrenta.

Nesse aspecto, a dinâmica das bandeiras pode ser uma grande aliada para auxiliar cada um dos membros da equipe a se conhecer e melhorar a integração entre eles.

Para a colocar em prática, é necessário que você tenha bandeiras de alguns países em mãos. A partir disso, explique um pouco o significado de cada uma delas e mostre que cada cor e desenho tem um sentido próprio. Após esse momento, distribua folhas de papel e lápis de cor para a equipe e peça para cada um criar a própria bandeira livremente.

Então, peça que cada um explique o significado da bandeira e o que cada elemento representa. Dessa forma, o vendedor tirar um tempo para refletir sobre si mesmo e as suas próprias características. Já os membros da equipe têm a oportunidade de se conhecer melhor, o que aumenta a integração.

Maiores conquistas

Muitas vezes, diante de um não do cliente, os vendedores podem se sentir desmotivados a continuar o trabalho. Isso prejudica os resultados da empresa como um todo, assim como a satisfação da equipe com o trabalho realizado.

Para dar uma injeção de ânimo no time, você pode investir em uma dinâmica que relembre a todos sobre as maiores conquistas que já tiveram. Para isso, basta distribuir lápis e papel para o grupo e pedir que cada um escreva sobre a maior conquista que já tiveram em vendas.

A partir disso, peça que o grupo compartilhe as histórias e mostre quais foram as estratégias utilizadas para a conquista e como cada um lidou com os obstáculos ao longo do caminho.

Dessa forma, a equipe acaba se sentindo mais motivada ao ver tanto as próprias conquistas quanto as dos colegas. Além disso, o time troca ideias sobre boas práticas em vendas, o que pode auxiliar na capacitação de colaboradores.

Superando desafios

Em qualquer trabalho, os colaboradores enfrentam desafios diariamente. Eles precisam estar capacitados para superá-los e encarar as dificuldades enquanto grupo. Isso garante resultados positivos para a empresa.

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Para auxiliar nesse processo, você pode iniciar uma dinâmica na qual cada um dos profissionais deve escrever, em um papel, os principais desafios que enfrenta no trabalho todos os dias. Eles devem ser livres para dar opiniões tanto sobre o dia a dia das atividades como em relação ao ambiente de trabalho. Para favorecer esse momento, você pode pedir para que todos os papéis sejam anônimos e recolher ao final da dinâmica.

Após esse momento, leia cada um e peça ao grupo que discuta soluções e planos de ação a serem implementados para resolver esses problemas. Com isso, a equipe sai da dinâmica com ideias inovadoras e ânimos renovados para alcançar os melhores resultados na empresa.

Dinâmica da troca de papéis

Em qualquer trabalho, é essencial que os profissionais saibam como dar e receber feedbacks, aprendendo a lidar com um não do cliente ou com comentários acerca do trabalho realizado. A dinâmica de troca de papéis pode ser uma grande aliada nesse aspecto, permitindo que o vendedor se coloque no lugar do outro e, inclusive, avalie o seu próprio comportamento.

Para isso, escreva alguns feedbacks que devem ser repassados, assim como a técnica que deve ser utilizada. Você pode, por exemplo, escrever que um vendedor deve falar os pontos negativos e positivos do relatório do colega utilizando a técnica do feedback sanduíche. Esses papéis devem ser distribuídos para metade do grupo que participa da dinâmica.

A outra metade precisa receber papéis com reações adequadas e inadequadas, que também devem estar escritas em papéis. Alguns exemplos de reações adequadas são: “agradecer pelo feedback” e “pedir maiores esclarecimentos para que possa melhorar no futuro”. As reações inadequadas podem ser: “chorar sem parar”, “discutir e dizer que a pessoa está errada no feedback” ou “generalizar o feedback e se colocar em posição de vítima”.

Com todos os papéis devidamente distribuídos, faça duas filas, uma com os vendedores que darão o feedback e outra com os que receberão. Eles devem atuar de acordo com o que foi solicitado por 5 minutos e, após esse tempo, uma das filas deve andar, para que eles continuem atuando com pessoas diferentes.

Essa dinâmica permite que os vendedores entendam como passar o feedback da melhor forma possível. Além disso, eles conseguem avaliar formas adequadas e inadequadas de reagir a feedbacks negativos e, com isso, melhorar o próprio comportamento diante de uma situação parecida no dia a dia do trabalho.

Áudio de Whatsapp

Nos dias atuais, a comunicação por aplicativos de mensagens instantâneas ganha espaço, principalmente entre os vendedores e os clientes. Quando o profissional enfrenta dificuldades para se comunicar dessa forma ele pode, inclusive, não conseguir nem ao menos marcar uma reunião com um potencial cliente.

É aí que entra a dinâmica do áudio. Nela você deve pedir ao vendedor que mande um áudio de, no máximo, 80 segundos (1min20). Nele, ele deve se portar como um vendedor da empresa que desenvolve o último aplicativo que ele baixou no próprio celular e, a partir disso, tentar convencer o “cliente” (que pode ser o gestor ou outro vendedor da empresa) a baixá-lo também.

Com isso, o vendedor aprende a se comunicar melhor, de forma clara e objetiva. A pessoa que recebeu o áudio também pode se beneficiar do processo, principalmente se for um colega do trabalho. Isso porque ela consegue ver, de fora, quais são os pontos negativos e positivos do áudio do colega e, com isso, avaliar as próprias habilidades de negociação.

Dinâmica da escuta

Além de saber como se comunicar, um bom vendedor também precisa entender como escutar verdadeiramente os clientes, buscando entender quais são as principais demandas que eles têm e como resolvê-las. A dinâmica da escuta pode ajudar a desenvolver essa habilidade na equipe.

Para isso, é necessário que você separe o grupo em duplas. Um dos vendedores deve fazer uma pergunta ao outro, que pode ou não ser relacionada ao trabalho em vendas. Você pode, por exemplo, pedir que ele pergunte “o que significa o trabalho em vendas para você?” ou “como você começou a trabalhar em vendas?”, por exemplo. Também pode abordar aspectos da trajetória de carreira, como “quais trabalhos você já realizou ao longo da sua carreira e o que mais gostou em cada um deles?”.

É importante que as perguntas exijam uma resposta elaborada, mas não devem ser muito pessoais, de forma a constranger os profissionais da empresa. Também é importante que todos realizem a tarefa ao mesmo tempo, para gerar ruído e, dessa forma, ajudar os profissionais a aprenderem a escutar mesmo em ambientes tumultuados.

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O vendedor que perguntou deve escutar a resposta do colega em silêncio, sem fazer nenhum tipo de comentário. Após o processo, os papéis se invertem e, quem perguntou, deve responder. Ao final, os vendedores devem contar a história do colega a todos.

Com isso, os vendedores aprendem a importância da escuta atenta, silenciosa e profunda e podem começar a utilizar isso no dia a dia do trabalho. Além disso, a dinâmica também favorece a integração do time, uma vez que os profissionais passam a conhecer mais sobre os outros.

Caça aos valores

Para ter um time de vendedores de alta performance é essencial que você conte com profissionais que compartilham os valores da sua empresa. Afinal, esse é um dos elementos centrais para garantir o engajamento do time com o negócio como um todo, fazendo com que os vendedores deem o seu melhor para o sucesso da empresa.

Uma das formas de alinhar a equipe em torno dos valores da organização é por meio de dinâmicas, entre elas, a caça aos valores. Para isso, é preciso que você os escreva em papéis e esconda cada um deles em um lugar diferente.

É possível realizar essa dinâmica na sede da empresa, escondendo os valores no escritório, ou, até mesmo, em um lugar aberto. Colocar um pequeno agrado, como um chocolate, com os papéis escondidos também é uma boa estratégia.

Os vendedores devem procurá-los até que todos sejam encontrados. Quem encontrou deve ler o valor em voz alta, explicar o que ele significa e completar com alguma informação. Ele pode, por exemplo, dizer como esse valor se adéqua aos seus próprios valores pessoais ou como colocá-lo em prática no dia a dia da empresa.

Com isso, além de se divertir, os vendedores conseguem entender mais sobre a empresa e os seus princípios. Dessa forma, você cria um time alinhado aos valores da organização como um todo.

Implementar dinâmicas de vendas para a equipe pode ser uma ótima estratégia para capacitar os colaboradores, transmitir conhecimentos sobre a organização e aumentar a motivação e engajamento do time. Além disso, essa estratégia abre espaço para a integração dos profissionais e troca de ideias sobre a realidade do trabalho.

Para escolher a melhor dinâmica de vendas, é importante que você analise o perfil dos seus colaboradores de forma a selecionar as dinâmicas que mais se adéquam às características pessoais de cada um deles.

E aí, gostou do conteúdo do post? Quer saber mais sobre formas de motivar o time de vendas? Então descubra, agora mesmo, quais são os melhores indicadores para as vendas da sua empresa!