Marketing Digital e suas vantagens

2021-07-08T09:48:14-03:006 julho, 2021|Tecnologia no Varejo|

Explore o mundo do marketing digital, conheça suas vantagens e descubra como utilizá-lo para vender mais em sua loja. 

Você conhece alguma pessoa que não esteja conectada à internet? Com certeza a maior parte das pessoas responderá não para essa pergunta pois, nos dias atuais, vemos até crianças com tablets, celulares, em mídias sociais, utilizando computadores, ou seja, conectadas ao mundo online.

Por isso, fazer marketing sem lembrar do meio digital é praticamente impossível, visto que muitos utilizam desse meio inclusive para efetuar suas compras e realizar a contratação de serviços.

E é exatamente por esse motivo que um dos principais meios de se fazer marketing é através do meio digital onde muitas empresas entram de cabeça no mundo online. Vale ressaltar que, algumas estão até mesmo exclusivamente online e não possuem a sua loja física.

Com isso vemos lojas fazendo contatos diretos com seus clientes através de mídias sociais como WhatsApp, Instagram e Facebook para vender seus produtos ou serviços. 

Até mesmo as contratações estão sendo de forma digital, através do LinkedIn muitas empresas estão contratando sem ao menos uma entrevista presencial com cargos, inclusive, em formato home office. 

Muitos falam sobre marketing digital, mas é um conteúdo abrangente e exige atenção. Algumas dúvidas surgem na hora de aplicá-lo em sua empresa como: por onde eu começo? Quais as melhores estratégias? Entre outras dúvidas muito comuns.

Esteja preparado para usufruir dos benefícios que o marketing digital traz para as suas vendas e entenda tudo sobre esse assunto, continue a leitura.

O que é Marketing Digital?

Quantas vezes você já foi até uma loja comprar algum produto e o vendedor pediu seus dados para um cadastro? Você pode perceber que algumas dessas informações eram o número de celular e e-mail. Ou seja, após o cadastro efetuado é possível que essa mesma loja entre em contato com você através do WhatsApp, oferecendo promoções e oportunidades únicas, ou com alguns e-mails com catálogos por exemplo. 

Esse processo pode ser feito tanto antes da compra quanto após a compra e pode servir com clientes potenciais ou com clientes fiéis à marca. Sendo assim, o Marketing Digital é um conjunto de atividades que a empresa executa de forma online e, seu objetivo principal, é atrair clientes e criar relacionamentos. Também muito utilizado para desenvolver a identidade do negócio e serve como uma boa base de dados para pesquisas e informações estratégicas. 

Através dessa estratégia é possível utilizar as mídias digitais para promover produtos e serviços. Sendo assim, a comunicação da empresa com o cliente final poderá ser personalizada e de forma direta.

Quando utiliza-se canais como blogs, sites, mídias sociais, e-mails, entre outros, é possível estreitar relacionamentos com clientes. Assim, entender melhor das suas dores e necessidades, além de vender quando quiser e na hora que achar melhor.

Achou interessante? Então conheça algumas das vantagens que o marketing digital oferece e aprenda a utilizá-lo em seu negócio para aumentar as suas vendas e conquistar seus clientes.

Quais são as vantagens?

Muitas são as vantagens de utilizar estratégias digitais em sua empresa. Além disso utiliza-se várias plataformas  para aumentar as suas vendas. 

Enquanto apresentamos as vantagens de utilizar o marketing digital em sua empresa, vamos também entender algumas diferenças que esse tipo de estratégia online apresenta em relação às estratégias tradicionais.

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Cada cliente é especial

No marketing digital não trabalhamos com público-alvo. Mas utilizamos o conceito de personas, que pode ser classificado como um perfil, feito através de análises em clientes reais. Ou seja, essa persona seria o seu comprador ideal.

Por exemplo, no marketing tradicional incluiríamos apenas informações como: pessoas entre 20 e 30 anos que possuem renda mensal entre R$2.000,00 e R$10.000,00 entre outras informações não muito detalhada e mais abrangente. Agora, quando trabalhamos com o marketing digital, esse público-alvo ganhará uma cara, uma personalidade. Podemos utilizar o exemplo: o João, tem 25 anos, é universitário e está em busca de um novo emprego na sua área. Ele gosta de música e cinema. 

Você viu o porquê cada cliente é especial nesse tipo de estratégia? No marketing digital trabalhamos com personagens específicos, detalhes, definições específicas, trazendo assim mais estreitamento e contato com os clientes reais.

Quando você for atender seu cliente no WhatsApp ele não será apenas mais um na loja, ele terá um atendimento personalizado, pensado para ele, com promoções e perguntas específicas de acordo com as suas necessidades.

Algumas plataformas como o Facebook, Instagram e WhatsApp estão sendo muito utilizadas com estratégias digitais exatamente por esse motivo. Através delas é possível vender instantaneamente e ainda fazer um atendimento personalizado. Além dessas citadas, novas plataformas de vendas estão surgindo com esse mesmo objetivo, como é o caso do Shopee, Elo7 e Mercado Livre. 

Dados salvos para futuras estratégias

Trabalhando com o marketing digital é possível salvar informações importantes que utilizarão em estratégias para empresa. O CRM, ou Customer Relationship Management, é uma ferramenta que oferece diversos benefícios e, entre eles, registro de informações dos clientes, preferências e os dados cadastrais.

Além dessa ferramenta podemos citar também SEO, ou Search Engine Optimization, que auxiliará sua empresa com estratégias voltadas às páginas de pesquisa.

Além dessas ferramentas existem outros aliados quando o assunto é salvar dados importantes de seus clientes. Você pode identificar por exemplo que aquele tipo de propaganda não está atraindo seu cliente, mas fazendo de outra forma ou em outro meio é possível aumentar as suas vendas.

Com a ajuda das métricas como ROI e CAC essas informações podem ser analisadas em tempo real, podendo assim identificar erros rapidamente e repará-lo.

Além dessas vantagens citadas o marketing digital apresenta muitas outras como mais oportunidade para as empresas, direcionamento e interatividade com o público em tempo real. Ou seja, muitos são os benefícios de utilizar de estratégias online para aumentar suas vendas e crescer seu negócio.

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Um comentário

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