Já ouviu falar em força de vendas? Veja como melhorar a sua gestão!

2019-06-13T15:31:47-03:0022 fevereiro, 2019|Capacitação no Varejo|

A força de vendas é crucial à criação de uma empresa bem-sucedida. Sua gestão melhora o foco no cliente, o alinhamento do time e a obtenção de lucro. Descubra mais sobre o assunto nos próximos tópicos!

A venda é parte essencial da estratégia competitiva. Sem a comercialização de produtos, uma série de outros processos não teriam sentido — como a pesquisa, o desenvolvimento e a logística. Por conta disso, é preciso saber administrar e otimizar a força de vendas.

Em resumo, podemos afirmar que força de vendas é o conjunto dos esforços empregados à comercialização dos produtos e fidelização dos clientes, pensando na rentabilidade e crescimento do negócio. Agora, quais são as melhores práticas?

Nos próximos tópicos, vamos te explicar como melhorar a força de vendas e por que ela é considerada importante. Continue a leitura!

Tenha várias métricas de venda

Primeiro, é preciso conter dados e informações que te mostrem como a venda da empresa realmente está. Esses dados referem-se às métricas e indicadores de gestão. Como exemplo, podemos citar a taxa de conversão, de satisfação dos clientes e número de reclamações.

Estabeleça um conjunto de métricas, ao menos 5, que revelem a força de vendas. Tais dados servirão de base para a criação de metas e estratégias, de modo a facilitar as tomadas de decisão. Atuar sem os indicadores é como navegar sem uma bússola.

Saiba como usar a tecnologia para
impulsionar suas vendas


Melhore a comunicação no trabalho

Para aumentar suas vendas, muitas organizações melhoram sua comunicação com os clientes finais — por meio de ações publicitárias, por exemplo. Isso é importante, mas não é suficiente. Também é preciso se comunicar com quem está dentro da empresa.

Sendo assim, aproveite para melhorar o diálogo com todos os vendedores e profissionais que têm algum contato com o cliente. Do porteiro ao diretor de vendas, todos devem falar a mesma língua. Para tanto, o indicado é inserir novos canais de comunicação interna.

Ofereça maior autonomia ao time de front office

A centralização da tomada de decisões pode reduzir a força de vendas. Se o time de frente de trabalho, em especial os vendedores, não contam com autonomia para negociar e solucionar problemas, a venda será mais demorada e muito menos eficaz.

Então, pare de microgerenciar e ofereça mais autonomia aos talentos. Incentive-os a solucionar problemas por conta própria, recorrendo ao seu superior só quando de fato necessário. Isso tornará toda a venda mais ágil, além de aumentar a satisfação dos clientes.

Procure sempre melhorar os resultados

A melhoria contínua deve estar no centro da força de vendas. Estar conformado com o status quo é uma má opção, podendo levar o negócio ao fracasso. Logo, é preciso ter objetivos, metas e planos de ação que levem a resultados fora do lugar-comum. Nesse processo, a tecnologia tem lugar garantido. Bons softwares ajudam a monitorar e direcionar os vendedores, além de facilitar a comunicação.

A gestão da força de vendas é algo a ser aprimorado. Seus benefícios são muitos, por exemplo, o maior foco na lucratividade, a satisfação do cliente e o alinhamento do time de vendas. Não deixe de investir no assunto.

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