Porque o trabalho em equipe no varejo é tão importante

2019-06-19T14:51:41-03:0020 julho, 2018|Capacitação no Varejo, Gestão de Pessoas no Varejo|

No dia 20 de julho comemoramos o dia do amigo, e aproveitando esse clima festivo, vamos falar sobre a importância do trabalho em equipe no varejo, afinal, é indispensável que o time tenha uma boa relação entre si para criar um ambiente agradável, fazendo com que os colaboradores se sintam felizes durante o período de trabalho, esse sentimento é refletido nos resultados diários.

Nenhuma empresa alcança o seu auge com o trabalho de apenas uma pessoa, não importa o quão inteligente seja o administrador. O trabalho em equipe não significa a incapacidade de se conseguir algo sozinho, muito pelo contrário, destaca a habilidade de gerenciar um time entrosado, e que sabe da importância de cada membro para um objetivo coletivo.

Conheça a equipe

Não há um modelo padrão de funcionário, cada um tem suas características, qualidades e defeitos que necessitam tratamentos específicos, portanto é imprescindível conhecer bem o time de colaboradores para saber quais funções cada um pode exercer em um trabalho em equipe.

O primeiro passo para o trabalho em equipe é o bom relacionamento entre os colaboradores, unir pessoas com diferentes comportamentos para um único propósito não é uma tarefa fácil, o ideal é conseguir criar um cenário descontraído e dinâmico em que todos se sintam confortáveis para contar com seus colegas de trabalho. A pesquisa de clima organizacional pode ser uma ferramenta muito útil para isso.

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Destaque a importância de cada membro do time

Ao designar a função dos colaboradores, o ideal é destacar a importância que cada um tem no resultado final, assim o funcionário sabe que é parte essencial de um processo, e se sente satisfeito ao ver o trabalho concluído. A valorização individual ajuda a manter a equipe engajada.

Mesmo com o trabalho em equipe, é necessário reconhecer os esforços individuais e os funcionários que mais se destacam em suas funções, para isso a gamificação pode ser um recurso importante. No entanto, o reconhecimento deve vir de forma que os outros colaboradores se sintam motivados a buscarem melhores resultados dentro de suas funções, é essencial esclarecer que todas as partes são importantes para a empresa.

Cada funcionário possui seu próprio objetivo, alguns procuram por melhores cargos e salários, outros por conhecimento e realização pessoal, nesse sentido nota-se a necessidade de conhecer a equipe para saber o que mais motiva cada um em ser parte essencial de um time.

Outro ponto importante para o trabalho em equipe é conseguir manter uma equipe sólida de colaboradores, diminuindo ao máximo a taxa de turnover do seu negócio. Quando a rotatividade dos funcionários é frequente, cria-se a sensação de que eles são como peças facilmente substituíveis, o que gera desmotivação e prejudica na performance.

Saiba como lidar com conflitos

Durante o dia-a-dia no comércio não é raro que aconteça alguns atritos entre os membros do time, nessas horas a maneira que o gestor aborda o caso é o que faz toda a diferença, uma mesma mensagem pode ser entendida de maneiras distintas por duas pessoas diferentes, portanto é primordial saber como lidar com conflitos.

Por se tratar de pessoas, é inevitável que fatores externos interfiram durante o expediente, problemas familiares, financeiros ou qualquer outra questão não relacionada ao trabalho pode afetar o desempenho do colaborador, nessas situações a compreensão é o fator chave para contribuir com o bem-estar do funcionário. Quanto mais o gestor conhecer a sua equipe, melhor vai conseguir identificar quando algo estiver atrapalhando nas tarefas e assim poderá buscar uma solução junto ao funcionário.

Investir em treinamento e capacitação também pode contribuir para o trabalho em equipe. Promover atividades em conjunto aproxima os funcionários e melhora o relacionamento entre eles. Existem diversos tipos de treinamentos para diferentes finalidades, encontrar um que evidencie o trabalho em equipe pode trazer bons resultados.

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Benefícios do trabalho em equipe

O trabalho em equipe traz muitos benefícios ao comércio, a boa relação entre as partes reflete por toda a organização, criando um clima organizacional em que os colaboradores se sentem satisfeitos ao fazer parte de um time, o que contribui diretamente com a identidade da empresa e facilita na retenção de talentos.

O ambiente saudável do estabelecimento também proporciona uma boa experiência ao cliente. Diversos estudos ressaltam que os consumidores atuais não buscam somente por qualidade no produto, mas sim vivenciar experiências durante toda a jornada de compra. Entrar em uma loja em que o clima seja desagradável e com funcionários individualistas não é a experiência que esse tipo de consumidor procura.

Não é uma tarefa fácil construir um ambiente em que todas as pessoas trabalhem em sinergia, porém são inúmeras as vantagens de ter uma equipe engajada que saiba cooperar para a evolução da empresa.

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