Como fazer uma boa gestão de vendas e ter uma equipe campeã?

2020-12-23T11:10:48-03:0024 agosto, 2018|Gestão de Pessoas no Varejo|

Entenda o conceito de gestão de vendas, saiba como fazê-la de forma adequada e tenha um time campeão!

O que você conhece por gestão de vendas? Engana-se quem pensa que é apenas motivar a equipe a vender mais — ela vai muito além disso. São necessárias várias estratégias para se formar uma equipe de vendas de alta performance e assegurar grandes resultados. Uma das principais etapas para montar uma equipe vencedora é analisar as competências e habilidades que os colaboradores devem ter.

Nesse procedimento, a presença do líder faz toda a diferença como um mediador entre o rendimento dos funcionários e o que a empresa realmente necessita — em favor do cumprimento dos objetivos que são propostos.

As empresas precisam de planejamentos e metas para atingir as vendas de sucesso. Ou seja, é com a gestão de vendas, que isso irá acontecer se for bem definido. A gestão de vendas é um conjunto de ações voltadas à evolução comercial de uma empresa. Apresenta como principal objetivo melhorar a condução da força de vendas para que os processos relacionados com a área sejam qualificados e os resultados possam ser atingidos.

Essa gestão é o processo em que ocorre o desenvolvimento de uma força de vendas. São coordenadas operações e implementadas as técnicas de vendas, permitindo que a empresa atinja de maneira consistente, e até ultrapasse, suas metas.

Ao longo do texto, explicaremos algumas dicas para a realização de uma boa gestão de vendas e a conquista de uma equipe campeã. Acompanhe!

Valorize a motivação

Investir e valorizar a motivação são algumas das maiores estratégias para se formar uma equipe de sucesso. O grande diferencial é utilizar, na prática, esse estímulo, independentemente de ter vivido experiências positivas e negativas em relação a esses fatores, que fazem toda a diferença no desempenho da equipe.

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Primeiramente, o líder deve realizar o feedback, a fim de executar esse processo. Isso porque, com esse retorno, é possível saber o que precisa ser melhorado ou aperfeiçoado, fazendo, ainda, os colaboradores se sentirem mais valorizados pelos seus pontos fortes — essa é uma ótima forma de alcançar o crescimento profissional.

Planejar para ganhar mais

Várias estratégias são necessárias para se formar uma equipe de vendas de alta performance assegurando com isso grandes resultados. Para montar uma equipe vencedora é preciso primeiramente fazer uma análise das competências e habilidades que os colaboradores devem ter.

É através de um plano de vendas bem formulado que são planejadas, direcionadas e controladas as atividades de vendas de uma organização. As empresas devem organizar as forças de vendas e definir seus objetivos. Sendo assim, isso poderá garantir um mercado cada vez maior para as vendas dos produtos da empresa.

A força de vendas consiste num grupo de profissionais capacitados e interessados na solução das necessidades do cliente. A equipe comercial tem como principal finalidade alcançar metas e atingir objetivos de vendas, já o foco da força de vendas é garantir integralmente a satisfação do cliente em suas compras.

Na gestão de vendas deve-se obter um centro de comunicação dentro da empresa para que todas as conversas comerciais não fiquem perdidas. Cada cliente em potencial obtém seu próprio perfil completo, onde os vendedores podem se comunicar com eles usando seus canais favoritos: telefone, SMS, e-mail ou mensagens como o WhatsApp por exemplo.

Tratando-se de vender, velocidade é tudo. Então, se a equipe acelerar sua velocidade de resposta com os modelos internos do WhatsApp, pode personalizar modelos com informações do perfil do lead, para que nenhuma mensagem pareça robótica.

Um time de vendas campeão

A falta de engajamento e motivação do time de vendas é um dos principais problemas atualmente nas empresas. Isso acaba afetando diretamente o desempenho das vendas. A equipe precisa estar bem preparada e treinada para que tenha resultados positivos e significativos, conquistando e alcançando o desempenho esperado.

A gestão de vendas campeã deve ter um time de vendas motivado e preparado. O primeiro passo para engajar e motivar a equipe de vendas é ser bem transparente mostrando as expectativas, aquilo que é esperado pela empresa. O gestor precisa ser bem claro quanto aos planos da empresa e o objetivo de cada pessoa. É muito importante que exista essa transparência.

Para que tenha um maior controle de cada colaborador, é necessário que as competências estejam sendo bem mapeadas. Sejam elas em relação ao desempenho profissional, técnico ou ao comportamento, dentro da empresa pelos funcionários.

A equipe de vendas deve ter treinamentos “anytime and anywhere”, ou seja, que podem ser realizados em qualquer hora do dia e em qualquer lugar. Isso facilita muito para quem não consegue ir até aulas presenciais e num determinado horário marcado. Dificilmente encontramos alguém no mercado que já esteja totalmente preparado para vendas. O que encontramos são pessoas com potencial e vontade de aprender.

Defina metas

Um grande problema de alguns profissionais da área de vendas é não ter metas claras que possam possibilitar que se chegue mais rapidamente ao resultado desejado pela empresa. Por isso, é necessário dar importância não só ao planejamento que foi realizado, mas também à experiência prática que a equipe teve ao procurar efetivar o que foi demandado.

Realizar reuniões periódicas, a fim de buscar entender o que está funcionando da maneira correta e o que não está sendo feito com sucesso, é uma boa forma de alinhar essa questão. Assim, torna-se mais prático redefinir metas de acordo com a realidade vivida e encontrar mais táticas para alcançar o resultado desejado.

Na gestão de vendas eficaz, investir, valorizar e motivar são algumas das maiores estratégias para se formar uma equipe de sucesso. O diferencial é utilizar, na prática, esse estímulo. Também é preciso dar importância não só ao planejamento que foi realizado, mas, sobretudo à experiência prática que a equipe teve ao fazer bem aquilo que foi pedido.

Acompanhe os resultados

O acompanhamento de resultados feito pelo líder, durante o processo de gestão de vendas, é algo extremamente essencial. Não é só uma fiscalização das ações dos colaboradores, mas também é necessário para compreender os detalhes que formam o dia a dia da equipe.

Numa gestão de vendas de sucesso é importante que todos saibam o desempenho obtido pela equipe, mostrando os pontos positivos e negativos e tendo consciência daquilo que deve ser aprimorado. Isso é muito bom porque os estimula a melhorar. Faz com que possa visualizar quem está produzindo mais ou menos, quem está abaixo do esperado e quando necessário, saber quem deve ser promovido

É importante lembrar que o desempenho coletivo, as dificuldades operacionais e o desempenho individual auxiliam na identificação do que deve ser melhorado. O líder deve conduzir e orientar as mudanças necessárias, e esse acompanhamento colabora para a implantação de ferramentas essenciais para resolver os problemas descobertos.

A gestão de vendas é essencial na formação de uma equipe campeã. É preciso ter em mente que o barato pode sair caro, verificando que há um alto custo envolvido nos processos de recrutar, planejar e motivar o time de vendas.

Outra maneira para vencer nas vendas é realizar reuniões periodicamente com a equipe para expor os resultados e incentivando cada vez mais cada colaborador. As reuniões realizadas devem ser documentadas e podem ser feitas, semanais, quinzenal ou mensalmente, conforme as necessidades da empresa.

Compreenda os benefícios

Quando o assunto é gestão de vendas e formação de uma equipe campeã, o barato pode sair caro. Isso se deve ao fato de que há um alto custo envolvido nos processos de recrutar, planejar e motivar a equipe de vendas. Nesse momento, é necessário ir além de números e tentar compreender a relação custo-benefício que isso pode trazer para o sucesso de vendas com objetivos bem planejados.

Todo o investimento será compensado quando se conseguir uma equipe apropriadamente capacitada. Sendo assim, prontamente ela produzirá uma receita pretendida e aumentará os lucros da empresa.

Em síntese, uma boa gestão de pessoas é muito importante para que se possa atingir uma boa gestão de vendas. Investir em treinamentos é primordial para motivar e qualificar a equipe, a fim de que ela esteja preparada para o mercado competitivo atual. Realizando essa etapa, irá contribuir para o crescimento da marca da loja e a fidelização dos seus clientes.

Nenhuma empresa alcança o seu auge com o esforço de apenas uma pessoa, não importa o quão inteligente seja o administrador. O trabalho em equipe destaca a habilidade do gestor em frente a equipe de vendas. Para que haja trabalho em equipe, cada um dos membros deve aprender a se comunicar bem. Isso não significa apenas falar com eloquência, mas saber ouvir e entender o colega de trabalho.

A importância de conhecer que a gestão de marketing busca gerir todos os públicos, identificando suas necessidades e realizando ações segmentadas para cada um deles é de suma importância dentro da empresa. Ela está presente desde a concepção, a produção, a logística, a divulgação, a venda, o pós-venda e o resultado de um produto ou serviço ofertado pela empresa.

Então temos a certeza de que a gestão de vendas compreende todas as ações necessárias para planejar metas, contratar e treinar vendedores, motivá-los, fornecer feedbacks, gerenciar a equipe, fornecer os produtos e serviços para atender às demandas dos clientes da melhor forma e inclusive por meio do atendimento e do pós-vendas.

Vender, vender e vender! Esse deve ser o lema da gestão de vendas eficaz. Porém, é preciso ver que será necessária uma boa gestão de pessoas também.

O desafio das empresas de vender mais diariamente é real. Muitas vezes essa necessidade, surge como uma força impulsionando as metas, mas poucos gestores comerciais sabem como lidar com as pessoas que realmente fazem a venda acontecer.

Relatamos sobre a importância das metas para se obter a força das vendas dentro da empresa, como também sobre tarefas e objetivos.

Ainda observamos que a gestão de vendas compreende todas as ações necessárias para planejar metas de vendas, contratar e treinar vendedores, motivando-os a fornecer feedbacks, gerenciar a equipe, fornecer os produtos e serviços para atender às demandas dos clientes da melhor forma possível.  Inclusive isso precisa ser feito por meio do atendimento e do pós-vendas , assim como conquistar, reter e fidelizar os clientes para alcançar os objetivos estratégicos na hora das vendas.

Um gestor comercial não precisa amar a sua força de vendas. Porém precisa amar lidar com pessoas e lidar com desafios, porque as pessoas sempre estarão dentro da loja. A equipe de vendas deve saber usar as ferramentas de pesquisa online contando com um  arquivo cadastral  de seus  clientes bem como um cadastro com o relacionamento deles é fundamental.

No que se refere a gestão de vendas um feedback pessoal e treinamentos são fundamentais para o sucesso. Além disso, o gerente e os vendedores mais eficientes devem colocar em pratica um treinamento eficaz com os novos vendedores.

O gestor deve conhecer e usar o Slack na gestão. O Slack é um dos mais usados softwares de comunicação interna. Trata-se de uma startup que logo conquistou a preferência das empresas devido a praticidade e agilidade de seu chat corporativo.

Além de também contar com uma versão gratuita excelente, o Slack tem funcionalidades como a criação de canais específicos para departamentos e projetos, compartilhamento de arquivos e diversas integrações com outros softwares já usados pelos gestores nas vendas em seu dia a dia.

Saber lidar com pessoas é a principal característica de um líder durante a gestão de vendas.

Na medida em que os profissionais melhoram sua comunicação, o time de trabalho tende a ser mais alinhado nas tarefas diárias e experimentar menos erros. Empresas de sucesso são muito boas na gestão de vendas.

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