Não sabe como fazer a gestão de PDV? Confira 6 dicas incríveis!

2020-02-13T16:08:40-02:0013 fevereiro, 2020|Gestão de Pessoas no Varejo|

Na sua loja, a principal interação entre os consumidores e os seus produtos se dá por meio do ponto de vendas (chamado de PDV). Dessa forma, realizar uma gestão de PDV eficiente é central para melhorar a performance do seu negócio.

Afinal, ela permite que você atraia os consumidores e aumente, inclusive, o ticket médio. Essa é uma tarefa do gerente de vendas, que precisa adotar uma série de atitudes para garantir uma boa gestão de PDV. Isso também aumenta o controle dos produtos do seu negócio e otimiza os seus processos como um todo.

Quer saber como fazer esse gerenciamento? Descubra, agora, as nossas 6 dicas incríveis para ajudar você!

1. Elabore um projeto visual

O primeiro ponto para uma boa gestão de PDV é ter um projeto visual bem delimitado. Isso porque diversos elementos, como a posição do produto no ponto de vendas, cores, disponibilidade, proximidade em relação aos outros produtos, entre outros, interferem diretamente no comportamento do consumidor em relação à mercadoria.

Portanto, planeje muito bem o posicionamento visual de cada um dos itens vendidos.

2. Pense no caminho do cliente dentro da loja

O seu cliente entra na loja para comprar determinado produto mas, no caminho, percebe que se esqueceu de mais três itens da lista. Se ele acabar buscando todos dentro da sua loja, isso permite que você aumente o seu ticket médio, não é mesmo?

O que você não sabe é que essa lembrança do cliente tem relação direta com o que ele vê no caminho da entrada da loja até o produto desejado e, inclusive, até o caixa. Portanto, pense no caminho feito pelo cliente e planeje o PDV de acordo com esse elemento.

3. Otimize o espaço

Quanto mais espaço físico você precisar, maiores são os gastos do negócio, não é mesmo? Portanto, otimize o ambiente do ponto de vendas, de forma a garantir a exposição adequada de todos os produtos, assim como trânsito de clientes, utilizando o mínimo de espaço possível.

Powered by Rock Convert

4. Controle o estoque de perto

Quando um cliente entra na sua loja buscando determinado produto, mas não encontra, pode sair extremamente insatisfeito. Portanto, controle seu estoque de perto, evitando perdas devido ao prazo de validade, mas, ao mesmo tempo, evitando que os produtos faltem nas prateleiras.

5. Utilize a tecnologia a seu favor

Quando se fala em gestão de PDV (assim como outros processos no seu negócio), a tecnologia pode ser a sua maior aliada. Isso porque existem ferramentas — aplicativos, plataformas e softwares — destinadas à melhoria da gestão da sua empresa como um todo, incluindo o ponto de vendas e o estoque.

Dessa forma, você é capaz de melhorar a qualidade da gestão e, ao mesmo tempo, otimizar os seus processos.

6. Analise o comportamento dos gestores

Os líderes são os principais responsáveis por uma boa gestão de PDV. Dessa forma, é importante que você também esteja atento ao comportamento deles em relação a esse processo.

É necessário que estejam capacitados para realizar as atividades, tenham um bom desempenho e ainda fiquem sempre atentos a qualquer erro e possibilidade de melhoria. Portanto, investir nos gestores é, também, investir no seu negócio como um todo.

A gestão de PDV tem impacto direto nas vendas e performance do seu negócio como um todo. O gestor é o responsável por orientar a equipe em relação a esse processo. Portanto, siga nossas dicas e esteja sempre atento ao comportamento desses profissionais, de forma a garantir que todas as atividades serão realizadas da melhor forma possível.

Quer saber mais sobre a organização do PDV? Então, descubra 5 dicas de ouro sobre esse aspecto!

Deixar Um Comentário