Saiba como ter uma gestão de franquias simplificada

2021-03-05T12:06:21-03:005 março, 2021|Gestão de Pessoas no Varejo|

A cada dia cresce mais o número de franquias no mercado. Mas, você sabe como fazer essa gestão de franquias de forma simplificada?

São várias novas oportunidades que se apresentam para aqueles que tem o desejo de se tornar empreendedores e entrar no mundo do varejo.

Normalmente esses novos empresários estão vindo de uma carreira em outros negócios e precisam ter ferramentas simples, de fácil acesso para fazer a gestão eficiente do seu negócio.

Sendo assim, se você é um desses empreendedores que procuram e precisam de praticidade na gestão de sua franquia, queremos te ajudar com esse artigo.

Independente do tamanho da empresa, o tempo para fazer a gestão de vendas e fazer os controles internos são bem pequenos. Por isso, muitas vezes o próprio empresário além de estar no atendimento do seu negócio, tem que arrumar tempo para fazer planilhas de controle, o que não é uma tarefa fácil.

Planilhas de controle na gestão de franquias

Para acompanhamento de um negócio, varias gestões são necessárias no dia a dia. Se uma informação estiver equivocada, pode prejudicar todas as outras.

Todas essas informações acabam ficando distintas, e nem sempre “conversam entre si”, o que dificulta a gestão. Por isso, planilhas como por exemplo do Excel, acabam deixando o processo bem mais trabalhoso e além disso, aumenta-se a probabilidade de erros ao inserir essas informações.

Segue abaixo as principais informações que uma franquia deve ter para fazer sua gestão.

Vendas da franquia

Essa informação é importante para determinar o faturamento médio, dias de pico de vendas, ticket médio e produtos que estão tendo melhor performance do que outros.


Por isso esses dados devem ser levantados diariamente para controle da gestão da franquia.

Demonstração de resultados da franquia

Essas informações devem ser feita para efeitos contábeis. Onde se levanta quais os resultados estão sendo alcançados em relação a lucros ou prejuízos.

Além disso, todas as despesas fixas ou variáveis com aluguel, salários e gastos de manutenção da franquia deve estar relacionada, para se obter o real quadro da gestão de franquias em relação aos lucros.

Controle de caixa da franquia

Todas as entradas no caixa e saídas devem ser relacionadas. Esse cuidado as vezes no pequeno negócio acaba se perdendo. Essas informações são importantes na gestão de franquias para analisar faturamento e despesas fixas e variáveis.

Controle de estoque da franquia

O controle de estoque é importantíssimo na gestão de franquias para determinar o volume de compras necessário e se algum produto tem baixo giro. Estoque é dinheiro imobilizado, por isso, é necessário entender o que realmente se tem para não ter problemas de caixa.

Além disso, outra situação que é necessário para a gestão de franquias é quando se trata de produtos perecíveis, com vencimento curto.  O controle de estoque serve para evitar rupturas e, por outro lado, prejuízos por quebras por vencimento.

Pagamentos e recebimentos da franquia

Ter o indicador correto de pagamentos e recebimentos é fundamental na gestão de franquias. A falta dessa informação pode levar a empresa ter despesas altas de juros. Além disso, acaba atrasando títulos, o que dentro da franquia é extremamente negativo.

Não use planilhas na gestão de franquias

O mais comum ainda é usar as planilhas tradicionais para se obter as informações que falamos acima. Mas isso nem sempre é confiável. Muitas informações podem se perder e acabar que no final o resultado não está de acordo com a situação financeira da franquia.

Além disso, ao tentar realizar toda a gestão através de planilhas, dará muito trabalho, será gasto muito tempo nisso e consequentemente, você deixará de focar em outras demandas do negócio.

Por isso, você precisa investir em tecnologia para facilitar sua gestão de franquias, e deixar de usar as planilhas tradicionais.

CTA ebook tecnologia

  1. Falta de segurança das planilhas tradicionais

Apenas um descuido na hora de digitar, ou na execução de uma fórmula, pode fazer que os dados que você está entendendo como corretos, estejam totalmente fora da realidade.

Por mais que se coloque senha, ou bloqueie a edição, ainda assim, as planilhas tradicionais não são totalmente seguras para a gestão de franquias.

Os arquivos ficam sempre expostos a problemas de atualização de sistema, invasões, que infelizmente são muito frequentes, e de vírus e falhas no sistema, comprometendo seriamente a durabilidade dos registros.

  1. As informações não são centralizadas em planilhas tradicionais

Conforme falamos, temos vários indicadores que necessitam “conversar entre si” Para fazer esses números serem integrados por planilhas tradicionais é muito difícil, o que vai dificultar a gestão.

Além disso, a integração de tabelas não é inteligente, inviabilizando análises mais complexas e o uso das informações para a tomada de decisões. As planilhas ficam dispersas e não permitem a atualização simultânea: se uma pessoa estiver fazendo uma atualização, outro funcionário que precisar usá-la terá acesso apenas para leitura.

  1. Dificuldade de uso das planilhas tradicionais

Existem recursos nas planilhas tradicionais que são bem difíceis de encontrar. Muitas vezes o funcionário que tem que operar com fórmulas mais complexas tem que ter um conhecimento grande e prévio.

Isso significa uso de mais tempo para tarefas simples, e menos tempo na gestão da franquia.

  1. Falta de suporte técnico em planilhas tradicionais

Quantas vezes, gastamos tempo para executar uma planilha tradicional e no final por um problema técnico, perdemos todo o trabalho e temos que recomeçar do zero?

A falta de um suporte eficiente atrapalha muito a gestão de franquias.

  1. Falta de praticidade nas planilhas tradicionais

O seu tempo e o tempo dos seus funcionários são importantes. O uso de planilhas tradicionais não é prático, porque tem que ter uma alimentação manualmente e repetitiva em várias situações.

Os relatórios não são gerados automaticamente. Ou seja, isso leva a todos os envolvidos a perder tempo nessa tarefa de gestão de franquias.

Como posso substituir as planilhas tradicionais para ter uma gestão de franquias mais eficiente

Portanto, adote um software de gestão de franquias para impulsionar o crescimento do seu negócio. Sendo assim mais assertivo e eficiente para cumprir essas tarefas.

Para melhorar o resultado do seu negócio, sua equipe tem que estar voltada mais a visão estratégica do negócio, ao invés de ficar perdendo tempo com questões burocráticas. Isso acontece quando sua franquia tem uma gestão com um software que vai te ajudar a gastar tempo com aquilo que é mais importante no seu dia a dia.

Esses dados te farão estar mais atualizado e a frente da concorrência. Essas soluções te trarão o foco para tomar as decisões diárias corretamente.

Você precisa conhecer os sistemas de gestão do time de vendas das franquias da Casting. Com muita simplicidade e rapidez todas as informações que você precisa estarão na sua mão. A Casting vai te ajudar a fazer a gestão da sua franquia de uma forma muito mais simplificada. Não deixe de conhecer.

Deixar um comentário

Ir ao Topo