Veja as vantagens da gamificação para treinamento e como aplicar

2020-02-13T18:23:23-02:0013 fevereiro, 2020|Gameficação|

Jogos sempre chamam a atenção das pessoas nos momento de lazer, não é mesmo? Mas já pensou em utilizar alguns desses conceitos para engajar os seus vendedores nos treinamentos e capacitações da loja? Pois é exatamente esse o conceito de gamificação!

Ela se refere à utilização das principais metodologias de games, como a competição saudável, premiações, jornada, fases, chefão, entre outros, para capacitar um time dentro da empresa. E os resultados são bastante evidentes, aumentando o engajamento e a motivação do time no aprendizado de novos conceitos e ferramentas de trabalho.

Quer saber quais são as principais vantagens da gamificação nos treinamentos da sua loja? Descubra!

Aumento do engajamento

Os seus vendedores não querem mais ficar sentados por horas dentro de uma sala enquanto um professor ensina um conteúdo novo. Apesar de ser interessantes, treinamentos online, por meio de videoaulas, não causam mais tanto efeito por motivos semelhantes.

Portanto, que tal aplicar a gamificação para reativar a motivação do time na hora de aprender novas metodologias e ferramentas de vendas? Pois essa é uma das principais vantagens desse processo.

Isso porque, por simular games, mas com o foco no desenvolvimento, a gamificação faz com que o colaborador se sinta mais motivado a se engajar, ativamente, no próprio desenvolvimento.

Favorece a competição saudável

Imagine o seu time competindo sobre quem acertou mais respostas no último quiz realizado a partir do treinamento ministrado? Isso é possível quando você investe em gamificação!

Powered by Rock Convert

Dessa forma, você favorece uma competição amigável e saudável dentro da loja, abrindo portas para que cada vendedor comece a se engajar nos treinamentos, de forma a buscar resultados sempre melhores.

Potencializa o aprendizado

As instituições de ensino já estão percebendo que o modelo tradicional de sala de aula não gera tantos resultados quanto gostariam. Isso porque, no mundo digital, no qual a maioria das pessoas tem acesso rápido a qualquer informação utilizando a internet, aulas expositivas não fazem mais sentido. Então, por que seria diferente na sua loja?

É aí que entra outra grande vantagem da gamificação. Quando você aplica esse conceito nos treinamentos e em sua metodologia de ensino, torna a aprendizagem mais leve e divertida. Com isso, eleva o potencial de aprendizagem.

Isso pode ser feito de diversas formas. Você pode, por exemplo, inserir pequenas aulas online em um jogo, gerando recompensas para quem concluir todo o curso e acertar a maioria das questões de um quiz. Além disso, pode transformar os diversos níveis de aprendizagem em fases, sendo que o vencedor da prova final seria o “chefão”.

Como você pode perceber, a gamificação pode ser a solução de que você precisava para criar um time mais capacitado. Ela pode ser aplicada de forma simples na empresa, sem comprometer seu funcionamento.

Até mesmo um quadro, no qual os vendedores avançam casas quando concluem determinadas etapas de cursos, pode ser uma forma de implementar a gamificação para treinamento. Portanto, comece agora mesmo a investir nesse conceito e potencialize os resultados do time de vendas e gestores do seu negócio!

Gostou do artigo? Então, aproveite para compartilhar nas suas redes sociais e propagar o conhecimento!

2 Comments

  1. […] alternativa é buscar treinamentos comportamentais para oferecer aos seus vendedores. Algumas competências que podem ser […]

  2. […] proporcionar treinamentos de alta adesão e baixo custo. Aproveitar as tecnologias e ferramentas digitais é uma solução inteligente, que pode ser replicada em diversos […]

Deixar Um Comentário