Gamificação no varejo: você sabe quais são os benefícios?

2020-05-05T09:24:05-03:0025 maio, 2018|Gamificação|

Os jogos não servem apenas para diversão: eles podem fazer toda a diferença nas vendas da sua equipe. Descubra o porquê!

Como você faz para engajar e motivar seus colaboradores nas metas e nos objetivos da empresa? Já pensou em utilizar uma abordagem fora da caixa para resolver esse problema e ainda desenvolver competências e habilidades da sua equipe de vendas? E se essa mesma abordagem pudesse ser usada com os clientes para vender mais e aumentar os índices de fidelização?

A gamificação pode ser a solução para o seu comércio alavancar suas vendas e potencializar seus resultados. Por meio de pequenas ações em forma de games, você pode motivar, ensinar e desenvolver seus funcionários, impactando diretamente as vendas. Além disso tudo, ela também pode ser aplicada a seus clientes, aumentando o engajamento do público com a sua empresa.

Neste artigo, vamos tratar da gamificação no varejo, explicando rapidamente o conceito e mostrando como ela pode ajudar a sua empresa a vender mais e melhor. Continue a leitura!

O que é gamificação?

A palavra vem do termo em inglês gamification e refere-se ao uso de dinâmicas de jogos em diferentes processos online e offline. Seu principal propósito é estimular um maior engajamento, fazendo com que as pessoas envolvidas atinjam determinada meta de maneira divertida e com melhores resultados.

Essa técnica pode ser usada nos mais diferentes contextos: para estimular o aprendizado, em processos seletivos, dentro de projetos corporativos e, até mesmo, no varejo, abordagem que será tratada neste post.

A gamificação traz bons retornos porque instiga a necessidade de competição, fator inerente ao ser humano. Essa técnica oferece feedbacks instantâneos e possibilidade de evolução rápida e permite a busca por recompensas, tornando qualquer processo muito mais interessante e desafiador.

Além disso, o uso da lógica dos games em diferentes contextos está cada vez mais presente. Uma estimativa da Gartner apontou que, até 2020, 70% das maiores empresas vão usar a gamificação, que se tornará um conceito essencial no mundo corporativo e ocupará um mercado de 5 bilhões de dólares ainda este ano.

Quais os benefícios do uso da gamificação no varejo?

A gamificação chega como uma prática que traz diversas vantagens tanto para o ambiente interno quanto para o externo da sua empresa. Conheça os benefícios e veja como ela pode ajudar a sua marca a atingir suas metas de vendas.

Benefícios da gamificação com o trabalhador

Mantém a equipe preparada

Em primeiro lugar, é comum encontrar vendedores que não conhecem a fundo o produto ou o serviço com o qual trabalham. Esses profissionais até conseguem fechar a venda com o cliente, mas não o convencem da qualidade do que estão oferecendo. Quando se trata de serviços, é comum que ocorra desistência do contrato poucos meses depois.

O uso da gamificação faz com que os profissionais de varejo estejam a par do que oferecem e consigam fazer vendas realmente engajadoras.

CTA ebook gamificaçãoPowered by Rock Convert

Melhora a experiência dos colaboradores

Vendedores, muitas vezes, são submetidos a situações de estresse intenso, nas quais são cobrados por metas e encaram diariamente um clima pesado de competição. A boa notícia é que a gamificação pode deixar essa atmosfera de trabalho mais leve e divertida.

Sendo assim, é necessário determinar objetivos tangíveis, recompensar as pessoas que puderem alcançá-los e deixar as regras bem claras.

Traz resultados para a empresa

A empresa como um todo é beneficiada com o uso da gamificação. As vendas realizadas são mais consistentes e apresentam menor índice de desistência, aumentando os lucros. O gestor também consegue identificar as dificuldades de cada vendedor, fazendo um acompanhamento mais preciso para trabalhar pontos a melhorar.

A Casting tem uma solução de gamificação que pode ser aplicada para estimular a competição, a busca pelo melhor desempenho entre os funcionários da sua rede varejista e a promoção de um processo de melhoria contínua nas vendas.

Benefícios da gamificação com o cliente

Como vimos, a gamificação é uma excelente prática para ser aplicada a seus funcionários, mas você sabia que ela também pode ser usada com os seus clientes? Observe os benefícios de usar essas medidas com os seus consumidores.

Engajamento dos clientes com a marca

Por se tratar de uma prática diferenciada e agradável, a gamificação desperta a curiosidade e a interação do cliente com a marca. Utilizando games para entreter e relacionar-se, você estará presente na vida das pessoas, mas não só no momento da compra, mas também no momento de diversão.

Isso carreta a exposição de sua marca, criando uma predisposição das pessoas de comprarem os produtos que você comercializa.

Relação de confiança

As pessoas gostam quando são agradadas e não seria diferente no varejo. Quando você desenvolve toda uma nova plataforma de gamificação para seus clientes, eles se sentem bem e veem, de uma nova forma, a sua empresa. Eles também observam que se trata de uma marca que está presente no mundo das inovações.

Sendo assim, com o aumento de informações sobre a sua empresa, resultado da crescente exposição, as pessoas se sentirão mais confiantes e seguras em relação ao seu negócio, melhorando a reputação da marca.

Fidelização

Você sabe que, em um mercado cada vez mais concorrido, há a importância de fidelizar seus clientes, e a gamificação pode auxiliar nisso. Como você observou, a gamificação criará uma exposição da sua marca, aumentando a disseminação de informações sobre ela. Além disso, ela forma uma relação de confiança por meio das interações com os seus consumidores.

Pessoas são mais propensas a voltar a consumir de uma marca na qual confiam, que oferece acesso às informações e com a qual mantêm uma relação. Isso implica diretamente as vendas, potencializando-as.

Quais as melhores práticas para a gamificação?

A gamificação no varejo é uma ferramenta que vai trazer uma série de resultados positivos para a sua empresa. Por isso, não deixe de experimentá-la para desfrutar de todos os seus benefícios.

Veja, agora, as melhores práticas de gamificação para o seu negócio.

Uso de sistemas de metas e estabelecimento de objetivos aos funcionários

Vendedores mais motivados geram mais vendas, e você pode alcançar isso com a gamificação. Com práticas claras e com bonificações, você pode criar um game como motivação a seus funcionários, para que eles se dediquem a melhorar suas vendas. Essa estratégia impactará diretamente as metas de sua loja.

Exemplo: uma loja de roupa pode estipular metas de vendas para todos os funcionários em relação a um determinado produto — por exemplo, camisetas. O vendedor que vender a maior quantidade desse produto no mês será bonificado com um brinde da loja.

Treinamento da força de vendas

Além disso, outra forma de usar a gamificação na empresa é implementando-a para melhorar a capacitação de sua equipe de vendas. Por meio de um processo rápido, lúdico e interativo, você pode disponibilizar pílulas de aprendizagem, vídeos, textos e apresentações. Isso pode ser feito na sede da empresa ou, até mesmo, no celular do funcionário, abordando conhecimentos de técnicas de vendas ou dos produtos da loja.

Exemplo: em uma loja de acessórios para casa, é possível fazer atividades com os vendedores sobre conhecimento dos produtos vendidos, valendo certa pontuação. O colaborador que tiver mais pontos, ganha uma bonificação no final do mês. O mesmo pode ser feito com conhecimentos sobre práticas de venda.

 Implementação de um programa de fidelidade

Como você pôde perceber com o texto, clientes se sentem mais propensos a comprar de empresas com as quais se engajam e que os bonificam. Premiar os seus clientes com descontos, produtos ou serviços, após consumirem certa quantidade de vezes na sua loja, por exemplo, pode ser uma excelente forma de fidelizá-los, estimulando-os a sempre voltarem ao seu estabelecimento.

Exemplo: em uma pizzaria, pode ser criada uma promoção na qual, após o cliente fazer a compra de uma pizza grande no aplicativo da loja, ele ganha um selo. Quando ele juntar dez selos iguais, ganhará um desconto de 50% na compra de uma pizza doce.

CTA ebook gamificaçãoPowered by Rock Convert

Criação de uma promoção de interação nas redes sociais

Em um mundo cada vez mais digital, uma estratégia interessante é o uso das redes sociais, a fim de provocar pessoas a compartilharem o seu conteúdo. Essa prática vai associar a interatividade à sua marca e atuar como mídia espontânea.

Exemplo: uma loja de calçados pode fazer uma campanha para quem compartilhar determinado conteúdo e marcar um número estabelecido de pessoas, possibilitando a concorrência a um tênis esportivo no final do mês.

 Criação de concursos culturais

Uma excelente forma de melhorar a interação entre seus funcionários é organizando concursos culturais. Você conhecerá as habilidades deles e ainda vai motivar os profissionais de sua equipe, animando o ambiente de trabalho. Além disso, pode escolher o tema do concurso a partir das necessidades de sua marca.

Exemplo: uma agência de turismo que preza pela diversidade cultural pode fazer um concurso sobre esse tema, envolvendo músicas, peças teatrais, quiz e poesias. Os funcionários votam na melhor performance, e o colaborador que tiver mais votos ganha um prêmio.

 Uso de hotsites e aplicativos específicos

Por fim, uma forma de apresentar conceitos e lançamentos de seus produtos nessa era digital é por meio de hotsites e aplicativos personalizados. Você divertirá e interagirá com seus clientes e, a partir dessas interações, poderá apresentar notícias sobre o seu negócio e sobre outros assuntos de interesse do consumidor. Com essas ações, o cliente se sentirá confortável e predisposto a consumir os serviços e produtos de sua empresa.

Exemplo: uma loja de artigos esportivos pode criar um aplicativo sobre treino em casa para clientes e potenciais consumidores. Nesse aplicativo, também e possível incluir notícias sobre esportes e o catálogo da loja.

Como você pôde observar neste artigo, a gamificação é a tendência inovadora que trará diversos benefícios ao seu negócio. Atuando internamente na sua empresa, essa metodologia é capaz de capacitar seus funcionários e estimulá-los a fazer mais e melhores vendas.

Ela também pode trazer uma crescente interação entre os membros do seu time, melhorando o clima do local de trabalho. Além disso tudo, pode ser usada com seus clientes para potencializar as vendas e aumentar o índice de fidelização.

Gostou do artigo? Quer contar sua experiência com gamificação na sua empresa? Ficou com alguma dúvida? Então, aproveite o espaço abaixo e faça um comentário!