Gamificação no varejo: você sabe quais são os benefícios?

2019-06-24T10:34:35-03:0025 maio, 2018|Gameficação|

 

Os jogos não servem apenas para diversão: eles podem fazer toda a diferença nas vendas da sua equipe

O uso da lógica dos games em diferentes contextos está cada vez mais presente. Uma estimativa da Gartner apontou que até 2020, 70% das maiores empresas vão usar a gamificação, que se tornará conceito essencial no mundo corporativo e ocupará um mercado de 5 bilhões de dólares ainda este ano.

Neste artigo, vamos tratar da gamificação no varejo, explicando rapidamente o conceito e mostrando como ela pode ajudar a sua empresa a vender mais e melhor. Acompanhe!

O que é gamificação

A palavra vem do termo em inglês gamification e refere-se ao uso de dinâmicas de jogos em diferentes processos online e offline. Seu principal propósito é estimular maior engajamento, fazendo com que as pessoas envolvidas atinjam determinada meta de maneira divertida e com melhores resultados.

Essa técnica pode ser usada nos mais diferentes contextos: para estimular o aprendizado, em processos seletivos, dentro de projetos corporativos e até mesmo no varejo, abordagem que será tratada neste post.

A gamificação traz bons retornos porque instiga a necessidade de competição, fator inerente ao ser humano. Essa técnica oferece feedbacks instantâneos, possibilidade de evolução rápida e permite a busca por recompensas, tornando qualquer processo muito mais interessante e desafiador.

Aprenda a montar uma estratégia de gestão de vendas
para Engajar seus Vendedores de uma forma Divertida

Melhores práticas para a gamificação

Algumas técnicas de gamificação podem ser aplicadas com excelentes resultados. Uma delas é o uso de pontuação para clientes que fizerem compras regulares, ajudando a fidelizar essas pessoas e estimulando-as a sempre voltarem à sua loja.

Outra estratégia interessante é o uso das redes sociais, a fim de provocar pessoas a compartilharem seu conteúdo. Essa prática vai associar a interatividade à sua marca e atuar como mídia espontânea.

Podemos citar também o uso da gamificação no treinamento interno de funcionários para que eles aprendam sobre os produtos que vendem e sobre técnicas de venda, o que pode aumentar os números da sua empresa.

Benefícios do uso da gamificação no varejo

Aplicar as técnicas de gamificação traz uma série de benefícios. Veja os principais!

Mantém a equipe preparada

É comum encontrar vendedores que não conhecem a fundo o produto ou serviço com o qual trabalham. Esses profissionais até conseguem fechar a venda com o cliente, mas não o convencem da qualidade do que estão oferecendo. Quando se trata de serviços, é comum que, nesses casos, ocorra desistência do contrato poucos meses depois.

O uso da gamificação faz com que os profissionais de varejo estejam a par do que oferecem e consigam fazer vendas realmente engajadoras.

Melhora a experiência dos colaboradores

Vendedores muitas vezes são submetidos a situações de stress intenso, nas quais são cobrados por metas e encaram diariamente um clima pesado de competição. A boa notícia é que a gamificação pode deixar essa atmosfera de trabalho mais leve e divertida.

Para isso, é necessário determinar objetivos tangíveis, recompensar as pessoas que puderem alcançá-los e deixar as regras bem claras.

Aprenda a montar uma estratégia de gestão de vendas
para Engajar seus Vendedores de uma forma Divertida

Traz resultados para a empresa

A empresa como um todo é beneficiada com o uso da gamificação. As vendas realizadas são mais consistentes e apresentam menor índice de desistência, aumentando os lucros. O gestor também consegue identificar as dificuldades de cada vendedor, fazendo um acompanhamento mais preciso para trabalhar pontos a melhorar.

A Ser Casting tem uma solução de gamificação que pode ser aplicada para estimular a competição, a busca pelo melhor desempenho entre os funcionários da sua rede varejista e para promover um processo de melhoria contínua nas vendas.

A gamificação no varejo é uma ferramenta que vai trazer uma série de resultados positivos para a sua empresa. Não deixe de experimentá-la para desfrutar de todos os seus benefícios.

Agora que você já conheceu e entendeu os benefícios, confira nosso e-book de como utilizar a gamificação no varejo!