Fidelização – Estratégias para fidelizar e estimular compras recorrentes

2022-01-25T17:34:58-03:0025 janeiro, 2022|Sales Performance Management|

Uma empresa que oferece uma ótima experiencia aos seus clientes, aliada a um bom produto, até mesmo utilizando e exibindo a sua própria história, tem um diferencial na busca pela fidelização dos consumidores da sua marca. Isso, em resumo, é a alma do negócio.

No passado recente, a frase que diz: “O segredo é a alma do negócio”, foi certamente o maior argumento que um varejo tinha para fomentar o seu negócio. Hoje em dia, o novo conceito diz que “A alma do negócio é o segredo”!

A Fidelização é a alma do negócio!

Existem dois aspectos importantes que devem ser observados. O primeiro é que existem consumidores que estão sempre dispostos a ser surpreendidos por novas experiencias, querem desbravar e descobrir o novo. No entanto, seu negócio precisa estar preparado para surpreendê-los, se possível ainda acima de suas expectativas.

A oportunidade é essa. Uma parcela considerável da população está sedenta por novas experiências. Você está preparado para buscar a fidelização desse público e estimular também compras recorrentes?

O segundo ponto é que, por outro lado, existe uma outra grande parte que é mais conservadora e que não está disposta a tantas aventuras. Procuram um serviço que os atendam, e quando encontram, são fiéis a essa marca ou a esse estabelecimento.

Nesse caso a oportunidade é: Uma grande parcela dos consumidores, estão à procura de lugares ou marcas que possam ser fiéis. Você sabe qual é o diferencial que esse público precisa para consumir seus produtos ou serviços e ainda indicar para os outros?

Por isso a fidelização deve ser a alma do negócio, porque dessa forma, sua marca deixará de ser mais uma no mercado, para virar uma marca desejada pelo consumidor, e ainda, reconhecida.

Pense nisso: Muitas vezes a oportunidade é única para fidelizar um cliente e estimular compras recorrentes. Por isso, suas estratégias e seu time têm que estar prontos e alinhados para não perder essas chances.

A estratégia de pontos e brindes para Fidelização

Várias pesquisas apontam. Mas você mesmo deve ser um desses consumidores. Que, acabam retornando a comprar num estabelecimento ou usar um serviço, por uma estratégia de fidelização de brindes, coleções, utensílios de cozinha, facas etc.

Isso é novo? Claro que não! Dependendo da sua idade você trocou tampinhas de refrigerante por ioiôs, miniaturas, monstros, mini craques. As vezes só para colecionar as tampinhas que tinham figurinhas de desenhos animados, até porque naquele tempo não tinham ainda as latas. Agora se você é da geração de latas, deve ter procurado uma com o seu nome numa campanha do passado. Há quase quarenta anos atrás, você ganhava prêmios num palito de picolé, ou juntava embalagens vazias de um produto para mandar por correio e participar de um sorteio.

Olhando para o passado, muitas marcas conseguiram com esses programas de fidelização, formar um “share” de mercado absoluto e consistente por décadas, e até hoje. Quando se fala em estratégia de pontos e brindes para fidelização, ideias simples são bem-vindas e fazem toda a diferença.

A primeira etapa é saber que público você quer atrair para o produto? Com isso definido, buscar que benefícios são importantes e fundamentais para fidelizção. A Casting por exemplo, sempre está junto aos seus clientes e parceiros, buscando as melhores soluções para fidelizar os seus clientes.

8 Passos fundamentais para Fidelização do seu cliente:

1- Tenha seus valores claros e compartilhe com o seu cliente.

Isso faz toda a diferença nesse relacionamento.

2- Utilize as plataformas digitais e redes sociais para divulgar os valores e história da sua empresa.

Quando nos apresentamos ao cliente, fica muito mais fácil esperar que a reciprocidade aconteça.

3- Busque incansavelmente as melhores soluções para o seu cliente.

O objetivo aqui é que o cliente possa te dizer que você sabe exatamente o que ele precisa.

4- Tenha foco na satisfação do seu cliente.

Procure sempre ter a reposta do consumidor da sua marca ou serviço, que ele está satisfeito, ou se não, quais pontos de melhoria você tem para trazer para o seu negócio.

5- Mantenha sempre o padrão.

Primeiramente, qualidade é fundamental! Aqui é um conselho se caso você deseje “não fidelizar o seu cliente”, que com certeza não é o seu caso. Ou seja, depois de uma experiencia positiva, seu cliente retornar e ver que seu produto não é mais o mesmo. A maior parte dos consumidores são impulsionados nesse momento a buscar outra marca ou serviço.

6- Treinamento constante a equipe.

Seu time precisar falar a mesma linguagem, e trazer a mesma experiencia para o seu cliente. Você já teve a vontade de perguntar num restaurante: Onde está aquele garçom que me atendia tão bem? Ou teve medo de cortar seu cabelo com o substituto do seu cabelereiro atual? Por isso o nível de atendimento deve ser sempre compatível entre todos da sua equipe.

7- Defina seu público-alvo para cada produto ou serviço.

Ser assertivo nas expectativas do seu cliente, vai ajudar muito na hora da estratégia de fidelização. Além disso, o cliente gosta de consumir uma marca, quando ele entende que o perfil de cliente dela, é condizente com o seu.

8- Crie estratégias para fidelização e estimule compras recorrentes.

Essas estratégias devem buscar premiar o cliente que atinge um ticket médio maior, quando ele compra novamente, por uma indicação de outro cliente, etc. Portanto, é uma maneira também de reconhecer seus excelentes clientes.

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Duas formas de aumentar e fomentar suas vendas

Para fomentar suas vendas é necessário, abrir e conquistar novos cliente. Ou seja, estabelecer estratégias de marketing e publicidade para atrair clientes para o seu negócio.

Ou seja, vendendo mais para os seus próprios clientes. E mais, criando estratégias de fidelização, aproveitando inclusive o melhor marketing que existe que é a indicação de um cliente.

Portanto, seu negócio será muito mais sólido quando for eficaz na fidelização dos seus clientes e conquistar compras recorrentes.

A Casting sempre está buscando soluções para que sua gestão seja muito mais eficaz e produtiva. Por isso, conheça as soluções que a Casting tem para o varejo. Com essa agilidade e rapidez, seu time vai trabalhar muito mais preparado, e certamente suas vendas vão crescer muito mais.

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