Como o atendimento contribui para a fidelização de clientes

Oferecer um atendimento diferenciado, pode ser a diferença que sua loja precisa para garantir a fidelização dos seus clientes. Entenda os motivos nesse artigo

Estar num mercado tão competitivo, exige do lojista o desenvolvimento de estratégias que fidelizem seus clientes e garantam resultados de vendas.

Afinal, a fidelização do cliente garante não só a manutenção das vendas, como permite o crescimento do negócio.

No entanto, gerar fidelização no cliente é uma tarefa desafiadora para o lojista. Afinal, essa fidelização está vinculada a uma série de fatores. Alguns deles controlados pelo seu negócio, outros, pelo próprio mercado em que seu negócio está inserido.

Fato é que, mesmo para aquelas variáveis que dependem do mercado, o que tornará sua loja referência em vendas será exatamente a fidelização do seu cliente. Ou seja, nem tudo depende de você, mas a relação que seu cliente tem com sua loja e sua equipe de vendas, pode transformar sua marca em referência.

Dentre as variáveis que influenciam a fidelização do cliente, uma é de total responsabilidade do lojista: o modelo de atendimento.

Ter uma equipe de vendas preparada para entender as necessidades do seu cliente e oferecer uma experiência única de compra, torna a fidelização do cliente mais fácil e rápida.

Sendo assim, no artigo de hoje, vamos te dar dicas de como potencializar o atendimento na sua loja e preparar seus vendedores para encantar os seus clientes.

Acompanhe com a gente!

Realize a gestão do seu negócio

Pensar em fidelização de clientes sem conhecer o seu negócio é como pensar em realizar uma pesca, sem ter um barco! Ou seja, é impossível!

Entender os pontos fortes e fracos, permite que você “arrume a casa”, antes de convidar o cliente para a visita.

Essa arrumação se refere ao seu controle de estoque, dados de vendas, tícket médio, melhores produtos, técnicas de vendas.

Para realizar essa gestão de forma eficiente, é necessário contar com o apoio da tecnologia. Sendo assim, nossa recomendação para você é que você conheça a Solução Casting.

A Solução Casting é um software de gestão de desempenho de vendas que permite o acompanhamento de cada etapa do seu negócio. Com ela você pode analisar dados de resultados de vendas e desempenho de cada vendedor de forma simples e fácil.

E o melhor: a Solução Casting conta com versão móbile, que permite esse acompanhamento de forma remota. Basta baixar o app em seu smartphone e você terá uma visão estratégica de sua loja, na palma da mão.

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Conheça seu cliente!

Certamente, o cliente é a principal fonte de resultados de uma loja. Sendo assim, oferecer a ele a melhor experiência dentro da sua loja é primordial para garantir que ele não só volte, como também indique outros compradores.

A grande questão por trás de um atendimento de sucesso, é a estratégia que você irá desenvolver para atender as necessidades e expectativas do seu cliente.

Para isso, entender quem é o seu cliente e o que ele busca, é o primeiro passo para pensar na melhor estratégia de atendimento.

Sobretudo, essa identificação do perfil de cliente, suas expectativas e necessidades, permitirá que você decida o melhor canal de atendimento e prepare sua equipe para esse atendimento.

Escolha o melhor canal

Obviamente, se sua loja é física, seu atendimento será presencial. Mas nada impede que sua equipe ofereça ao cliente canais de suporte como Whatsapp, telefone e até e-mails.

Por outro lado, lojas virtuais obrigatoriamente precisam contar com esses canais de suporte, para oferecer ao cliente uma melhor experiência na compra.

Sendo assim, a escolha do melhor canal de atendimento na verdade, é o fator que determinará como você irá preparar sua equipe para esse atendimento.

A verdade é que, mesmo que cada modelo de atendimento tenha suas particularidades, é preciso construir em cada um deles, um vínculo com o cliente.

Somente assim é possível promover a fidelização e o engajamento dele com a sua marca.

No entanto, ter o melhor canal e uma equipe que desconhece os modelos de atendimento, é pouco efetivo.

Prepare sua equipe

Preparar sua equipe para manusear esses canais de atendimento é primordial para garantir à experiência que irá promover a fidelização de seus clientes.

Independente de qual seja o canal escolhido, é primordial que a comunicação nesse canal seja realizada de forma eficiente e gere valor para seu produto.

Sobretudo, os canais de atendimento ao cliente precisam atender padrões de excelência.

1- Atendimento online

Chats de atendimento online precisam oferecer atendimento rápido e cuidadoso. Esse cuidado precisa ser minucioso.

A formalidade de escrita, cuidado com a ortografia e gramática, atenção as solicitações do cliente. Esses são cuidados primordiais para gerar no cliente a imagem de valor que ele busca ao empreender uma jornada de compra.

2- Atendimento presencial

Aqui, o cuidado com a apresentação é primordial. Desde o cuidado com sua loja, quanto com os seus vendedores.

Nesse modelo de atendimento é preciso atenção à comunicação verbal. Gírias, apelidos e linguagem extremamente informal podem causar um péssima impressão nos seus clientes.

Nesse sentido, oferecer à sua equipe treinamentos voltados para um atendimento de excelência, envolve postura e linguagens adequadas no espaço de trabalho.

Além disso é preciso preparar sua equipe para entender o tempo e a necessidade do cliente, de forma que esse atendimento seja empático e humanizado. O atendimento high touch, faz uma enorme diferença na fidelização do cliente.

Concluindo

Além do cuidado na escolha dos canais de atendimento, na preparação da equipe e na gestão de desempenho do seu negócio, escute seu cliente!

Certamente, será ele que te trará os melhores insigths para gerar sua fidelização! Para isso, mantenha-se aberto ao feedback e permita que mesmo as críticas, sejam acolhidas e tratadas como oportunidades de melhoria.

Seguindo cada uma dessas dicas, certamente sua loja estará à frente da concorrência na busca e indicação de clientes. Você descobrirá que apesar de desafiadora, a fidelização de clientes é um processo que permite o sucesso das suas vendas em todos os períodos do ano.

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