Veja como um atendimento personalizado ajuda na fidelização de clientes

2020-06-02T12:13:42-03:002 junho, 2020|Sem categoria|

Oferecer um atendimento único e humanizado é a melhor maneira para fidelização de clientes, para contar com uma carteira de clientes fiéis, que sempre voltam a comprar de sua marca, mesmo com valores mais atraentes no mercado.

Qualquer loja, seja física, seja digital, lida com uma concorrência voraz. Por mais que você trabalhe com produtos inovadores, sempre haverá alguém com uma ideia igual ou muito parecida com a sua. O segredo para fidelizar clientes e fazer com que eles sempre voltem a comprar com você é apostar no atendimento personalizado.

Mas diante de tantas preferências, como acertar no atendimento especial? Neste post, trazemos algumas dicas que vão ajudar. Confira!

Qual a importância da fidelização dos clientes?

Pesquisas mostram que o custo para a conquista de um cliente novo custa 5 vezes mais do que a retenção de um atual. Vários fatores influenciam nisso, como os investimentos em marketing e todo o trabalho feito para convencer o visitante a comprar da sua loja.

Sem o trabalho de retenção, a empresa começa a “andar em círculos” — ou seja, está sempre buscando novos consumidores e não consegue crescer, pensar em estratégias de aumento de faturamento ou expandir com novas filiais.

Além disso, quando se conta com uma cartela de consumidores fiéis, é possível realizar uma previsão de receita, importante para um planejamento financeiro e para estruturar o plano de negócios.

Os consumidores também podem dar feedback sobre o processo de compra e o atendimento da sua loja, fornecendo assim informações importantes para a melhoria do processo e para a estruturação de um estoque que tenha giro, ajudando ainda no fortalecimento da marca.

Outro ponto importante é o marketing boca a boca. Clientes satisfeitos indicarão o negócio para seus conhecidos, ajudando na aquisição de novos consumidores sem que haja um investimento direcionado para isso.

Como promover essa fidelização com a ajuda do atendimento personalizado?

Conforme apontado, todo negócio conta com uma forte concorrência. O que fazer, então, para que os seus clientes sempre voltem a comprar com você? O segredo está no atendimento personalizado, que faça com que cada um sinta-se único e tenha as suas necessidades atendidas.

Oferecer esse atendimento significa ajudar de maneira ativa o cliente a resolver o problema ou encontrar o que busca, de maneira amistosa e com uma abordagem próxima.

Nós sabemos que, com um volume grande de consumidores, pode ser um pouco complexo oferecer esse grau de personalização e entender cada pessoa que compra com você como alguém único e especial. Mas separamos aqui algumas dicas que vão ajudar nisso!

Conheça bem o seu cliente

Saber com quem você está falando é o primeiro passo para um atendimento com naturalidade. Sendo assim, o consumidor irá se sentir acolhido e reconhecido. Para isso, procure construir uma persona, um perfil de cliente com suas preferências e necessidades, para que a oferta possa se aproximar um pouco mais da demanda.

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Além disso, tente registrar informações importantes durante as interações com os clientes, assim como o seu histórico de compras e problemas. Uma loja de roupas, por exemplo, pode identificar a dificuldade de uma pessoa em encontrar a modelagem ideal de calças e usar essa informação durante o atendimento, sugerindo uma peça mais adequada.

Tenha um atendimento de qualidade à disposição

As redes sociais são excelentes canais de comunicação com o consumidor, que ajudam não só a entender melhor o que ele precisa, como também são úteis para um atendimento mais próximo, no qual o consumidor usa o perfil para obter mais informações sobre o produto, entrega e outras informações.

Algumas pessoas ainda preferem ter um atendimento mais próximo, por telefone. Também é importante disponibilizar esse canal de comunicação, que pode auxiliar na solução de problemas mais complexos.

Em qualquer um dos canais escolhidos, é importante prestar um atendimento de qualidade, com empatia, escutar ativamente e manter a cordialidade, com foco em proporcionar a melhor experiência possível.

Construa um relacionamento

Invista em estratégias de relacionamento para que o cliente sinta-se único, valorizado e seja muito bem tratado a cada contato, seja antes de efetuar a venda , seja depois, para tirar dúvidas e atender reclamações.

Além do histórico de informações, é importante humanizar o atendimento. Não se esqueça do nome do cliente e passe uma certa proximidade, para que ele perceba que pode contar com você.

Seja ágil

Um atendimento lento é extremamente desestimulante e mostra certo despreparo da empresa em lidar com o seu contingente de clientes. Os consumidores querem respostas rápidas e assertivas para os seus problemas.

Mesmo que se trate de uma questão mais complexa, que exija um tratamento diferenciado ou que deva ser encaminhado para outro setor, procure resolver em um prazo pequeno, se possível, antes mesmo do limite calculado.

Isso demonstra preocupação em solucionar a dificuldade do cliente e ele se sentirá mais à vontade para fazer novas compras, sabendo que contará com um suporte eficiente.

Procure surpreendê-lo sempre

Uma surpresa positiva é sempre uma boa maneira de cativar o freguês e fazer com que ele simpatize com a marca. Seja por meio de um atendimento muito acima da média, um pequeno presente ou um cupom promocional, essa atitude provoca a associação de sentimentos positivos ao local, com que ele sempre volte a fazer negócio.

Lembre-se de sempre tentar encantar o cliente e provavelmente ele voltará a buscar os seus produtos ou serviços.

Monitore constantemente

Acompanhar os resultados é vital dentro de qualquer estratégia da empresa. Apenas com essa prática, é possível identificar o que está, de fato, funcionando e os pontos a serem melhorados nos próximos períodos.

Identifique métricas importantes sobre a fidelização, como índice de reclamações, percentual de clientes que não fizeram mais compras e quantos retornam com frequência. Procure também monitorar a qualidade do atendimento, com a ajuda de pesquisas.

Embora seja um pouco trabalhosa, é essa mensuração que vai indicar se você está no caminho certo, antes que seja indicado com uma queda de faturamento.

Aplicando essas dicas de atendimento personalizado, é possível trabalhar a fidelização de clientes de maneira eficiente, agregando valor à sua marca e sem precisar de investimentos muito altos. Vale a pena apostar nessas práticas para ajudar na expansão do negócio.

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3 Comments

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