Erros na Black Friday: saiba o que não fazer!

2021-11-16T09:14:49-03:0016 novembro, 2021|Sales Performance Management|

Chegou novembro e você não sabe por onde começar? Então pare tudo e leia esse texto. Saiba como não cometer erros na Black Friday e conseguir alavancar as suas vendas nessa época do ano.

A Black Friday torna-se uma competição acirrada. Se você fizer corretamente, os indicadores financeiros da empresa podem chegar a triplicar em apenas um dia de venda. Ou seja, esteja preparado porque o faturamento, o número de pedidos, ticket médio de quem vende, bem como o capital de giro, adquire uma movimentação absurda nessa data do ano.

Portanto, para que suas vendas ocorram sem sustos, sua loja não pode cometer alguns erros na Black Friday. Confira a seguir algumas dicas do que não fazer nessa época do ano.

Exagerar nos descontos

Um dos principais cuidados ao colocar suas ofertas, é que não se deve dar descontos sem controlar a margem com análise correta.

Então, pense bem. Dar um desconto muito agressivo no e-commerce pode significar pagar para vender os produtos. Ainda mais se for considerado as pequenas taxas envolvidas na venda, como os impostos, cartão de crédito, antecipação de recebíveis e taxas de marketplace.

Um dos fatores mais importantes nessa época de vendas é saber qual a margem de contribuição de sua loja antes e depois de criar ofertas para a Black Friday. Essa é uma tática que deve ser usada para não ter prejuízo na hora das vendas.

Analisou e viu que sua margem para desconto é pequena? Então calma, não precisa sair vendendo só por vender, existe outra forma de chamar a atenção dos seus clientes.

Vincule pacotes com kits de produtos, por exemplo. Eles viabilizam a subida do ticket médio de venda na loja. Portanto, para que isso ocorra, devem ser observados os itens complementares que fazem sentido na compra de produtos e aliar com ofertas atrativas para a aquisição deles.

Erros com o frete

Quando suas vendas são online podem ocorrer alguns erros na Black Friday em relação ao frete. É claro que o frete grátis pode existir. Todavia esse frete deve estar atrelado a um ticket médio mais alto.

Ou seja, baseado na margem média do ticket, esse frete grátis é aplicado como estratégia de conversão. Sendo assim, ele não pode gerar prejuízos para a empresa.

Essa é uma das melhores épocas para vender os produtos que não estão saindo mais. Inclusive, é o momento de criar campanhas com promoções atrativas a nível financeiro. Ou seja, promovendo kits de produtos e compras de volume para liquidar o estoque. É uma ótima estratégia para otimizar o capital de giro.

Um dos erros graves nessa época é não controlar os gastos. Inclusive deve ser mantido ou aumentado os prazos de pagamento com fornecedores para controlar a estrutura de giro na empresa sempre comprando com moderação.

Para não ter erros na Black Friday é necessário ter boas ofertas. Ou seja, além de vender, é necessário encantar os clientes. Fazendo, com isso, que se tornem compradores recorrentes de sua marca.

Um dos erros na Black Friday mais comum é com a entrega dos produtos, que demoram e chegam só após o Natal. Por isso, avalie os tipos de serviços de postagem oferecidos. Inclusive, ofereça prazos de entrega que serão cumpridos. Tendo em vista isso, sua equipe precisa se preparar para fazer as remessas dos produtos em tempo satisfatório. Crie uma boa logística deixando o ambiente preparado para enfrentar esse período de vendas. E sempre deixe o cliente avisado de tudo.

O planejamento é essencial

Tentando se adaptar ao ambiente online, muitos se arriscam sem criar um planejamento. Isso pode ser uma grande decepção para todos os envolvidos e acabar prejudicando seu negócio, pois um cliente insatisfeito pode não voltar a procurar a loja.

Sendo assim, o planejamento é fundamental para se preparar em uma data tão especial do mercado. Por isso é preciso levar em conta tudo, desde a divulgação da ação, preparação do ambiente online, cuidado com o layout, logística, e outros imprevistos que irão surgir.

Nunca tente se beneficiar enganando o consumidor. Nos anos anteriores, algumas empresas chegaram a aumentar o preço dos produtos semanas antes para que na Black pudessem oferecer mega descontos.

É melhor você oferecer um desconto pequeno e justo do que simplesmente enganar o cliente com propaganda de preços enganosos.

E, por último, tenha em sua loja ofertas que sejam irresistíveis. Claro, dentro do planejamento necessário, como já falamos anteriormente.

Divulgue e esteja atento aos detalhes

Uma Black Friday sem divulgação pode ser um fracasso. Então, tão importante quanto planejar os descontos, é criar uma boa estratégia de divulgação para atrair os clientes.

Não deixe de criar boas estratégias, para não correr o risco de não ser visto ou ser visto tarde demais por aqueles clientes potenciais. Para isso use todas as mídias como anúncios, divulgação nas redes sociais e e-mails.

O consumidor levará em consideração a comunicação visual nas lojas online e físicas. Portanto, invista nisso. Mas cuidado para não deixar informações em excesso com cores aleatórias. Crie uma boa interface.

Um dos erros na Black Friday é esquecer do atendimento ao cliente. Sendo assim, é muito importante para aumentar suas vendas no dia da Black Friday lembrar da qualidade do atendimento. Isso significa ouvir as perguntas e dúvidas levando em consideração as necessidades e interesses do cliente em potencial.

Um aplicativo de gestão é perfeito para te auxiliar e ter um final de ano promissor para sua loja. Você já conhece a Casting? Um app que resolve tudo para você e faz você vender mais e melhor.

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Agora que você já sabe quais erros na Black Friday você não deve cometer, aproveite para aumentar ainda mais seu conhecimento. Confira esse artigo que preparamos para você sobre Como capacitar equipes de vendas através de treinamento.

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