Entenda como usar a gamificação para motivar o time de vendas

2019-06-24T10:11:29-03:0027 junho, 2018|Gameficação|

Já falamos aqui no blog sobre o que é gamificação e quais benefícios ela pode trazer ao seu negócio, agora, neste artigo iremos retratar como utilizar esta dinâmica para motivar o time de colaboradores e consequentemente amplificar os resultados do seu time de vendas de forma contínua.

Assim como no mundo dos games, a evolução está presente em praticamente todas as empresas no mundo, no entanto, para tirar o máximo de proveito das novas tendências é indispensável saber como utilizar algumas destas ferramentas tecnológicas para que seu negócio não se torne ultrapassado em relação à concorrência.

Dentre essas novas tecnologias que impulsionam o desempenho do seu varejo, a gamificação têm se destacado e conquistado cada vez mais espaço nas empresas.

Uma pesquisa realizada pela Gartner revelou que 40 % das empresas presentes no ranking da revista americana Fortune 1000, que reúne as mil maiores empresas dos Estados Unidos, utilizam a gamificação como solução para impulsionar o rendimento de seus colaboradores.

Manter a sua equipe motivada é um dos principais desafios para o gestor, e é justamente para este tipo de situação que a gamificação pode ser uma ferramenta essencial. Utilizar elementos presentes nos jogos, sejam eles digitais ou reais, na rotina de trabalho, pode contribuir positivamente com o desempenho do time em tarefas diárias.

Aprenda a montar uma estratégia de gestão de vendas
para Engajar seus Vendedores de uma forma Divertida

Aplicando a gamificação

Todos os jogos possuem regras, porém nem todas estão escritas nos manuais, por exemplo, o primeiro passo para o jogo fluir é que todos os participantes queiram jogar, uma vez que alguém não esteja disposto a participar, o desempenho de todos os outros podem ser comprometidos. Seguindo este princípio, para aplicar a gamificação em seu negócio é necessário que todos estejam engajados na dinâmica.

Com toda a equipe envolvida no projeto, o gestor pode definir objetivos de curto ou longo prazo entre seus colaboradores, sempre recompensando quem conseguir os melhores resultados, desta forma a equipe estará sempre motivada a evoluir e alcançar maiores rendimentos.

Atualmente o que vemos presente em grande parte dos comércios é o sistema de metas, em que o vendedor ganha uma certa comissão após alcançar um número X de vendas, exemplo, após vender 10 mil reais o vendedor passa a receber uma quantia além do seu salário. Neste formato o vendedor se esforça até alcançar a meta estipulada, após isso não há mais motivação para aumentar o número de vendas.

Com a gamificação a dinâmica passa a ser diferente, do tipo, o vendedor que conseguir 10 vendas em um dia ganha pontos que no final do mês serão calculados, e quem conquistar mais pontos poderá sair mais cedo na sexta feira ou então ganha algum prêmio físico. Desta maneira o colaborador não se acomoda após alcançar sua meta, se sente motivado todos os dias para ganhar mais pontos, e os que não alcançarem a melhor colocação vão se esforçar ainda mais para o próximo desafio.

 

Principais desafios para os gestores

Com a gamificação aplicada de maneira correta os resultados são visíveis, tanto na parte do rendimento quanto na relação entre o time de vendas, porém é necessário se atentar a alguns pontos para não tornar uma competição saudável em uma batalha de todos contra todos. Neste sentido o gestor tem um papel de extrema importância no vínculo entre os colaboradores.

Um dos elementos necessários para o projeto funcionar bem é não utilizar os colaboradores com melhores resultados para desmotivar os outros, pelo contrário, é mais importante parabenizar por uma conquista do que punir por uma falha, pois assim, todos enxergam que o esforço é reconhecido e buscam desempenhos melhores.

Não há uma receita pronta para aplicar a gamificação no cotidiano de seu varejo, o ideal é conhecer cada membro de seu time e saber quais são as suas dificuldades e as suas vontades em relação ao trabalho, assim então, há diversas formas de se criar desafios e estimular a competitividade, utilizando como motivação para o time melhorar o desempenho.

De modo geral, todas as partes ganham quando a gamificação é implementada de maneira correta, o gestor mantém sua equipe determinada e os colaboradores se esforçam para melhorar a cada dia. Desta forma também é possível mensurar o desempenho individual de cada membro, identificando os principais obstáculos de cada um, com isso a relação gestor-colaborador se torna mais humanizada e menos generalizada.

Aprenda a montar uma estratégia de gestão de vendas
para Engajar seus Vendedores de uma forma Divertida

Aumente suas vendas

Para elevar o nível de desempenho de seu negócio a Casting oferece um módulo de gamificação para manter seu time motivado, estimulando a competição de maneira correta e alavancando as suas vendas de forma constante.

Como qualquer outra tecnologia, a gamificação também precisa ser utilizada de maneira certa, pois se for implementada de forma equivocada as consequências podem não ser agradáveis, porém, quando é empregada corretamente os benefícios são notáveis e frequentes.

Para conhecer ainda mais sobre estas dinâmicas e outros projetos para amplificar sua rede varejista siga a SER nas redes sociais e mantenha-se sempre atualizado sobre as tendências e soluções em Recursos Humanos para o seu varejo.