Entenda como fazer um follow-up de vendas impecável!

2019-06-13T14:17:36-03:0026 março, 2019|Capacitação no Varejo|

Investir no follow-up de vendas ajuda muito a aumentar o retorno do investimento feito em marketing, afinal, essa prática ajuda a transformar interessados em clientes. A seguir, entenda mais sobre o tema!

Você já ouviu falar em follow-up de vendas? Essa prática pode aumentar muito o sucesso dos contatos com os seus prospects, ajudando a envolvê-los e fazendo com que eles realmente se tornem seus clientes.

Alguns vendedores podem ficar um pouco perdidos e sem saber como realizar um bom follow-up. Outros até mesmo perdem a linha e acabam afastando o cliente por pressioná-lo demais durante esses contatos.

Neste post, vamos dar algumas dicas para que você consiga fazer um follow-up de qualidade. Confira!

O que é follow-up e quais são as suas fases?

O follow-up é o acompanhamento feito com o cliente pelo vendedor. Ele pode ser dividido em três fases. Acompanhe.

Pré-venda

Em primeiro lugar, os vendedores fazem uma pesquisa e abordam os clientes em potencial com informações importantes que ajudam a engajar e a concretizar a venda. É muito comum em empresas que têm uma boa lista de leads e procuram qualificá-la, antes de perder tempo tentando vender para pessoas que dificilmente vão ter interesse no produto ou serviço.

Durante a venda

Em segundo lugar, o follow-up durante a venda é extremamente importante. Quando o vendedor passa a proposta, mas não recebe nenhum retorno, é interessante entrar em contato para confirmar se o e-mail foi recebido e se dispor a esclarecer as dúvidas que surgirem.

Descubra quais as melhores técnicas para
treinar seus colaboradores!

Pós-venda

Em terceiro lugar, trabalhar o pós-venda. Essa fase é essencial para fidelizar o cliente, que vai se sentir respeitado e saber que pode contar com a marca caso ocorra qualquer problema ou caso tenha dúvidas, estabelecendo assim uma relação de confiança.

Como fazer um follow-up eficiente?

Com essas dicas, você vai conseguir fazer um follow-up que ajude na concretização de vários contratos e vendas. Confira.

Utilize um CRM

Um software com CRM vai dar a você um controle maior do funil de vendas, ajudando a acompanhar os contatos com os clientes e mantendo os dados das negociações anteriores organizados. Vendedores que usam um sistema CRM conseguem vender mais justamente porque têm um acompanhamento melhor do cliente.

Seja amigável

A pior atitude na hora de fazer o follow-up é pressionar o cliente, porém é importante ter certa persistência para fazer com que ele feche negócio com você. Mostre-se disponível, tenha cuidado com o tom de voz, seja proativo e fique atento à frequência dos contatos.

Descubra quais as melhores técnicas para
treinar seus colaboradores!

Mantenha os clientes informados

Entre as ligações, é interessante mandar um whatsapp ou e-mail para manter a conexão com o cliente. Procure enviar conteúdos que sejam interessantes e informações que possam reforçar o follow-up e fortalecer o relacionamento.

Novidades como descontos, condições diferenciadas de pagamento ou uma característica inovadora do seu produto ou serviço também são bons ganchos para a manutenção do contato.

Com essas dicas, você vai conseguir realizar um follow-up de vendas impecável e fazer com que os clientes se tornem consumidores fiéis da marca. O relacionamento construído por meio dessa prática faz com que essas pessoas sempre voltem a procurar você quando tiverem dúvidas e precisarem fazer novas compras.

Aproveite para seguir os nossos perfis no Facebook e no Linkedin para receber mais informações que vão ajudar nas suas vendas!