Entenda a importância do pós-venda para maximizar os resultados

2020-08-17T16:00:05-03:0022 janeiro, 2019|Capacitação no Varejo|

O pós-venda pode fazer toda a diferença na satisfação do seu cliente! Confira neste artigo como entregar valor após a compra e por que você deve começar a já se preocupar com isso!

Um atendimento de qualidade entrega boas experiências em todas as etapas. Uma venda não termina com a compra. O relacionamento com o cliente, que se iniciou lá no interesse dele pelo seu serviço ou mercadoria, continua no pós-venda. Deixar a desejar no tratamento após o comprador sair da loja pode colocar todo um ótimo atendimento a perder.

É importante não apenas oferecer garantia, mas ter o cuidado de levantar informações sobre a satisfação do cliente, estar à disposição para sanar dúvidas e, além de descobrir pontos que podem ser melhorados, solicitar a autorização para entrar em contato quando surgirem novas oportunidades de negócio.

Vamos mostrar neste artigo como é essencial dar atenção ao momento depois do pagamento! Continue com a gente neste post e veja por quais razões o pós-venda tem de ser encarado com atenção e seriedade pela sua empresa.

Fidelizando o cliente

O pós-venda é quando o cliente passa de um mero comprador para um defensor da sua empresa. Você com certeza já ouviu que a melhor propaganda é o elogio do freguês atendido, não é mesmo? Portanto, entregar qualidade no pós-venda é alimentar essa prática.

Nutrir o comprador com informações úteis após a aquisição do seu produto, como complementações do manual de instruções ou formas de aproveitar melhor a nova aquisição, por exemplo, vai agregar valor ao relacionamento com o cliente e torná-lo um disseminador da sua marca.

É nessa hora que você fideliza o seu público e garante a prospecção orgânica. O boca a boca é muito poderoso e investir em um bom tratamento depois da compra potencializa o engajamento dos consumidores e reforça o atendimento de excelência que você prestou no processo de compra.

Aumentando as vendas

Conquistar a lealdade do consumidor é potencializar seus resultados. Uma estratégia focada em suprir as necessidades do público após o pagamento é uma forma de manter o relacionamento longevo e garantir novas aquisições desse mesmo comprador.

CTA ebook gestão de pessoas no varejoPowered by Rock Convert

Manter um cliente custa muito menos do que atingir novos públicos. Além disso, quem prioriza um atendimento de qualidade e encontra isso em uma empresa tem um ticket médio de compra maior, ou seja, aceita pagar um pouco mais pelo tratamento diferenciado que recebe.

Por isso, ter uma equipe voltada exclusivamente para um pós-venda de qualidade é sair na frente da concorrência. Ter um carinho em datas especiais, como oferecer um desconto no aniversário ou entregar um produto antes do prazo são ações valorizadas e que farão com que essa pessoa volte a comprar com você

Entendendo o consumidor

Manter o relacionamento ativo é conhecer profundamente o seu público. Saber coletar e interpretar dados é essencial para o planejamento estratégico da empresa. É após uma venda satisfatória o melhor momento para intensificar esse relacionamento. Um cliente feliz está mais propenso a prestar as informações pedidas.

São essas informações que vão embasar novos lançamentos, apontar os pontos fortes e fracos da sua equipe e melhorar a atuação nas próximas vendas. Por isso, é fundamental ter um processo organizado e aprender com as experiências.

Outro aspecto importantíssimo é entregar o que foi prometido. Não se comprometa com coisas que não poderá fornecer. Não adianta terceirizar o que não der certo, transferir para a transportadora o atraso na entrega, por exemplo. Assuma as responsabilidades e prometa apenas o que está sob o seu controle para não decepcionar. Honrar a palavra é construir confiança.

Ter uma equipe bem preparada para entregar valor no pós-venda vai potencializar seus resultados. Invista em um treinamento específico para essa etapa e veja como isso vai fidelizar seus clientes e atrair ainda mais público para o seu negócio!

Existem formas de melhorar sua atuação nas diferentes etapas de atendimento ao público como por exemplo a venda consultiva. Você já ouviu falar sobre isso? Confira neste artigo essa outra prática que também impacta diretamente nos seus resultados!