Dicas para vender na Black Friday

2021-11-09T09:03:17-03:009 novembro, 2021|Sem categoria|

A proposta para o comércio de 2021 é de uma Black Friday mais promissora do que no ano passado. Por isso aproveite essas dicas para vender mais!

A Black Friday é considerada uma das datas mais importantes do comércio, principalmente o eletrônico, perdendo só para o Natal. Sendo assim, ela acontece, anualmente, no fim do mês de novembro e é realizada na quarta sexta-feira desse mês.

Por ser uma tradição do comércio, a Black Friday representa grandes vendas. O E-commerce brasileiro, por exemplo, aponta alguns setores de maior interesse do consumidor. São os de vestuário, acessórios, eletrônicos, seguido dos computadores, viagens, calçados e os smartphones.

Devido a retomada financeira no mercado atual e os novos interesses do consumidor, espera-se que em 2021 a Black Friday alcance novos recordes de vendas.
Por isso a perspectiva é positiva. Mas como utilizar disso para a sua loja? Veja a seguir algumas dicas para vender muito esse ano.

Tenha uma estratégia

Os hábitos dos consumidores, por exemplo, tiveram uma grande mudança durante a pandemia. Por isso, fazer uma análise detalhada dos dados da sua empresa fará grande diferença nessa Black Friday.

Com o auxílio de insights apropriados, as decisões ampliarão as vendas e potencializarão os ganhos futuros.

Para iniciar as vendas adequadamente, será necessário ter uma base concreta para a interpretação dos dados a serem coletados pela equipe de vendas. Ou seja, esses profissionais precisarão estar preparados.

Além disso, será preciso acompanhar as tendências e o rumo que o mercado está tomando nessa época. Dentro das novidades entre os mercados está o aquecimento para dar início a Black Friday.

Com o intuito de iniciar a promoção da sexta-feira de Black Friday, é preciso ter em mente o engajamento do público, fazendo estratégias de acordo com os dados coletados.

Fique atento aos meios de pagamento

Para a Black Friday 2021, você precisa estar atento para as diversas modalidades de pagamento. Com isso, o consumidor se sentira à vontade na hora de concluir suas compras.

Pensando nisso é importante desenvolver os métodos antecipadamente. Dentre eles as lojas podem oferecer pagamento com PIX, PicPay, Ame e outras plataformas digitais. Além desses alguns outros métodos de pagamentos estão sendo utilizados pelos consumidores, principalmente nesse período pós pandemia. Como por exemplo o pagamento por aproximação que tem ajudado a não ter contato na hora do pagamento.

Aposte nos canais digitais

Além de promover aumento nas vendas, a Live Commerce surgiu como uma oportunidade de ganhar espaço e popularidade no mercado. Sendo assim, ao planejar Lives que divulguem as promoções, o comercio poderá ser mais incentivado e divulgado. Aposte na criatividade!

Com isso, vários canais estão sendo utilizados para conquistar os clientes e devem ser lembrados no momento de criar sua estratégia para a Black Friday. Nos meios online por exemplo, o WhatsApp está sendo a grande tendência do momento. Veja mais a seguir.

Atendimento Omnichannel

Uma experiência satisfatória requer um atendimento que seja usado através de diversos canais. Portanto, o atendimento omnichannel é uma tendência necessária para diversificar o contato com o consumidor.

Nas vendas da Black Friday, o WhatsApp pode ser um ótimo aliado para promover as novidades junto aos clientes. Lembre-se que esse período é uma oportunidade de progresso e de crescimento para o e-commerce atualmente.

Por isso, a dica aqui é: aposte no pós-venda para manter aquele cliente de Black Friday. Planeje uma ação para esses consumidores.

Você sabia que essa Black Friday pode ser considerada a mais digital de todas as épocas? Por isso, é importante deixar o cliente confiante para comprar seus produtos em qualquer canal.

Traga, portanto, segurança nas informações. Atente-se a divulgar a política de troca, devoluções ou desistência. Além disso, é importante verificar o Código de Defesa do Consumidor para saber se você está de acordo com todas as regras.

Nas lojas virtuais, a regra é válida, e os estabelecimentos são obrigados a efetuar a troca ou devolução, caso o consumidor se arrependa em até 7 dias após o recebimento do produto ou a efetuação da compra.

Em relação ao frete, verifique a possibilidade de várias modalidades de entrega, inclusive retiradas.

O consumidor sempre pesquisa os produtos trazem informações corretas, sobre as características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazo de validade e origem. Por isso, apresente essas informações de maneira clara e que transmita confiança.

Aproveite e leia esse texto sobre a Lei de Proteção de Dados.

Black Friday ou Black Week

No Brasil, a Black Friday tem uma data marcada, mas em muitos comércios, ela não acontece apenas durante a quarta sexta-feira de novembro. Algumas lojas fazem várias campanhas e promoções que acontecem toda a semana que antecede a data. Esse movimento é chamado de Black Week.

São inúmeras as opções de produtos e serviços ofertadas na Black Friday e na Black Week por um preço menor do que o do resto do ano. Por isso é necessário fazer uma estratégia anterior e verificar qual dessas duas maneiras mais se enquadra no perfil da sua loja.

Invista em treinamento

Vendedores e gestores devem estar preparados para a alta demanda de clientes. Com isso, também é necessário um treinamento reforçando como será a estratégia da Black Friday e informações sobre os produtos. O Aplicativo Casting por exemplo, pode auxiliar a gestão da sua empresa na hora de passar as informações e tirar as dúvidas do time de vendas.

Falando em Black Friday, esse mês teremos uma condição especial, até dia 30/11/2021. Saiba mais e fale com um especialista.

Aproveite essas dicas e faça dessa Black Friday a melhor para o seu comércio. Invista em estratégias com base nos dados da sua empresa, verifique os meios de pagamento para estar dentro do que os clientes estão usando hoje em dia. Além disso, lembre-se dos meios digitais e conquiste esses consumidores.

Para tudo ir bem, invista em um bom treinamento em seu time. Uma equipe preparada vende muito! Além disso, são capazes de conquistar aqueles clientes que estavam ali apenas pelo preço promocional. Veja também esse artigo que preparamos para você, 6 indicadores de treinamentos para analisar e motivar os colaboradores.

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