Descubra quais as melhores dinâmicas para equipe de vendas

2019-09-19T14:05:44-03:005 dezembro, 2018|Gestão de Pessoas no Varejo|

Você sabe quais são as melhores dinâmicas para a equipe de vendas? Descubra em nosso post!

Os seus colaboradores estão se sentindo motivados? Você sabe o que é preciso fazer para alcançar esse objetivo? Contar com uma equipe capacitada e motivada é essencial para o sucesso do seu negócio. Por isso, é necessário contar com estratégias e com o uso de dinâmicas para equipe de vendas, especialmente, para que isso seja possível.

Com o uso de atividades eficientes e engajadoras, você vai notar uma melhora interna, com seus funcionários mais produtivos e satisfeitos. Além disso você perceberá resultados positivos nas vendas do seu negócio.

Quer entender mais sobre o assunto e descobrir o que você pode fazer? Então continue a leitura e confira!

Dinâmica das bandeiras

Uma competência muito importante para um bom vendedor é o autoconhecimento. Isso porque, para ter sucesso com o cliente, é preciso que o profissional saiba muito bem quem ele é e quais são as suas principais potencialidades, assim como as dificuldades que enfrenta.

Nesse aspecto, a dinâmica das bandeiras pode ser uma grande aliada para auxiliar cada um dos membros da equipe a se conhecer e melhorar a integração entre eles.

Para ela, é necessário que você explique um pouco o significado das bandeiras para os países e mostre que cada cor e desenho possui um significado próprio. Após esse momento, distribua folhas de papel e lápis de cor para a equipe e peça para cada um criar a própria bandeira livremente.

Então, peça que cada um explique o significado da bandeira e o que cada elemento representa. Dessa forma, o vendedor tirar um tempo para refletir sobre si mesmo e as suas próprias características. Já os membros da equipe têm a oportunidade de se conhecer melhor, o que aumenta a integração.

Saiba como alcançar a máxima
produtividade de seus vendedores!

Maiores conquistas

Muitas vezes, diante de um não do cliente, os vendedores podem se sentir desmotivados a continuar o trabalho. Isso prejudica os resultados da empresa como um todo, assim como a satisfação da equipe com o trabalho realizado.

Para dar uma injeção de ânimo no time, você pode investir em uma dinâmica que relembre todos sobre as maiores conquistas que já tiveram. Para isso, basta distribuir lápis e papel para o grupo e pedir que cada um escreva sobre a maior conquista que já tiveram em vendas.

A partir disso, peça que o grupo compartilhe as histórias e mostre quais foram as estratégias utilizadas para a conquista e como cada um lidou com os obstáculos ao longo do caminho.

Dessa forma, a equipe acaba se sentindo mais motivada ao ver tanto as próprias conquistas quanto as dos colegas. Além disso, o time troca ideias sobre boas práticas em vendas, o que pode auxiliar na capacitação de colaboradores.

Superando desafios

Em qualquer trabalho, os colaboradores enfrentam desafios diariamente. Eles precisam estar capacitados para superá-los e encarar as dificuldades enquanto grupo. Isso pode garantir resultados positivos para a empresa.

Para auxiliar nesse processo, você pode iniciar uma dinâmica na qual cada um dos profissionais deve escrever em um papel os principais desafios que enfrenta no trabalho todos os dias.

Eles devem ser livres para dar opiniões tanto sobre o dia a dia das atividades como em relação ao ambiente de trabalho. Para favorecer esse momento, você pode pedir para que todos os papéis sejam anônimos e recolher ao final da dinâmica.

Após esse momento, leia cada um e peça ao grupo que discuta soluções e planos de ação a serem implementados para resolver esses problemas. Com isso, a equipe sai da dinâmica com ideias inovadoras e ânimos renovados para alcançar os melhores resultados na empresa.

Como você pode perceber, implementar dinâmicas para equipe de vendas pode ser uma ótima estratégia na hora de capacitar os colaboradores e melhorar a motivação e engajamento do time. Além disso, essa estratégia abre espaço para a integração dos profissionais e troca de ideias sobre a realidade do trabalho.

E aí, gostou do conteúdo do post? Quer saber mais sobre o assunto? Então descubra agora mesmo quais são os melhores indicadores para as vendas da sua empresa!