Descubra agora como aumentar a produtividade do seu time de vendas

2019-06-17T14:38:23-03:005 abril, 2019|Capacitação no Varejo|

A produtividade da equipe de vendas é crucial aos negócios e à satisfação dos clientes. Para tanto, deve contar com gente alinhada, treinada e motivada. Veja como no artigo!

A maior produtividade de vendas é muito importante e pode ser alcançada com a boa gestão de equipes. Quando os profissionais estão alinhados, motivados e treinados, há pouca coisa que não pode ser alcançada. Logo, toda a organização é beneficiada.

Infelizmente, a preocupação com a produtividade nem sempre faz parte do ambiente de trabalho. Estima-se que apenas 39% do expediente é realmente produtivo, e o tempo restante é perdido com atividades menos importantes. Então, como mudar isso?

Saiba como utilizar os indicadores e quais
os benefícios para seu time de vendas!

Nos próximos tópicos, explicamos como aumentar a produtividade de vendas e fazer uma ótima gestão da sua equipe. Por essa razão, continue a leitura com atenção.

Melhore a comunicação interna empresarial

Em primeiro lugar, é preciso melhorar a comunicação interna. Mesmo que os vendedores sejam talentosos e motivados, sem diálogo tudo pode falhar. É necessário que as mensagens cheguem do emissor até o receptor, com o mínimo de ruídos possível. Para tanto, o gestor deve agir em dois sentidos: estimular o compromisso da liderança pelo assunto e integrar novos canais de comunicação (como murais de recados online e sistemas especializados). Desse modo, todos poderão atuar com maior alinhamento.

Tenha metas realistas e desafiadoras

Criar uma boa meta é um verdadeiro desafio. Se por um lado ela precisa ser realista, por outro deve ser desafiadora. Esse meio-termo é uma linha tênue e difícil de alcançar, por isso o gestor de vendas deve estar atento à formulação de metas inteligentes. Nesse caso, o padrão mais comum é o SMART, que representa o acrônimo de 5 palavras do inglês. Também é possível usar o método OKR, que consiste na definição de objetivos principais, e fragmentá-los em resultados-chave, chamados Key Results.

Tenha prazos curtos e estimulantes

Em muitas empresas, os clientes esperam entre um e dois dias para obter um retorno de qualidade. É um prazo grande demais e pode estar comprometendo as vendas. Logo, cabe ao gestor estabelecer prazos mais curtos e engajar seus subordinados. Portanto, tenha prazos de apenas alguns minutos para retornar ao cliente ou horas, se for algo realmente complexo. Não permita que o trabalho que pode ser feito hoje seja deixado para amanhã, pois depois ele será adiado novamente e vai afetar os negócios.

Saiba como utilizar os indicadores e quais
os benefícios para seu time de vendas!

Use boas tecnologias em favor do time

Atualmente, há poucas coisas que não podem ser melhoradas com a tecnologia. O processo de venda, por exemplo, pode se tornar mais fluido e funcional. Já a gestão da equipe pode se tornar mais acertada, interativa e agradável. Um bom software ajuda a monitorar os indicadores de desempenho, definir metas ao time, gerar feedbacks de qualidade, acompanhar o progresso dos vendedores e várias outras coisas. Por esse motivo, tem um impacto direto na produtividade de vendas.

Como pôde observar, há diferentes táticas para aumentar a produtividade de vendas e garantir o maior envolvimento do time de trabalho. Melhorar a comunicação, ter boas metas, definir prazos apertados e contar com tecnologia de ponta são os primeiros passos, então não deixe de usá-los.

E ai, gostou do nosso artigo? Aproveite para baixar nosso e-book e descobrir como dar um ótimo feedback na área de vendas. Assim, seu time será mais bem direcionado. Boa leitura!