Datas comemorativas: como criar um calendário e fazer boas campanhas

2020-12-22T13:05:30-02:005 junho, 2018|Sales Performance Management|

Desfrutar de datas comemorativas para aumentar as vendas, e, consequentemente, o faturamento, é, hoje em dia, uma estratégia para conseguir permanecer no varejo. Ter os marcos dessas datas no calendário ajuda com que os varejistas possam realizar um planejamento que reúna estratégias para cada um desses momentos.

Sendo assim, com esse planejamento feito, o varejista pode elaborar ações promocionais que se tornem atraentes para os clientes, alcançando o objetivo de melhora nas vendas.

As datas comemorativas do varejo podem se tornar ótimas estratégias e alavancar suas vendas e nada melhor do que aproveitá-las não é mesmo? Por isso, selecionamos pra você algumas dicas e datas que podem ser interessantes para o planejamento de alguma ação.

Mas antes, você sabe como criar um calendário eficiente de datas comemorativas do varejo?

Dê mais importância para as datas que tenham uma maior relação com o seu segmento

Para criar um calendário perfeito e que te possibilite a fazer boas campanhas é importante escolher quais datas se encaixam melhor para a sua empresa.

Cada segmento de atuação trabalha com produtos e públicos diferenciados e, nas datas comemorativas do varejo não é diferente. Cada data acompanha clientes específicos assim como produtos direcionados para essa comemoração.

Por exemplo, para estabelecimentos que vendem chocolates, é válido investir na Páscoa, já que a data é totalmente relacionada a chocolate, e, também, no dia das mães, dia dos pais, dia dos namorados e Natal, já que são datas que implicam em presentear, e chocolates são considerados bons presentes.

Planeje ações de acordo com o público-alvo, com o que esse público está procurando e invista em promoções especiais para aquele determinado dia. Para isso você precisa conhecer o seu cliente e ter seus objetivos bem desenhados para que, nas datas comemorativas do varejo, você aproveite as datas corretas de acordo com seus produtos e público.

Isso não impede a realização de outras ações em datas que tenham menos relação com o segmento. Porém, para isso, é interessante selecionar as datas nas quais terão promoções com antecedência e fazer um planejamento para que as coisas não fiquem para última hora e acabem sendo deixadas de lado.

Mantenha a equipe treinada e o estoque abastecido

Treinamentos são muito importantes para que os vendedores estejam sempre a par do que está acontecendo na loja. Com o varejo competitivo e dinâmico que temos hoje em dia, não há muito tempo para realização de treinamentos presenciais, e isso, muitas vezes, acaba sendo deixado de lado. Sendo assim, a Casting, solução da SER, é uma opção para treinamentos curtos e focados via smartphone, que podem ser realizados a qualquer momento e a qualquer lugar.

CTA ebook treinamento de vendas

O Casting também é útil para manter a equipe engajada. Com ele, é possível acompanhar as metas de cada vendedor e da empresa no geral. Estabelecer metas em datas comemorativas é indispensável, por isso, saiba com antecedência quais serão as datas em que serão feitas atividades.

Manter o estoque abastecido e organizado nessas datas é extremamente importante, tendo em vista a maior venda. Portanto, aprender a organizá-lo de forma correta é bastante vantajoso, já que é fundamental ter um volume de mercadorias ideal para que produtos não faltem e nem fiquem parados.

Invista em ferramentas de controle de estoque e tenha sempre o controle dos seus produtos para que seus clientes não tenham que ir para a concorrência a fim de acharem o que precisam. Aproveite e veja mais dicas para solucionar a falta de produto no estoque de sua loja, clique aqui.

Ofereça diferentes formas de pagamento

Descontos, parcelamentos, entre outros, são formas de pagamento que podem interessar aos clientes. Assim, ofereça essas e outras opções para que o consumidor se sinta à vontade para pagar como melhor lhe convém.

Essa flexibilidade também ajuda na hora de fidelizar e manter clientes, já que esses se sentem mais confortáveis em fazer compras naquele determinado local e sentem que a loja deposita uma confiança maior neles próprios.

As datas comemorativas do varejo são uma ótima oportunidade para conquistar novos clientes por isso, invista em seu sistema de pagamentos para que seu cliente esteja à vontade para pagar da forma que for mais conveniente.

É importante também estar sempre atualizado aos novos sistemas de pagamento. O PIX por exemplo é um novo sistema de pagamentos e transferências que pode sim ser utilizado no seu negócio e ele já está funcionando a todo vapor. Além disso, outras formas novas de pagamento que estão na moda nessa era de novos clientes são os cartões com aproximação, aplicativos com cashback, entre outras formas de finalizar o pagamento.

Tenha uma boa comunicação verbal e visual

A comunicação é um dos fatores mais importantes para o aumento das vendas. Por isso, manter um bom relacionamento com o cliente através do envio de e-mail marketing, mensagens nas redes sociais ou, até mesmo, no próprio telefone (tudo isso se autorizado previamente pelo cliente) é uma maneira de manter a comunicação e manter o cliente informado das promoções e novidades do estabelecimento.

Além disso, a comunicação visual também pode ser feita de diferentes maneiras. Vitrines personalizadas, sinalizações nas lojas como banners, adesivos, flyers, e posts com artes em sites e nas redes sociais são interessantes para chamar atenção de clientes.

Os posts nas redes sociais, em especial, têm uma visibilidade maior devido a fácil difusão por meio de compartilhamentos, logo, capriche em artes que chamem a atenção e que sejam atrativas, para que cada vez mais pessoas se interessem.

Por fim, planeje o calendário de datas comemorativas que fazem mais sentido para o seu negócio e pense com antecedência nas ações que serão realizadas.

Aproveite as datas comemorativas do varejo para divulgar sua empresa como nunca, principalmente naquelas datas que são a cara do seu produto. E lembre-se que a comunicação entre vendedor e cliente deve ser a melhor possível por isso, invista em treinamentos e prepare sua equipe. Deixe-os bem motivados para que sua simpatia atraia a clientela.

Lista de datas importantes

A seguir, disponibilizamos uma lista, separadas por mês, com datas importantes para o varejo que podem te auxiliar.

Janeiro

01/01 – Dia mundial da paz

07/01 – Dia do leitor

Fim do mês – Volta às aulas

Fevereiro

Carnaval

14/02 – Valentine’s day

19/02 – Dia dos esportistas

Março

08/03 – Dia internacional da mulher

15/03 – Dia mundial do consumidor

Abril

Páscoa

07/04 – Dia mundial da saúde

13/04 – Dia do jovem

28/04 – Dia do frete grátis

Maio

Segundo domingo do mês – Dia das mães

01/05 – Dia mundial do trabalho

Junho

12/06 – Dia dos namorados

Julho

07/07 – Dia mundial do chocolate

20/07 – Dia do amigo

Agosto

Segundo domingo de agosto – Dia dos pais

15/08 – Dia do solteiro

Setembro

15/08 – Dia do cliente

Outubro

12/10 – Dia das crianças

15/10 – Dia dos professores

29/10 – Dia das flores

31/10 – Dia das bruxas (Halloween)

Novembro

Penúltima sexta de novembro – Black Friday

19/11 – Dia Internacional do homem

Dezembro

Férias

04/12 – Dia da propaganda

21/12 – Dia do atleta

25/12 – Natal

Existem várias outras datas comemorativas do varejo que podem ser valorizadas e inseridas no contexto de sua empresa. Pesquise, faça um levantamento com base nessa lista acima e em outras datas importantes.

Por isso, agora selecione as datas que mais tenham relação com o seu negócio e prepare as ações a serem realizadas desde já!

Planeje o seu calendário

Pense com antecedência nas ações que serão realizadas. Nas datas comemorativas do varejo você precisa ter uma equipe de vendas bem treinada pois essas datas são oportunidades para ampliar o faturamento e merecem atenção especial no planejamento.

O planejamento de ações promocionais pode contribuir para sua loja vender melhor sempre por isso, planeje suas ações e seja bem competitivo em relação aos concorrentes.

Sendo assim, quando a data escolhida estiver se aproximando invista, seja em decoração ou comunicação, planeje os seus investimentos e chame a atenção de seus clientes.

O Natal está chegando e o que fazer em tão pouco tempo? Será que ainda dá tempo de fazer algo diferente nessa data? Quando fazemos ações de forma repentina o resultado pode não ser o esperado e o seu investimento pode não ter o retorno devido.

Sendo assim é importante investir seus recursos de forma coerente, até porque nenhum empresário quer fazer investimentos e não ter nenhum retorno não é mesmo? Por isso você precisa planejar e ter um calendário de promocional para o ano todo, por exemplo.

É importante lembrar também que, nas datas comemorativas do varejo pessoas de diferentes perfis podem consumir seus produtos ou precisar de seus serviços, mesmo assim, é importante direcionar sua estratégia para um público específico, o chamado público-alvo. Dessa maneira você terá um planejamento mais focado e, consequentemente, um retorno maior, além de interessar e chamar seus clientes à compra.

Ofereça um mix de produtos variados

Não existe fórmula certa para quais tipos de produtos você deve oferecer. Quando falamos de datas comemorativas do varejo o ideal é que os produtos sejam direcionados às datas escolhidas.

É importante também sempre atender as expectativas e pensar no que o seu publico precisa. Mas lembre-se que é necessário verificar se esses produtos trarão uma boa margem de lucro e qual deles trarão uma maior receita.

A quantidade certa de produtos em estoque deve ser prevista anteriormente para que não falte nem sobre muito. Para isso é necessário observar, veja como está o mercado atual, estude os outros anos na mesma época, tenha um histórico com uma boa base de estudo.

Invista em ações promocionais

Quando você conhece o seu público, fez um calendário de datas comemorativas do varejo e planejou como será o seu ano em cima do seu mix de produtos, chegou a hora de organizar suas ações promocionais em cima das datas escolhidas.

Uma ótima ideia é verificar, para esses períodos, parcerias com fornecedores ou outros estabelecimentos. Por isso, invista em ações promocionais direcionais e estratégicas referentes as datas comemorativas escolhidas.

As ações promocionais podem ser feitas de várias formas, como por exemplo “leve dois e pague um”, descontos progressivos, cupons de descontos, eventos temáticos na loja e outras. O importante é escolher quais são mais a cara do seu público-alvo e focar no tema da data comemorativa escolhida.

A palavra-chave aqui é preparação. Prepare sua equipe, seu time, com treinamentos, faça o calendário de datas comemorativas do varejo de acordo com o seu público e seus produtos ou serviço e divulgue!

Pesquise ações promocionais que fazem sucesso nessas datas, fale com seu cliente de modo que eles fiquem fiéis a sua loja. Aposte em uma temática diferenciada e atrativa.

Lembre-se de que, se você investir da maneira correta, as datas comemorativas podem ser muito lucrativas para a sua empresa e seu negócio além de atraia novos clientes.

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Agora que você já sabe como fazer um calendário de datas comemorativas no varejo conheça a Solução Casting. Um programa ideal para você implementar a Gestão de Desempenho, criando um processo recorrente e rápido de reuniões periódicas documentadas, proporcionando o estreitamento no relacionamento entre gerentes e vendedores e gestão corporativa sobre este relacionamento.

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