Datas comemorativas varejo: como criar um calendário para fazer boas campanhas

2019-06-24T10:30:31-03:005 junho, 2018|Sales Performance Management|

Desfrutar de datas comemorativas para aumentar as vendas, e, consequentemente, o faturamento, é, hoje em dia, uma estratégia para conseguir permanecer no varejo. Ter os marcos dessas datas no calendário ajuda com que os varejistas possam realizar um planejamento que reúna estratégias para cada um desses momentos.

Com esse planejamento feito, o varejista pode elaborar ações promocionais que se tornem atraentes para os clientes, alcançando o objetivo de melhora nas vendas.

Para ajudá-lo, selecionamos algumas dicas e datas que podem ser interessantes para o planejamento de alguma ação.

Dê mais importância para as datas que tenham uma maior relação com o seu segmento

Por exemplo, para estabelecimentos que vendem chocolates, é válido investir na Páscoa, já que a data é totalmente relacionada a chocolate, e, também, no dia das mães, dia dos pais, dia dos namorados e Natal, já que são datas que implicam em presentear, e chocolates são considerados bons presentes.

Planeje ações de acordo com o público-alvo, com o que esse público está procurando e invista em promoções especiais para aquele determinado dia.

Isso não impede a realização de outras ações em datas que tenham menos relação com o segmento. Porém, para isso, é interessante selecionar as datas nas quais terão promoções com antecedência e fazer um planejamento para que as coisas não fiquem para última hora e acabem sendo deixadas de lado.

Mantenha a equipe treinada e o estoque abastecido

Treinamentos são muito importantes para que os vendedores estejam sempre a par do que está acontecendo na loja. Com o varejo competitivo e dinâmico que temos hoje em dia, não há muito tempo para realização de treinamentos presenciais, e isso, muitas vezes, acaba sendo deixado de lado. O Casting, solução da SER, é uma opção para treinamentos curtos e focados via smartphone, que podem ser realizados a qualquer momento e a qualquer lugar.

O Casting também é útil para manter a equipe engajada. Com ele, é possível acompanhar as metas de cada vendedor e da empresa no geral. Estabelecer metas em datas comemorativas é indispensável, por isso, saiba com antecedência quais serão as datas em que serão feitas atividades.

Manter o estoque abastecido e organizado nessas datas é extremamente importante, tendo em vista a maior venda. Aprender a organiza-lo de forma correta é bastante vantajoso, já que é fundamental ter um volume de mercadorias ideal para que produtos não faltem e nem fiquem parados.

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Ofereça diferentes formas de pagamento

Descontos, parcelamentos, entre outros, são formas de pagamento que podem interessar aos clientes. Assim, ofereça essas e outras opções para que o consumidor se sinta à vontade para pagar como melhor lhe convém.

Essa flexibilidade também ajuda na hora de fidelizar e manter clientes, já que esses se sentem mais confortáveis em fazer compras naquele determinado local e sentem que a loja deposita uma confiança maior neles próprios.

Tenha uma boa comunicação verbal e visual

A comunicação é um dos fatores mais importantes para o aumento das vendas. Manter um bom relacionamento com o cliente através do envio de e-mail marketing, mensagens nas redes sociais ou, até mesmo, no próprio telefone (tudo isso se autorizado previamente pelo cliente) é uma maneira de manter a comunicação e manter o cliente informado das promoções e novidades do estabelecimento.

A comunicação visual também pode ser feita de diferentes maneiras. Vitrines personalizadas, sinalizações nas lojas como banners, adesivos, flyers, e posts com artes em sites e nas redes sociais são interessantes para chamar atenção de clientes.

Os posts nas redes sociais, em especial, têm uma visibilidade maior devido a fácil difusão por meio de compartilhamentos, logo, capriche em artes que chamem a atenção e que sejam atrativas, para que cada vez mais pessoas se interessem.

Por fim, planeje o calendário de datas comemorativas que fazem mais sentido para o seu negócio e pense com antecedência nas ações que serão realizadas. A seguir, disponibilizamos uma lista, separadas por mês, com datas importantes para o varejo que podem te auxiliar.

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Janeiro

01/01 – Dia mundial da paz

07/01 – Dia do leitor

Fim do mês – Volta às aulas

Fevereiro

Carnaval

14/02 – Valentine’s day

19/02 – Dia dos esportistas

Março

08/03 – Dia internacional da mulher

15/03 – Dia mundial do consumidor

Abril

Páscoa

07/04 – Dia mundial da saúde

13/04 – Dia do jovem

28/04 – Dia do frete grátis

Maio

Segundo domingo do mês – Dia das mães

01/05 – Dia mundial do trabalho

Junho

12/06 – Dia dos namorados

Julho

07/07 – Dia mundial do chocolate

20/07 – Dia do amigo

Agosto

Segundo domingo de agosto – Dia dos pais

15/08 – Dia do solteiro

Setembro

15/08 – Dia do cliente

Outubro

12/10 – Dia das crianças

15/10 – Dia dos professores

29/10 – Dia das flores

31/10 – Dia das bruxas (Halloween)

Novembro

Penúltima sexta de novembro – Black Friday

19/11 – Dia Internacional do homem

Dezembro

Férias

04/12 – Dia da propaganda

21/12 – Dia do atleta

25/12 – Natal

Agora, selecione as datas que mais tenham relação com o seu negócio e prepare as ações a serem realizadas desde já!

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