Como implantar cultura corporativa e qual a importância para sua empresa

2020-10-30T15:49:52-03:0030 outubro, 2020|Gestão de Pessoas no Varejo|

A palavra cultura tem vários significados e, todos eles têm um sentido de sociedade, onde os indivíduos estão inseridos. São esses significados que dão sentido ao mundo, ao meio que a pessoa convive. Engloba um conjunto de aspectos variados composto por um número infinito de crenças, valores, costumes, leis, moral, línguas, que distinguem as pessoas dentro da sociedade mundial.

O que é cultura corporativa?

A cultura também pode ser corporativa. Assim ela se torna um conjunto de práticas com as premissas e os valores inseridos no cotidiano dos colaboradores dentro da empresa ou do time de vendas. Se estiverem inseridos dentro daquele grupo eles são valorizados, adquirindo uma habilidade muito fundamental para a organização da empresa.

O termo cultura também designa os direitos e deveres que cada funcionário tem, individualmente, dentro do seu ambiente profissional. Agora, quando falamos de cultura corporativa, podemos dizer que são as regras e os princípios norteadores do comportamento dos funcionários, colaboradores, e também o posicionamento adquirido por eles na empresa e na sociedade em que estão inseridos que define a cultura corporativa.

A cultura e seu papel dentro da empresa

Dentro de uma empresa, podemos verificar que a cultura se apresenta como um dos elementos internos mais importantes, a ponto de influenciar o comportamento dos seus colaboradores, subsidiando resultados significativos. Esse tipo de cultura é repassado aos funcionários, como sendo a forma exata que deverá ser adotada no pensar, agir e reagir em todos os instantes em que estiverem agindo nela.

Essa cultura envolve a rotina de uma empresa, funcionando como uma diretriz, guiando o comportamento e a mentalidade de seus membros. Essa diretriz vai envolver as suas práticas, hábitos, comportamentos, símbolos, valores, princípios, crenças, cerimônias, políticas, sistemas, e os jargões que serão utilizados dentro dela.

Então sabemos que, o direcionamento dessa cultura será estabelecido através das normas, hábitos, crenças, valores, atitudes e expectativas que deverão ser compartilhados por todos dentro da organização. Essa cultura vai distinguir o sistema de significados compartilhados pelos funcionários chegando a diferenciar as organizações.

Como implementar a cultura corporativa dentro da empresa?

1.   Motive seus time

Em primeiro lugar, a cultura organizacional deve ser bem sólida dentro da empresa, a ponto de manter todos seus funcionários num nível de motivação muito elevado. Caso contrário poderá fracassar em sua missão de trabalhar em equipe para ter sucesso.

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A desmotivação dentro do trabalho gera um clima de que não há equipe, ou seja, não há apoio uns dos outros. Isso poderá trazer uma competitividade de forma negativa que poderá fazer com que as pessoas procurem oportunidades melhores em outros lugares.

2.   Líderes influentes

A cultura organizacional e a liderança devem andar juntas dentro da empresa. Nesse caso, é importante que as pessoas mais influentes dentro dessa organização coloquem quais serão os objetivos que deverão ser bem aceitos e que serão praticados por todos.

A empresa deve deixar bem claro quais as regras do dia a dia dentro da empresa. O gestor, dentro dessa nova cultura, deve ser um exemplo para a equipe de trabalho. Ele deve promover ações de aproximação com a equipe, bem como sempre estar atento aos resultados.

3.   Colaboradores informados

Há necessidade de manter a equipe atualizada sobre tudo que está acontecendo dentro da empresa para que tenha sucesso. Nesse momento, é essencial que todos os funcionários saibam e, tenham acesso à documentos da empresa que relatem os valores, princípios e objetivos de curto, médio e longo prazo dela.

4.   Valores da empresa bem definidos

         A cultura deve fazer parte da crença coletiva na empresa. Os funcionários devem saber que o conjunto de ideias ou práticas são essenciais ao ambiente de trabalho. Se um não concordar com essas ideias e entrar na equipe, pode minar todo o trabalho e impedindo de chegar ao sucesso. Por isso muitas empresas estão valorizando mais o fit cultural do que as habilidades dos candidatos à uma vaga.

Para a execução da cultura organizacional deve-se criar um documento completo sobre esse tipo de cultura. Os objetivos devem ser alinhados juntamente com seus funcionários.

As etapas da formação da cultura organizacional precisam reunir elementos como parâmetros de administração, filosofia e valores além do capital humano. Nunca deve esquecer de que cada indivíduo tem uma forma de pensar, princípios e crenças diferentes uns dos outros.

Quais são os benefícios da cultura corporativa na empresa?

Um dos pontos mais relevantes na criação de uma cultura organizacional é a capacidade de venda interna de determinada empresa.

É a capacidade de mostrar para os membros da equipe a missão da empresa e como ela está se planejamento para alcançar seus objetivos. Isso poderá ser feito através de um produto, serviço, ou uma parceria.

Fazendo isso podemos ver principalmente a transparência quanto as informações repassadas e ao planejamento de uma empresa focada.

Deve-se ter em mente que uma boa cultura aumenta o nível de satisfação dos colaboradores dentro da empresa, fazendo crescer sua motivação e, consequentemente, sua produtividade. Por isso, o funcionário precisa sentir-se satisfeito com relação às questões diárias na empresa e a convivência com seus gestores, colegas de trabalho e clientes deve ser algo espontâneo e nunca forçado.

Sendo assim, será proporcionado aos membros das equipes uma maior participação e envolvimento, tendo mais autonomia, mais senso de pertencimento e abertura para novos aprendizados e ideias.

Quando a empresa está bem estabelecida e todos os colaboradores respeitam suas regras, será cultivado um ambiente de trabalho favorável ao desenvolvimento das atividades e com isso propício ao alcance dos resultados e lucros almejados por seus gestores no decorrer dos trabalhos.

Cultura Corporativa Inovadora

Para ter uma cultura inovadora, a empresa deve valorizar coisas positivas como a comunicação, a cooperação e, principalmente, a valorização dos seus funcionários.

Esta visão de uma cultura organizacional inovadora precisa ser clara e objetiva. Deverá ser realizada uma análise do que a empresa não tem agora, porém conseguirá obter através desse processo de inovação.

É necessário entender que toda e qualquer empresa precisa estar aberta aos imprevistos e, ao invés de punir o funcionário por um atraso, ela deve criar um espaço para diálogo com o intuito de solucionar os motivos que o levaram a isso.

Além disso, da transparência e flexibilidade, o controle de ponto também é uma maneira de motivar os seus funcionários e se adaptarem a sua rotina de trabalho. Ele indica coisas importantes para você sobre sua empresa.

Essa é a fórmula clara de uma cultura ideal corporativa dentro de uma empresa moderna e flexível no mercado atual.

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