Conheça as melhores práticas de treinamento e desenvolvimento de equipes

2019-06-27T16:44:40-02:007 março, 2018|Capacitação no Varejo, Gestão de Pessoas no Varejo|

As empresas têm investido cada vez mais na capacitação de seus colaboradores, através de programas de treinamento e desenvolvimento. Esses programas proporcionam diversas vantagens tanto para os funcionários quanto para a empresa.

Para o funcionário, os treinamentos são fundamentais para adquirir novos conhecimentos e aprimorar habilidades e atitudes. Já para a empresa, o investimento na capacitação dos colaboradores pode gerar um aumento na produtividade e facilitar a realização dos principais objetivos da organização.

Os programas de capacitação, no geral, visam a qualificação profissional, a melhoria nas relações interpessoais, promover a segurança no trabalho e melhorar as capacidades profissionais e pessoais dos colaboradores.

No entanto, para que eles sejam realmente eficientes, é muito importante se atentar às melhores práticas de treinamento e desenvolvimento de equipes. Nesse artigo vamos apresentar algumas delas. Confira!

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Estudos de caso

Nos estudos de caso, os colaboradores se deparam com uma situação para ser analisada e solucionada. Essa prática de treinamento geralmente é coletiva e estimula um debate muito enriquecedor sobre as possibilidades de resolução de uma determinada questão da empresa.

Os “cases”, como também são chamados, proporcionam o desenvolvimento de diversas habilidades, como a de análise, comunicação e persuasão. Eles permitem ainda aprender com base em uma experiência, seja ela real ou fictícia. Esse tipo de treinamento também pode ser muito eficiente para melhorar a habilidade da equipe na resolução de problemas e para desenvolver habilidades essenciais para o trabalho em equipe.

Palestras

As palestras são muito comuns em programas de treinamento e desenvolvimento e é uma excelente maneira de proporcionar atualização profissional aos colaboradores. Essa prática permite atingir uma grande quantidade de funcionários, sem grandes custos para a organização.

Além de possibilitar uma qualificação básica em determinado assunto, as palestras são uma ótima estratégia para integração e melhoria da comunicação da equipe, trazendo resultados positivos em relação ao aumento da produtividade.

Rotação de trabalho

Também chamado de “job rotation”, essa prática é uma excelente maneira de preparar profissionais para assumir novos cargos em sua carreira. Esse tipo de treinamento permite que o colaborador passe por experiências variadas, em diversos tipos de atuação e tem a finalidade de expandir as habilidades, conhecimentos e capacidades dele.

Essa prática permite que os colaboradores assumam novas posições estratégicas na organização e deve ser bem planejado, tendo uma duração de no mínimo 6 meses.

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Autogestão

Incentivar a autogestão da equipe pode ser também uma ótima prática de treinamento. Esse processo possibilita que a equipe tome decisões de maneira autônoma, sem que seja necessário um direcionamento por parte dos gestores.

Isso proporciona uma aceleração nos processos de trabalho e estimula a proatividade da equipe. Como consequência, há uma melhoria no clima organizacional e na performance dos colaboradores.

Essas são algumas das melhores práticas de treinamento e desenvolvimento. No entanto, para garantir de fato a eficiência dos programas, é necessário se atentar a outros dois fatores: o levantamento de necessidades e o acompanhamento dos indicadores de desempenho.

Através do levantamento de necessidades, é possível verificar qual é de fato a demanda para aquela equipe ou setor, evitando que se gastem recursos com treinamentos que não atendem as reais necessidades dos colaboradores naquele momento. Já analisando os indicadores de desempenho, é possível verificar se o treinamento atingiu o objetivo esperado e se foi realmente útil para promover melhorias na equipe.

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