Conheça 5 técnicas de rapport incríveis para vender mais

2019-06-13T15:39:58-03:0019 fevereiro, 2019|Capacitação no Varejo|

Você já conversou com alguém e com o qual tinha tanta sintonia que até mesmo os seus gestos eram parecidos? Pois saiba que existe uma técnica para desenvolver isso: o rapport.

Quando se fala em vendas, utilizar o rapport para estabelecer uma conexão e conquistar a confiança do cliente pode potencializar seus resultados. Esse conceito consiste em um conjunto de técnicas por meio das quais você entra em sinergia com outra pessoa, de forma a estabelecer uma relação positiva com ela.

Quer saber mais sobre isso? Então continue a leitura e descubra algumas técnicas de rapport incríveis e fáceis de serem aplicadas no seu dia a dia!

1. Invista no espelhamento

Uma das técnicas de rapport mais famosas é o espelhamento. Isso significa que você deve “copiar” alguns movimentos sutis do cliente enquanto conversa com ele. Ou seja, se ele pegou o copo para beber água, aproveite a deixa e faça o mesmo, entre outras atitudes semelhantes.

Isso facilita a comunicação e gera um sentimento de empatia entre vocês dois. No entanto, é importante ser cauteloso, pois tudo deve ser sutil durante esse momento. Caso não haja naturalidade, pode ficar nítido que você está copiando os movimentos dos clientes e acabar gerando o efeito contrário do esperado.

2. Ofereça um quick win

O quick win é uma dica ou sugestão que você pode fazer ao cliente logo de cara, no início da conversa. Ele facilita a criação de uma relação de confiança, pois mostra que você realmente quer ajudar a outra pessoa.

Sendo assim, antes de iniciar a conversa, pesquise sobre a empresa e o cliente. Você pode também observar o local e ficar atento aos problemas levantados inicialmente para já dar algumas sugestões sobre como melhorar alguns desses elementos.

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3. Equilibre o tom de voz

Cada pessoa tem um jeito próprio de falar e, dependendo da situação, utiliza um tom de voz diferente. Para aumentar a empatia entre você e o cliente e estabelecer um rapport, é essencial ajustar o seu tom de voz ao utilizado pela outra pessoa durante a conversa.

4. Saiba escutar

Muitas vezes, sem perceber, você pode escutar algo já pensando em como responder. Isso prejudica a comunicação e acaba comprometendo a fluidez e empatia durante a conversa.

Sendo assim, saiba escutar genuinamente. Ou seja, quando o cliente estiver falando, realmente entenda o que ele quer dizer e os pontos levantados por ele. Você pode, inclusive, fazer perguntas para se aprofundar nas demandas e necessidades dele.

5. Sorria

Por fim, é importante lembrar que um sorriso pode fazer a diferença em qualquer relação. Portanto, sempre mantenha o bom humor e a simpatia, sorrindo verdadeiramente. Dessa forma, você já dá o primeiro passo para estabelecer um rapport de qualidade com o seu cliente.

O rapport é um conceito essencial para quem trabalha com vendas. Quando você investe nesse elemento, aumenta os níveis de empatia e confiança na relação que estabelece com o cliente. Portanto, o que você está esperando para seguir essas dicas e potencializar o seu sucesso como vendedor?

Agora que você conhece ótimas técnicas de rapport, aproveite para continuar se informando e descubra quais são as melhores dinâmicas para a sua equipe de vendas!

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