Conheça 3 técnicas de fechamento de vendas que dão certo

2019-06-14T14:51:47-03:0019 março, 2019|Capacitação no Varejo|

As técnicas de fechamento de vendas vão ajudar não só a aumentar o faturamento da sua loja, como auxiliar o cliente na tomada de decisão.

O trabalho de um vendedor vai além de mostrar os serviços ou produtos com que trabalha. Ele também precisa vencer as objeções para que consiga concretizar as vendas. Para isso, existem técnicas de fechamento de vendas que ajudam a driblar situações que fazem com que o cliente desista ou acabe comprando com a concorrência.

Dentre as principais objeções estão o preço, as condições de pagamento, o prazo, ou simplesmente o cliente pode parar para pensar melhor sobre o assunto.

Neste post, apresentamos as 3 principais técnicas de fechamento que vão ajudar a aumentar os lucros do seu negócio e garantir que os clientes saiam da loja com seus produtos. Acompanhe!

Principais técnicas de fechamento de vendas

Há diversas técnicas de fechamento que ajudam na conclusão das vendas. Seu sucesso depende da experiência e da abordagem que a sua equipe de vendas se sente mais confortável. Destacamos aqui as 3 principais.

1. Condução de vendas

Em primeiro lugar é a condução. Essa é uma das técnicas de fechamento mais usadas. Consiste em apresentar o produto por etapas, perguntando se o cliente está entendendo e se há alguma dúvida. O vendedor continua a apresentação até chegar ao ponto em que explica como e quando será a entrega do produto.

Nesse momento, ele faz a conclusão da venda. Como o cliente não demonstrou nenhuma objeção, ele está decidido a fazer a compra.

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2. Sinais e linguagem corporal

Um comprador experiente não demonstra ansiedade para concretizar a compra. Nesse momento, é importante usar a escuta ativa, ouvindo de maneira atenta o cliente, incentivando que ele continue com o seu discurso e procurando entender se realmente há interesse na oferta. Em outras palavras, é importante que os vendedores saibam se comunicar com cada tipo de comprador.

Além disso, existem alguns sinais que o corpo transmite de interesse são: inclinar-se para a frente e olhar nos olhos. Além disso, quando o cliente está de braços cruzados ou cara fechada, podem ser sinais de que ele não está envolvido na sua proposta.

3. Reduzir o valor do produto/serviço

O vendedor deve diluir o valor do item que está oferecendo para que o cliente não sinta o impacto da cobrança. Ao fazer a venda de um produto de 300 reais, por exemplo, ele pode demonstrar que, durante um mês, são apenas 10 reais por dia, destacando as vantagens que o item vai oferecer.

Nesses casos, o cliente faz uma avaliação do custo benefício e acaba concluindo que se trata de um bom negócio, fazendo a compra. Informações técnicas sobre a qualidade do produto também ajudam a agregar valor.

Quais são os principais benefícios do uso de técnicas de fechamento?

O uso das técnicas de fechamento certamente trazem uma série de resultados positivos, como:

  • aumento das vendas, não só em número como em valor;
  • aumento do faturamento;
  • fidelização do cliente;
  • ajuda na tomada de decisões;
  • destaca a empresa da concorrência.

Com o uso das técnicas de fechamento de vendas mais adequadas, certamente os seus vendedores vão alcançar resultados muito melhores e popularizar ainda mais seu produto ou serviço.

Vale lembrar que é importante focar nas necessidades do cliente, atendendo às suas demandas, e não apenas “empurrar” a sua solução, para que ele não saia insatisfeito da loja.

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