6 dicas para ganhar a confiança do consumidor

2021-05-28T09:01:13-03:004 abril, 2018|Produtividade de Vendas|

Para quem está começando as atividades em uma empresa ou já está no ramo há algum tempo, é muito importante saber que a confiança do consumidor é algo a ser conquistado, e, mesmo após essa conquista, há a necessidade de buscar continuamente sua satisfação. Esse é um dos pontos mais importantes para que uma empresa chegue ao sucesso.

É bastante comum ver reclamações relacionadas a mal atendimento por parte dos vendedores ou a lugares inadequados para lojas, denúncias contra sites que causam prejuízos aos consumidores e outros fatores que podem afastar os clientes. E não é isso que desejamos aqui.

Quantas vezes você foi a uma loja e foi mal atendido? Ou solicitou algum serviço e pensou consigo mesmo: “nunca mais compro nada nesse lugar”. Infelizmente isso acaba acontecendo com alguma frequência e é o resultado de uma série de fatores que fazem com que o cliente perca a confiança na loja.

Agora imaginemos ao contrário. Já foi a uma loja em que te atenderam bem, você se sentiu confortável e teve vontade de voltar? É exatamente isso o que deve acontecer para conquistar e fidelizar o consumidor.

Conquistando o cliente

Agradar o cliente, garantir que ele volte e que indique a loja à mais pessoas é um grande desafio, porém, se seguir algumas dicas corretamente, essa conquista se torna algo natural. O que conta muito para o cliente na hora da compra é o bom atendimento, o quanto os vendedores entendem daquilo que estão vendendo, que a loja seja um lugar limpo, arrumado e que tenha boa ventilação, etc.

Por isso é importante lembrar que não é apenas o preço competitivo que conta, seus clientes querem sentir confiança na sua loja. Lembre-se que seus clientes são a razão do seu negócio e merecem respeito.

Para que você possa conquistar, cada vez mais, a confiança dos seus clientes, selecionamos seis dicas simples que facilitarão esse caminho da conquista para o sucesso do negócio.

Inicialmente, melhore o atendimento

Um mal atendimento infelizmente é fácil encontrar. Imagine que você foi conhecer uma pizzaria pela primeira vez porque viu que teria uma grande promoção, mas chegando lá, funcionários com cara emburrado e fazendo tudo de qualquer jeito te atende. A vontade é de sair correndo não é mesmo?

Clientes bem atendidos saem satisfeitos da loja, com pretensão de voltar e a indicam para mais pessoas. Os consumidores precisam enxergar no vendedor um consultor que irá ajudá-lo a encontrar o que ele precisa, e, para isso, é necessário promover treinamentos aos funcionários, para que eles aprendam a lidar da melhor forma com os compradores.

É claro que contratar pessoas de bem com a vida e que gostem do trabalho que exercem é importante e facilita esse processo, porém, todos passam por dias difíceis e podem ficar desmotivados. Por isso, treinamentos para melhorar o atendimento cabem aos mais diferentes tipos de pessoas.

Treinamentos curtos e focados na necessidade de melhorar o atendimento ajudam, e muito, os vendedores. O Casting é uma solução da SER que pode facilitar esse trabalho, já que, nele, há a possibilidade de disponibilizar pequenos treinamentos que podem ser realizados individualmente, a qualquer hora e a qualquer lugar.

Manter os vendedores motivados também é interessante, pois, assim, eles terão prazer em desempenhar seus respectivos trabalhos e tratarão bem os clientes.

Detalhes podem fazer toda a diferença na hora do atendimento. As boas maneiras e o sorriso por exemplo tornam-se essenciais para ganhar a confiança do consumidor.

O gestor deve ser o exemplo, deve estar sempre motivado e disposto. Esteja atento ao seu time e, se possível, presente em alguns atendimentos para supervisionar a qualidade. Isso ajudará você a observar onde seu time está errando e precisa de melhorias.


Mostre expertise

Um cliente se sente mais confortável quando a empresa se mostra boa naquilo que faz, e, para isso, deixar evidente certificados, boas posições em rankings, prêmios e selos de qualidade é bastante interessante.

Quantas vezes você já escolheu um restaurante por seu ranking como melhor da cidade? Investir nesses tipos de colocações e divulgar é interessante para atrair novos clientes. Os quais já entrarão em seu estabelecimento com confiança por ter visto que é um bom local.

Busque a divulgação de sua loja em diferentes canais de maneira com que ela seja bem conhecida. Uma boa dica é convidar influenciadores e pessoas famosas para visitar o local e falar bem de seus produtos e serviços.

Também é necessário mostrar, por meio das redes sociais, por exemplo, o quanto o consumidor que costuma frequentar sua loja está satisfeito com o atendimento e com os serviços; por isso, compartilhe depoimentos de clientes que gostaram da loja e chame a atenção de outros possíveis compradores.

Pode passar essa expertise através da interação com o vendedor, que, ao mostrar entender dos produtos que estão sendo vendidos, passa uma confiança maior aos clientes, que se sentem mais cômodos a comprarem em sua loja.

Um vendedor despreparado pode espantar a clientela. É importante ter um time de vendas pronto para responder qualquer dúvida, inclusive as técnicas sobre o produto. Por isso seus vendedores devem ser de alta performance para ganhar a confiança do consumidor.

A mesma atenção tem importância para os comentários negativos. É importante pesquisar nas redes sociais e sites de reclamação quais os pontos estão sendo mencionados. Além de dar um feedback aos clientes insatisfeitos com atitudes de melhoria. Isso trará confiança pois mostrará que você os escuta.

Esteja sempre disponível para os clientes

Nesse mundo conectado em que vivemos hoje em dia, é muito importante estar sempre disponível no site e nas redes sociais para que, quando o consumidor possuir dúvidas e enviá-las através desses canais, seja possível dar soluções rápidas e eficientes para eles; isso ajuda com que os consumidores se sintam atendidos e tenham vontade de comprar naquele local por conta da atenção recebida.

Isso não é importante apenas para a internet, mas, também, para as lojas físicas. Atender sempre ao telefone, se mostrar interessado nas dúvidas dos clientes, tentar solucioná-las sempre que possível, além de dar a devida atenção aos compradores que estão presentes nas lojas são ações que fazem toda a diferença para quem está prestes a comprar algum produto.

Imagine por exemplo um cliente novo que quer saber o horário que funciona seu estabelecimento. Ele poderá entrar contato por telefone e esse será o primeiro contato dele com sua loja. Se o atendimento for ruim ou o telefone não atender isso já será uma péssima primeira impressão.

Ter disponível um SAC ou uma alternativa para que o cliente possa se comunicar, é uma das formas de ganhar a confiança do consumidor.

Seu cliente que se sentir praticamente em casa quando está comprando em sua loja. Estar disponível para seus clientes significa também dispor de local para ele estacionar, por exemplo. Pois é um fator que fará com que ele venha mais vezes ao local.

Outra ideia é fazer uma sala de descanso ou dispor de água e café para que seus clientes sintam essa disponibilidade da empresa com eles. Quando criamos essa sensação de conforto, trazemos confiança e construímos uma boa imagem no mercado. Ganhando assim a confiança do consumidor.

Simplifique o atendimento

Um atendimento dinâmico, simples e fluído agrada o cliente. Faça pequenas coisas que o valorize como oferecer benefícios por exemplo.

Muitos utilizam do cartão fidelidade, que é uma ótima maneira de fidelizar seus clientes.

Atendimentos burocráticos, dificuldades para utilizar determinados serviços, demora na finalização de compras, entre outros, são práticas que contribuem para que as pessoas se sintam desconfortáveis e não voltem a comprar no estabelecimento.

Quanto menor for a dificuldade para utilizar um site, por exemplo, mais rápido a compra acontecerá e maior será a satisfação dos clientes. Porém, antes disso, é importante posicionar bem sua loja na internet para que ela chame a atenção do consumidor.

Existem profissionais especialistas nessa fluidez em aplicativos e sites, são os chamados Especialistas em User Experience (UX). Com isso, contratar um profissional de marketing ou UX é uma ótima alternativa para deixar a compra online da sua loja melhor.

Nas lojas físicas, é importante ter sempre todos os produtos cadastrados no sistema com os valores corretos, para que, na finalização das compras, não ocorra imprevistos, como valores errados, o que atrasa a compra e pode aborrecer o consumidor.

Para isso também é importante investir em boa tecnologia, bons equipamentos e sistema. Seus vendedores trabalharão mais motivados utilizando um computador rápido e que não trave, na hora da compra.

Sem contar com seus clientes que sairão bem satisfeitos por terem utilizado o meio de pagamento que eles escolheram como o PIX por exemplo.

Uma empresa que simplifica o atendimento ao cliente e disponibiliza de todas as formas de pagamento ganha a confiança do consumidor e o fideliza.

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Seja honesto e transparente

Uma relação de confiança baseia-se em honestidade e transparência. Por isso, ganhar a confiança do consumidor requer essas duas atitudes de sua empresa.

Esses são pontos onde nunca é ruim ser honesto e transparente de mais. Quando trabalhamos com um marketing enganoso, estamos arriscando a confiança de todos que descobrirem a verdade.

Trabalhe essa honestidade em seu time de vendas para que, em seus atendimentos, eles sejam transparentes com promoções e o preço dos produtos.

Caso surja algum erro o ideal é assumir e consertá-lo o quanto antes. Por isso, tenha como princípio a ética, mantenha seus clientes informados.

Uma empresa que demonstra a importância dos clientes ganha a confiança do consumidor.

Para isso, uma das formas é fazendo pesquisa e avaliações para que seus clientes possam opinar sobre sua loja. Mas não deixe apenas no papel, faça algo a respeito. Ouça as melhorias propostas e responda seus clientes de maneira com que transmita confiança.

Isso demonstrará um relacionamento entre empresa e cliente, o que traz confiança do consumidor pois ele saberá que compra de uma empresa transparente, disposta a ouvir.

Para ser uma empresa honesta é preciso acreditar e realizar aquilo que diz. Ou seja, não apenas dizer que é uma empresa humana, mas trabalhar para demonstrar isso, como fazer ações de caridade por exemplo.

Não esqueça de seus clientes

Seus clientes merecem ser lembrados e não ter um bom atendimento somente no processo de venda.

O pós-venda é muito importante para manter a fidelização e a confiança do consumidor. Uma simples ligação pode fazer toda a diferença.

Coloque seus esforços como empresa em agradar seus clientes de qualquer jeito. Brindes, por exemplo, são ótimos para dar aquele agrado ao final de uma compra.

Lembre-se: seus clientes de hoje podem ser os que chamarão seus clientes de amanhã. O “boca a boca” é muito eficiente e pode atrair bons clientes fiéis, pois confiam na pessoa que deu a dica de compra.

Essas são algumas das principais dicas para ganhar a confiança do consumidor, e, assim, seguir um caminho para o sucesso do negócio, porém, também há diversos outros meios para que se conquiste clientes. Aplique-as em sua loja e tenha mais clientes fidelizados!

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