5 competências de um vendedor que não podem faltar no seu time

2021-06-29T10:48:58-03:005 setembro, 2019|Gestão de Pessoas no Varejo|

Descubra agora quais são as competências de um vendedor, capazes de alavancar as vendas na sua loja!

O seu time de vendas é quem, efetivamente, fecha a compra com os seus clientes, não é mesmo? Portanto, é necessário contar com profissionais altamente qualificados para realizar essa atividade da melhor forma possível. Afinal, são esses colaboradores os principais responsáveis pela satisfação do cliente com o processo de compra e com a fidelização desses consumidores.

Muitos dizem que é uma questão de personalidade para ser um bom vendedor, mas isso não é exclusivamente verdade. As características podem ser formadas para que você consiga uma equipe de vendas bem-sucedida.

Vender bem exige algumas técnicas que precisam ser desenvolvidas tanto individualmente, para cada vendedor, quanto no time de vendas.

As competências de um vendedor precisam ser desenvolvidas para aumentar o desempenho de vendas da equipe. Com treinamento e dedicação terão resultados em seu negócio.

Dessa forma, se você deseja aumentar as vendas em sua loja e, com isso potencializar os seus lucros, é essencial estar atento às principais competências do time de vendas e buscar estratégias eficientes para desenvolvê-las nos seus colaboradores.

Lembrando que seus vendedores são a cara da sua empresa para os clientes. Ou seja, eles que estão em contato direto e precisam ter um ótimo relacionamento com esse cliente para ter sucesso na hora da venda.

Algumas habilidades são essenciais para o seu time de vendas. Quer saber quais são elas? Continue a leitura e descubra as 5 competências de um vendedor que não podem faltar nos membros do seu time!

1- Boa comunicação

A primeira competência essencial para um time de vendas de sucesso é a boa comunicação. Os vendedores precisam entender quais são as principais necessidades dos clientes e apresentar o produto ou serviço da loja com clareza.

Imagine, por exemplo, um cliente na sua loja procurando um produto específico e com muitas dúvidas. Ele quer saber até onde fabricaram o produto. Um vendedor que não está preparado para responder todas essas dúvidas não consegue impor confiança e, consequentemente, perderá a venda.

Com esse exemplo acima podemos ver a necessidade de um time de vendas bem treinado, ciente de todos os seus produtos e pronto para comunicar isso aos seus clientes.

Alguns treinamentos tanto individuais quanto em equipe são importantes para esse ponto. A boa comunicação começa no conhecimento daquele serviço ou produto. Após esse conhecimento é preciso saber como comunicar isso ao cliente. 

Por isso, falar de uma forma clara e objetiva, ouvindo as reais dúvidas, faz toda a diferença. Aulas de dicção e oratória por exemplo podem também agregar ao seu time de vendas.

Nesse aspecto, é importante que o time saiba como escutar o cliente, entender as demandas que ele apresenta e as suas principais necessidades. Afinal, uma boa comunicação não significa apenas saber como transmitir ideias, mas também como escutá-las. Desenvolver técnicas de rapport também pode ser muito importante nesse aspecto, de forma a auxiliar na criação de uma relação de confiança entre o consumidor e o vendedor.

Por fim, o vendedor precisa fazer uma boa associação de ideias para mostrar aos clientes como a solução da empresa resolve os problemas apresentados.

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2- Busca por conhecimento

Um bom profissional, independente da área de atuação, precisa estar sempre em busca de novos conhecimentos. Afinal, em um mercado que está em constante mudança, é essencial estar atento ao produto ou serviço que ele oferece aos clientes, saber como identificar as tendências para o futuro e aprender mais sobre o processo de venda e novas metodologias.

Como vimos no primeiro ponto, ter conhecimento sobre o produto ou serviço vendido torna-se essencial para vendas bem-sucedidas. Porém, as competências de um vendedor vão além disso.

Essa competência se mostra em profissionais curiosos, que sempre querem saber mais sobre todos os assuntos. Isso é importante, até mesmo, na hora de criar uma boa relação com o cliente. Quanto mais conhecimento ele tem, tanto sobre a empresa quanto sobre outras áreas, mais fluida é a comunicação entre ele e o cliente. Com isso, o vendedor é capaz de desenvolver um diálogo produtivo com o consumidor e, dessa forma, ganhar a confiança dele.

Também chamado como vendedor bom de lábia, um profissional que sabe como encantar o cliente, ou seja, que busca conhecer a real necessidade de compra, tem mais chances de concluir boas vendas.

Vamos usar o exemplo de um cliente que chega em uma loja de sapatos e procura um presente para o filho. Esse é o momento de o vendedor buscar conhecimentos para entender qual é o melhor produto que atenda a necessidade desse cliente. Qual é o tamanho perfeito? Qual é a idade? Todos os detalhes são válidos na hora da venda. 

Podemos ver que as competências de um vendedor vão muito além de muitas vendas, é necessário buscar conhecimento para que essas vendas sejam bem-sucedidas e seus consumidores se transformem em clientes fiéis.

3- Adaptabilidade

Imagine que o seu vendedor chega até o cliente para fechar uma compra e, de repente, se depara com um novo problema que impede o fechamento da venda. Esse tipo de situação inesperada acontece com grande frequência no setor de vendas e é por isso que a adaptabilidade é uma outra competência de um vendedor essencial para o seu time.

Essa habilidade permite que o profissional se adapte às novas situações e desafios que são impostos pelo trabalho e, dessa forma, consiga contorná-los para obter bons resultados. Ele é capaz de identificar a nova situação com facilidade e consegue modificar a sua postura e seu discurso para se adaptar às novas circunstâncias.

Essas competências de um vendedor também são importantes para negociar. Um vendedor não precisa apenas atrair novos clientes, ele precisa fazer um bom negócio e saber se adaptar para cada perfil de consumidor.

Mas como ser adaptável na hora de fechar o negócio? Vamos supor que um cliente chegou na loja, passou por todas as fases, o seu vendedor conquistou aquela pessoa e ela está na fase de efetivar sua compra. Mas, quando foi pagar percebeu que esqueceu o seu cartão. Nesse momento deve-se usar as competências de um vendedor para criar outras alternativas.

Você pode perguntar, por exemplo, se o cliente quer pagar com PIX. Ou pode ainda dar a opção de fazer um cartão da loja. Vemos aqui a importância de o vendedor criar alternativas para não perder essa venda.

Ou seja, um vendedor de alta performance sabe fechar um contrato como ninguém e deixa cliente e empresa felizes. Por isso treine seu time de vendas para que eles aprendam a ser adaptáveis e negociantes ótimos. Aproveite e leia o nosso texto sobre regras de negociação e aprenda tudo sobre o assunto.

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4- Trabalhar em equipe

As competências de um vendedor são importantes para termos não apenas vendedores de sucesso, mas também uma equipe de vendas de sucesso. Por isso é importante o trabalho em equipe dentro desse time.

Muitos times de venda usam da competição para bater metas e estimular seu desempenho. Esse tipo de brincadeira é muito bem-vinda se trabalhada em equipe. O problema começa quando há brigas e mal entendimento dentro do time.

É interessante como isso é visível na hora da venda. É muito ruim chegar em uma loja e ver os vendedores brigando entre si para decidir de quem é a vez do atendimento.

Um belo trabalho em equipe no time de vendas pode conquistar clientes e auxiliar a que todos os vendedores sejam eficientes. Isso envolve repassar informações importantes a todos da equipe, ter reuniões constantes e mostrar tudo isso na hora da venda.

Se chega um cliente que procura algum produto específico e só tem uma unidade, mas o vendedor não sabe que o colega acaba de vender essa unidade a outro cliente. Se há conversa, diálogo e apoio entre o time de vendas essas informações são repassadas e o vendedor tem a oportunidade de contornar a situação oferecendo um produto diferenciado, mas mostrando que aquela é uma loja confiável e que as informações são repassadas.

O gestor, portanto, deverá apoiar esse engajamento de equipe fazendo metas comuns, reuniões periódicas e alguns momentos de entretenimento entre o time para descontrair. 

E essas competências de um vendedor contribuirão tanto individualmente quanto coletivamente. Um time unido vende mais, consegue ter mais ideias e o seu desenvolvimento é melhor do que um que não trabalha junto.

5- Domínio das tecnologias

Novas tecnologias estão surgindo no varejo que podem contribuir com o sucesso de vendas. E, por isso, os bons vendedores precisam dominar esses recursos. 

Podemos ver que várias tecnologias inclusive facilitam a vida de vendedores e times de vendas como aplicativos de gestão, CRM, aplicativos de conversa para empresa, entre outros.

Vendedores que querem alavancar suas vendas podem ir em busca de novos clientes em várias plataformas online. Vendas por WhatsApp estão crescendo em um número satisfatório e pode ser uma boa pedida para aqueles dias de loja vazia.

O gestor, portanto, deve incentivar esse envolvimento com as novas tecnologias em seu time dando um treinamento adequado e aparelhos que possibilitem esse domínio. 

Ter um tablet legal para o vendedor acompanhar suas vendas, ficar de olho nas metas que precisa bater, ajudará e muito em seu desenvolvimento.

Ter um time de vendas capacitado é uma das chaves para o sucesso de qualquer empresa. Isso porque, quanto mais capacitados forem os vendedores, melhores os resultados e os lucros do seu negócio. Portanto, esteja atento à essas competências de um vendedor e busque formas de desenvolvê-las na sua equipe agora mesmo. Caso contrário, você corre o risco de ficar para trás e perder espaço no mercado que está cada vez mais competitivo.

Aproveite e leia, também, o nosso próximo artigo para descobrir quais são as tendências na área de vendas para os próximos anos!

5 Comentários

  1. […] e o tempo usado no atendimento. Geralmente, quando esse indicador é mais alto, significa que o vendedor está conseguindo trabalhar ao máximo cada […]

  2. […] si mesmo. Por isso, o feedback é tão importante. Os gerentes que não mostram ao vendedor em quais pontos ele se sai muito bem e no que pode melhorar têm dificuldades para conseguir resultados […]

  3. […] no acesso à informação, consegue calcular uma série de indicadores, tanto relacionados à performance individual dos seus colaboradores quanto ao grupo do time de vendas. Dessa forma, é possível saber quais […]

  4. […] É fundamental alcançar o público, mas antes de qualquer ação externa é preciso pôr a casa em ordem. Pior do que não ter o movimento desejado é criar uma demanda e não conseguir atendê-la com qualidade. […]

  5. […] bem com seus “clientes internos”, corre o risco de perder seu emprego, mesmo que tenha outras competências que sejam […]

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