Como vender mais no fim de ano e aumentar os lucros da sua empresa?

As empresas costumam enxergar o fim do ano como uma oportunidade de aumentar as suas vendas, visto que, de fato, representa um período em que as pessoas consomem mais. No entanto, para a expectativa não ser maior do que os resultados, é preciso tomar certas atitudes que facilitam o aumento dos lucros nos negócios nessa época do ano.

Um planejamento, por mais simples que seja, faz toda a diferença para orientar a equipe de vendas e direcionar seus esforços para bater as metas. Portanto, o ideal é criar um planejamento que inclua iniciativas como as que citaremos agora mesmo!

Integre marketing e vendas

Natal chegando e os negócios começam a preparar seu estoque para que não falte nada. Porém, tão importante quanto pensar nos produtos é criar uma campanha de fim de ano integrada com as vendas.

Nesse momento, a colaboração entre equipes torna-se um diferencial, uma vez que cada informação pode se tornar um insight valioso para ter melhores resultados.

Logo, abra de uma vez um canal de comunicação entre o marketing e vendas e crie uma atuação focada no alcance de metas, que mantenha uma identidade coerente para o público externo.

 

Motive as equipes para o final do ano

Não dá para agir como se o final do ano fosse como qualquer outra época, pois, além das festas que se aproximam, há também um sentimento de que um ciclo se encerra para as equipes, no qual toda uma história foi compartilhada.

Diante disso, é preciso criar ações internas que fortaleçam ainda mais o espírito de grupo entre os colaboradores, o sentimento de gratidão da empresa para com o seu trabalho, bem como a sensação de que o encerramento que se aproxima pode ser ainda melhor.

Isso quer dizer que a motivação das equipes deve estar bem alta para atingir bons resultados. Sendo assim, invista em premiações e benefícios extras como forma de incentivar as vendas e agradecer pelo empenho direcionado ao negócio, assim como incentivar a integração de funcionários no fim de ano.

Conheça nosso Ebook Vencendo o desafio da Gestão de Pessoas no Varejo

ebook_Vencendo o desafio da gestão de pessoas no varejo

Foque em uma experiência diferenciada para o cliente

Por último, e não menos importante, temos a experiência do cliente que, por sua vez, dá sentido a todo o esforço da organização.

Lembrando que se trata de um momento de maior sensibilidade entre as pessoas, onde os presentes significam uma forma de fortalecer vínculos, os negócios devem se posicionar como alguém que queira fazer parte desse momento, tornando-o ainda mais especial.

Então, é hora de usar a criatividade e apostar num atendimento personalizado, em que o cliente se sinta especial e recompensado por escolher aquele produto em meio a outras opções.

Ações como o e-mail marketing, oferecendo vantagens, assim como o contato nas redes sociais e ações de pós-vendas, são extremamente relevantes para quem não quer ser esquecido.

Todavia, para aumentar o lucro nas vendas fim de ano, é preciso mais do que um bom marketing, é necessário oferecer um atendimento de excelência em todos os tipos de interação que o cliente tiver com a marca.

Gostou dessas dicas de vendas para o fim do ano? Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais e ajude outras pessoas a aumentar o lucro nesse período!

1
Olá, podemos ajudar?
Powered by