Como vender bem no início do ano?

2018-01-02T13:06:21-03:002 janeiro, 2018|Produtividade de Vendas, Sales Performance Management|

O Natal, época mais esperada pelo varejo brasileiro, já passou, e o começo de um novo ano é sempre um período no qual as vendas começam a desacelerar. Começos de ano costumam vender menos, visto que a maior parte das vendas aconteceram no mês anterior, em razão da grande procura pelos presentes de Natal, e os primeiros meses do ano são, muitas vezes, dedicados a viagens de férias e carnaval.

Segundo a Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE (PMC), houve uma queda real de -7,0% nas vendas do varejo em janeiro de 2017, em comparação ao mesmo mês do ano anterior, 2016.

Com a aplicação de mudanças à rotina dos negócios e mostrando empenho nessas alternativas, é possível fazer com que resultados positivos sejam obtidos nesse difícil período. Para ajudá-lo a vender mais nesse começo de 2018, selecionamos quatro dicas simples de serem seguidas e que trarão sucesso em suas vendas, além de fidelizar clientes para todas as épocas do ano.

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Gamificação no Varejo

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Incentivar a equipe

Ter uma equipe incentivada não só no começo do ano, mas o ano todo, é muito importante para que os clientes se sintam mais à vontade e passem a consumir mais naquela determinada loja. Como mostramos no post com dicas de como treinar a equipe para aumentar as vendas no Natal*, com planejamento, aplicando a gamificação e realizando reuniões, os funcionários conseguem se sentir mais estimulados e, assim, se empenham mais em vender.

Incentivar a equipe através de bonificações também é uma estratégia bastante interessante e que traz muito retorno. A partir do momento em que você mostra se preocupar com seu funcionário, dando bonificações à medida que ele atinge metas, participa de treinamentos, se mostra interessado, ele se sente motivado e com mais vontade de continuar dando o seu melhor para que consiga mais dessas bonificações. Essas recompensas podem ser desde pequenos objetos e vales de restaurantes até dias de folgas e pequenas viagens.

Com a equipe motivada, mostrando confiança e com vontade de vender, os clientes se sentem mais confortáveis e passam a querer adquirir, cada vez mais, produtos daquele local.

Realizar promoções

Ofertas sempre chamam atenção de clientes, tanto antigos quanto novos, afinal, quem não gosta de uma promoção? Porém, cumprir com as ofertas prometidas é de extrema importância para que os clientes se fidelizem na loja e não se sintam enganados.

Hoje, muitas lojas aumentam seus preços para depois realizarem promoções, voltando os preços alterados para os preços já comuns daquele local. Apesar de não serem todos os clientes que percebem essa propaganda enganosa, os que percebem não gostam e, muitas vezes, acabam não voltando para aquele determinado local.

Por isso, manter a sinceridade nas ações propostas pelo negócio ajuda com que se atraia clientes em todos os períodos do ano, ainda mais no início, quando os produtos ainda estão com os preços de fim de ano e as pessoas diminuem as compras. Com promoções, os itens das lojas saem mais rapidamente, dando espaço para novos itens, que podem atrair ainda mais pessoas, fazendo, assim, com que as vendas não durem apenas em um determinado período, e se estenda para os meses seguintes.

Criar canais de comunicação

Com o avanço da tecnologia e as pessoas se tornando cada vez mais conectadas, criar canais de comunicação por meio da internet é uma ótima estratégia para avisar clientes de novos produtos, promoções e outros recursos que possam chamar atenção.

O envio de e-mails e a forte presença nas redes sociais são meios práticos e eficientes de interagir com clientes através da internet, já que, com eles, há uma maior facilidade em responder mensagens rapidamente, manter uma verdadeira conversa entre loja e consumidor.

A partir do momento no qual os consumidores vão as lojas e compram algo, perguntar a eles se gostariam de receber ofertas e apresentações de novos produtos via e-mail e avisar, também, da presença do negócio nas específicas redes sociais é essencial, para que aqueles que não se sentem confortáveis recebendo e-mails de lojas não recebam e acabem criando uma certa aversão ao negócio.

A internet também facilita o atendimento, visto que há disponibilidade de chats rápidos nas páginas de redes sociais, o que permite com que as dúvidas dos consumidores possam ser tiradas rapidamente e com eficácia. Esse pode se tornar um fator diferencial para sua loja, já que, assim, há um melhor relacionamento com os clientes, e, consequentemente, aumenta as vendas.

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Se promover online e off-line

Além do uso de artifícios como banners e cartazes de promoções para se promover na própria loja física, utilizar-se da internet para isso é, como visto na dica anterior, um meio bastante eficaz.

Porém, um nunca pode deixar o outro de lado. Se promover tanto off-line quanto online é importante. Off-line porque pessoas podem estar passando em frente à loja em algum momento do dia, e, sem ao menos pretender, pode se deparar com um cartaz de aviso de promoção, se interessar e entrar na loja para saber mais e consumir, já online é interessante pois as pessoas costumam navegar por sites e redes sociais em vários horários do dia, podendo se deparar com anúncios que lhes interessem. Além disso, a internet é uma forma muito fácil para uma pessoa indicar algo a outra pessoa, podendo apenas copiar o link de uma página, por exemplo, para mandar a outra pessoa, e assim por diante, fazendo com que mais gente chegue a página e conheça o negócio.

De fato, aplicar essas dicas ao seu negócio ajudará com que as vendas nesse começo de 2018 não diminuam, então não espere mais e comece já a pensar em quais estratégias usará!

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