Como os aplicativos de celular estão mudando o varejo

2019-06-18T15:18:03-03:0025 setembro, 2018|Produtividade de Vendas|

Não é exagero dizer que o smartphone, atualmente, é como um segundo cérebro para o homem. Na última década os aparelhos vêm ganhando diversas funções que foram desenvolvidos para tornar a vida mais fácil através de seus aplicativos.

Hoje há tantas atividades que podem ser feitas através dos celulares que a sua utilidade principal, que é fazer ligações, foi colocada em segundo plano. Ao pesquisar sobre um celular, ninguém quer saber a qualidade dele em fazer ligações, mas sim sobre aplicativos, câmera, som, entre outras funções.

Mas não é só no cotidiano das pessoas que os smartphones têm um papel importante, no comércio os dispositivos móveis estão provocando diversas mudanças, seja na maneira de vender, de comprar, de se relacionar com os clientes ou até para acompanhar e mensurar o desempenho de sua equipe de vendas.

Nesse contexto, separamos dicas importantes que irão te ajudar a entender como os aplicativos móveis, os chamados “apps” podem contribuir com o crescimento no seu varejo

Influência dos aplicativos móveis no e-commerce

Segundo uma pesquisa realizada pelo PayPal/Ipsos, sobre o perfil do consumidor online no Brasil, as vendas online realizadas no país em 2017 foram de R$ 166,2 bilhões. Deste total, cerca de 24% foram feitas por meio de dispositivos móveis, o que resultou em aproximadamente R$ 41,8 bilhões, um aumento de 60% em relação ao ano de 2016.

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Há alguns fatores que contribuíram para o aumento no número de vendas online, a diversidade de plataformas disponíveis para divulgar e vender seus produtos por meio de aplicativos móveis, e a presença de cada vez mais pessoas nas redes sociais, tiveram um papel relevante na consolidação do e-commerce.

A solidificação das vendas online tem exigido algumas mudanças por parte dos comércios. A maioria das lojas físicas possuem plataformas digitais para divulgar e vender seus produtos, ou então, como é bastante comum, existem somente em plataformas online, não tendo um endereço físico.

Por conta dessa grande concorrência, não basta apenas ter uma loja virtual para atrair clientes, pode-se dizer que isso é essencial, inclusive já fizemos um post de como se posicionar na internet e atrair clientes, porém também existem outras alternativas para fortalecer ainda mais sua marca.

As principais empresas do varejo possuem seus próprios aplicativos móveis onde o cliente pode pesquisar sobre produtos, verificar disponibilidade de itens em lojas físicas, falar com atendentes, e fazer compras. Os aplicativos tornam a comunicação com o cliente mais fácil, pois tem um design desenvolvido especificamente para dispositivos móveis.

Além dos aplicativos oficiais das lojas, existem muitos outros que influenciam diretamente na hora de realizar uma compra, por exemplo, aplicativos que acompanham a mudança de preço de certos produtos e avisam quando ele abaixar, ou então que medem o índice de satisfação das lojas através de avaliações feitas por clientes.

São muitos os apps disponíveis que afetam diretamente o comércio, criando assim um cenário de mudanças frequentes por parte dos varejos com o intuito de se destacarem no ambiente online.

Aplicativos móveis para gestão e equipe de vendas

Os aplicativos móveis também têm um papel importante na equipe de vendas. A utilização de smartphone em tarefas cotidianas tornam o trabalho mais prático e dinâmico, algumas atividades que antes eram demoradas e trabalhosas, hoje estão disponíveis em um clique.

Já outras atividades ganharam outros formatos com o surgimento dos apps, a capacitação de colaboradores, por exemplo, que é uma atividade essencial para alcançar melhores resultados, agora pode ser feita totalmente por celular. O Mobile Learning, torna o processo muito mais interessante e interativo.

Segundo um dado divulgado pela empresa Pipedrive INC, as empresas que possuem times de vendas mais eficientes são as que utilizam os dispositivos móveis com mais frequência em suas tarefas diárias, os times que apresentaram performances acima da média aumentaram as atividades mobile em 33%.

Já para os gestores, os aplicativos possibilitaram a coleta de dados de maneira mais precisa, reunindo informações importantes sobre o desempenho dos colaboradores, resultados de vendas e entre outros dados.

Há diversos aplicativos disponíveis para diferentes funções que podem influenciar diretamente nos resultados obtidos, o ideal é pesquisar qual se encaixa melhor no seu tipo de negócio.

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Casting

O Casting é um aplicativo que reúne os dados com a performance de cada colaborador em forma de gráficos. Através dessas informações é possível saber se as metas foram atingidas, quais são os pontos fortes e pontos a melhorar. O aplicativo permite também comparar o desempenho entre os membros do time, assim é possível saber quem está se saindo melhor e merecendo uma oportunidade de promoção ou bonificação.

O Boticário, que usa o SER Casting em 15 lojas em Campinas, aumentou em 66% o número de metas batidas depois que as funcionárias começaram a ter controle das suas vendas e treinamentos direto no celular.

 

Agora que você já sabe sobre a importância dos aplicativos de celular no varejo, conheça mais sobre o Ser Casting no nosso site. Veja também nossas redes sociais e fique por dentro das principais tendências no mundo do varejo.

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