Como investir no empoderamento do vendedor?

2019-06-24T09:55:59-03:006 julho, 2018|Capacitação no Varejo|

Cada vez mais, os vendedores precisam ter autonomia para abordar os clientes, vender e decidir estrategicamente. Assim, podem negociar e atender com maior qualidade. Confira como alcançar isso em nosso artigo!

Investir no empoderamento do vendedor significa dar maior poder e liberdade ao profissional, permitindo-o agir e decidir por conta própria. É o oposto do microgerenciamento, em que o gestor está sempre dizendo o que se deve ou não fazer.

Há diversas vantagens correlacionadas ao empoderamento do vendedor, como a resolução de problemas com rapidez e a satisfação dos clientes. Para tanto, é preciso dar ao colaborador ferramentas e informações específicas. Confira quais no artigo!

Descubra quais as melhores técnicas para
treinar seus colaboradores!

Delegue maior autonomia para atuação

Muitos gestores ou empresários centralizam demasiadamente o poder. Nesses casos, o vendedor não tem nenhuma autoridade para dar descontos ou parcelar as vendas, dependendo sempre do seu líder imediato, o que prejudica o processo de negociação.

Portanto, o primeiro passo — e talvez o mais difícil — é delegar liberdade ao vendedor. Permita que ele tenha maior independência na negociação e solucione demandas dos clientes sem precisar recorrer à administração. Dê autonomia ao time de vendedores.

Agregue transparência às informações certas

Munir o colaborador de autonomia sem disponibilizar as informações certas pode ser um grande equívoco e gerar efeitos contrários ao esperado. Por exemplo, se ele negocia preços sem conhecer a margem de lucro, talvez até gere prejuízos à loja.

Logo, o ideal é dar transparência às informações. Permita que os vendedores tenham acesso à dados importantes para a venda, como margem de lucro, custo e nível de satisfação do cliente. Para tanto, é interessante investir no modelo de gestão à vista.

Facilite o processo de comunicação interpessoal

Empoderar a equipe não significa que os vendedores decidirão tudo sozinhos. Na verdade, eles precisarão mais do que nunca de um diálogo aberto e fluido, capaz de gerar alinhamento e sinergia no que é feito. Desse modo, os erros serão reduzidos.

Para viabilizar o diálogo, o primeiro passo é o comprometimento da liderança. Os líderes devem cascatear as informações certas e manter seus subordinados bem informados. Também é preciso contar com ferramentas como: mural de recados, celular corporativo, aplicativos mobile e modernos softwares, por exemplo.

Descubra quais as melhores técnicas para
treinar seus colaboradores!

Conte com a tecnologia a seu favor

Finalmente, também é preciso destacar a importância da tecnologia. Ela permite agregar autonomia aos vendedores, bem como mantê-los informados acerca do que acontece no dia a dia. Assim, todos podem agir com eficiência e eficácia.

Com um bom software voltado para o RH e para as vendas, é possível compartilhar os indicadores de desempenho, melhorar o diálogo interno, estabelecer metas e planos de desenvolvimento individual. Logo, é crucial para o empoderamento do vendedor.

Como você pôde observar, há diversas dicas para dar maior autonomia e poder de escolha à equipe de vendas. É necessário delegar autonomia, gerar transparência, melhorar a comunicação e integrar novas tecnologias. Como resultado, a empresa poderá ter maior eficiência operacional, manter seus clientes satisfeitos e fiéis à marca.

Gostou do artigo e sabe como fazer o empoderamento do vendedor? Aproveite, agora, para entrar em contato conosco e conhecer a solução que temos para você. Vamos lá!