Como fazer recrutamento no varejo rápido e eficaz

2017-09-19T14:00:23-03:0019 setembro, 2017|Gestão de Pessoas no Varejo, Sales Performance Management|

Encontrar talentos é o objetivo de todo recrutador, mas muitas vezes são necessárias diversas tentativas antes de encontrar a pessoa certa, e para o recrutamento no varejo isso não é diferente. Além de encontrar o vendedor que vá disparar as vendas e ajudar a motivar a equipe, os gestores precisam de alguém que fique um tempo mínimo, caso contrário, o prejuízo desse turnover pode afetar e muito o negócio.

Apesar do Brasil passar por um momento crítico, o varejo é o setor que mais tem ajudado na diminuição do nível de desemprego no Brasil. A contratação deles não parou. De acordo com os dados do Ranking NOVAREJO Brasileiro 2017, aconteceu justamente o contrário. O maior exemplo positivo pode ser visto no atacarejo, que aumentou em 17,9% sua força de trabalho.

Não existe fórmula certa para encontrar talentos, mas algumas dicas podem ser seguidas para fazer um recrutamento mais rápido – evitando ficar muito tempo sem um vendedor – e eficaz para tentar acertar na escolha do funcionário que pode já ser um talento ou um possível talento a ser lapidado pelos gestores e líderes.

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Por onde começar

O que poucos varejistas sabem é que o recrutamento é um dos processos mais importantes do negócio. Entenda o porquê de o recrutamento ser tão importante para o sucesso do varejo. Depois de reconhecer a importância desse processo, os gestores precisam saber por onde começar e bem, um bom recrutamento exige que o gestor tenha pleno conhecimento sobre as habilidades necessárias para o vendedor do seu negócio. Este já é um bom começo.

1. Não espere alguém sair para começar o recrutamento

O varejo é um setor dinâmico, onde o vendedor pode querer sair amanhã e isso vai prejudicar toda a sua venda, e se você tiver que esperar por uma empresa que demora cerca de 15 dias para recrutar uma nova pessoa, vai continuar vendendo menos do que vendia quando tinha aquele colaborador.

A solução é se adiantar! Faça entrevistas ao longo do ano, mesmo que não necessite de nenhuma pessoa no momento. Isso faz com que você esteja um passo à frente quando o problema surgir e o melhor, com isso você já vai selecionando os possíveis talentos. Aproveite e conheça os 6 mitos da retenção de talentos para riscar da sua gestão.

2. Utilize um banco de talentos online

A tecnologia deve ser uma aliada, mesmo nas ações operacionais do varejo. Ela otimiza tempo e dá agilidade aos processos. Um bom exemplo são os bancos de talentos pré-selecionados.

Nem sempre o gestor te tempo de ficar fazendo entrevistas, conhecendo os possíveis candidatos ao longo do ano, além de que, muitos dos talentos podem não estar mais disponíveis quando você precisar e aí que entra a solução através da tecnologia. Porque num banco de dados como por exemplo, da ferramenta Casting, você já tem tudo atualizado e pré-selecionado por verdadeiros caça talentos.

Como a ferramenta é usada via mobile, o recrutamento pode ser feito na hora e o processo que antes poderia demorar mais de 15 dias, passa a levar apenas 3 ou 4 dias. Usar das tecnologias é uma forma eficaz de fazer um bom recrutamento, que pode economizar tempo e diminuir o prejuízo com o turnover, que é um problema bastante comum nas lojas. Veja outras formas de diminuir o turnover da sua loja.

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3. Priorize aqueles que já trabalharam na área

Apesar do varejo ser a porta de entrada do mercado de trabalho para muitas pessoas, uma boa dica é buscar pessoas que já tenham experiência na área. Isso evita que o tempo de treinamento seja muito longo. Outra característica importante para buscar nos talentos é a criatividade.

Além disso, é possível sempre checar com outros empregadores como era o desempenho da pessoa no outro emprego, isso já elimina aquelas surpresas depois de ter feito já a contratação. As indicações podem vir também dos próprios vendedores. As pessoas costumam ter uma rede de contatos que abrange antigos colegas de trabalho e pode sim ser uma ótima maneira de ser rápido e eficaz.

4. Atraia os talentos através de benefícios

Ainda existem ótimos candidatos, mas não basta apenas querer que eles venham até sua loja sem que você crie algo atrativo para que eles queiram trabalhar para você. Isso ajuda muito porque faz com que ao invés de você ir atrás de talentos, eles buscam você. E nem sempre se trata apenas de salário, mas um bom ambiente, flexibilidade de horários, ou outros benefícios podem ser a solução para ter sempre uma boa lista de talentos a postos para quando precisar.

Um dos atrativos é um bom programa de treinamento e possibilidade de crescer. Hoje em dia para um vendedor sair e fazer um treinamento fora é ruim porque ele perde o tempo que poderia estar vendendo, então para empresas que investem em tecnologias como mobile learning (treinamento via celular) já tem uma vantagem a mais. Além disso, acompanhar o próprio desempenho é um grande incentivo para que cada vendedor melhore sua performance. Essas funcionalidades já existem, e o Casting é uma das ferramentas que reúne tudo isso. É uma ótima opção para atrair talentos da geração Y, que já nasceram conectados.

Bons funcionários não são necessariamente difíceis de encontrar, só são difíceis de encontrar rapidamente. O recrutamento não deve ser uma reação à existência de vagas e por isso deve sim ser priorizado pelas empresas que quererem melhorar a gestão e evitar o pânico quando um vendedor sair.

Como falamos, não há fórmula secreta, mas uma série de ações que ajudam a diminuir o turnover e melhorar o processo, trazendo para a loja talentos que serão essenciais para o sucesso nas vendas. O varejo é sobre pessoas, por isso valorizá-las, principalmente os vendedores, é essencial. Saiba como o Casting está mudando a forma de recrutar no varejo.

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