Como fazer recrutamento no varejo rápido e eficaz

O recrutamento no varejo nem sempre tem e eficiência que o lojista precisa. E se esse também p seu desafio, acompanhe esse artigo e descubra como contratar os melhores vendedores e impulsionar os resultados da sua loja.

Encontrar talentos é o objetivo de todo recrutador, mas muitas vezes são necessárias diversas tentativas antes de encontrar a pessoa certa. Sendo assim, no recrutamento no varejo, isso não é diferente.

Além de encontrar o vendedor que vá disparar as vendas e ajudar a motivar a equipe, os gestores precisam considerar a retenção desse vendedor.

Sim, os índices de turnover no varejo podem prejudicar o resultado de vendas. Apesar de parecer algo comum de acontecer, ele traz diversos prejuízos.

Outro ponto importante a se considerar num recrutamento eficiente, é a formação de uma equipe de vendas de alta performance. Claro, nem sempre você encontrará um profissional pronto no mercado.

Ao contrário disso, é possível encontrar excelentes perfis que precisarão de desenvolvimento. Mas em alguma medida, trazer profissionais com uma boa bagagem de experiência no seu ramo de atuação, pode contribuir bastante para a consolidação de vendas.

A verdade é que não existe fórmula certa para encontrar talentos. Mas algumas dicas podem ser seguidas para fazer um recrutamento no varejo mais rápido.

Com isso, você evita ter uma equipe defasada.

Além disso, as dicas que trazemos permitem que você identifique um possível talento que já faça parte da sua equipe.

Então vamos lá? Vem conhecer nossas dicas e transforme o recrutamento da sua loja num caça talentos de sucesso!

Por onde começar

Comece pela gestão da equipe.

Ter uma equipe com uma performance de vendas exponencial depende do investimento que você faz na equipe que já possui.

É, você deve estar se perguntando: como assim? Se eu quero atrair talentos, como começo investindo nos vendedores que já tenho?

É isso mesmo. Olhar para sua equipe interna te fará entender quais habilidades de fato você precisa contratar. Uma equipe de vendedores não é dotada das mesmas características. É preciso considerar que para cada perfil de cliente, é necessário um perfil de vendedor.

Imagine só um vendedor bem calmo, que fala pausadamente e faz diversas perguntas ao cliente tentando entender se de fato ele precisa do produto que está buscando, ou se pode oferecer outra solução pra ele.

Agora imagine esse mesmo vendedor atendendo um cliente impaciente, com pressa ou bastante objetivo, que sabe exatamente o que quer. Quais as chances desse cliente se sentir confortável com esse vendedor e tornar a procura-lo caso retorne à sua loja? Pouquíssimas né?

Daí a necessidade de ter perfis diferentes para compor um time de vendas.

Conte com a tecnologia para isso

Pensando nisso, uma estratégia para conhecer o perfil de cada colaborador e realizar a gestão de performance de cada um deles, é através de um software de gestão de desempenho de vendas.

Um bom aplicativo com essa funcionalidade, pode te ajudar a entender o perfil dos seus vendedores, quais habilidades eles são capazes de desenvolver e quais habilidades serão necessárias ser inclusas no seu processo de recrutamento no varejo.

E se você ainda não sabe do que se trata essa tecnologia, deixa a gente te apresentar a  Solução Casting .

A Solução Casting valoriza a capacitação de seus talentos. Para isso oferece um módulo de Mobile Learning de fácil acesso e com metodologia lúdica, prática e simples.

Além disso, essa ferramenta ainda conta com módulos de comunicação, campanhas de incentivo, gestão de indicadores e feedback contínuo. Tudo isso em uma versão móbile, que permite a gestão do capital humano de sua loja, na palma da sua mão.

Para conhecer essa ferramenta é muito simples. Basta entrar em contato com nosso time e receber todas as informações dessa ferramenta, que conta ainda com atendimento high touch  em todo o processo de adaptação.

Potencialize então o seu recrutamento

Certamente, o recrutamento no varejo é um dos processos mais importante do negócio.

E existem motivos para essa importância. Depois de reconhecer a importância desse processo, os gestores precisam saber por onde começar e bem, um bom recrutamento exige que o gestor tenha pleno conhecimento sobre as habilidades necessárias para o vendedor do seu negócio. Sendo assim, este já é um bom começo.

  1. Não espere alguém sair para começar o recrutamento

Primeiramente, o varejo é um setor dinâmico. Um excelente vendedor pode querer sair amanhã e isso pode prejudicar a sua jornada de venda.

Se você tiver que esperar por uma empresa que demora cerca de 15 dias para recrutar uma nova pessoa, vai continuar vendendo menos do que vendia quando tinha aquele colaborador.

A solução é se adiantar! Faça entrevistas ao longo do ano, mesmo que não necessite de nenhuma pessoa no momento. Isso faz com que você esteja um passo à frente quando o problema surgir e o melhor, com isso você já vai selecionando os possíveis talentos. Aproveite e conheça os 6 mitos da retenção de talentos para riscar da sua gestão.

  1. Defina o perfil ideal do candidato

Antes de iniciar o processo de recrutamento, como dissemos mais acima, é necessário saber quais são as habilidades e competências que o candidato ideal deve ter.

Considere os requisitos específicos do varejo, como habilidades de comunicação, capacidade de trabalhar em equipe, capacidade de lidar com pressão e facilidade em lidar com clientes.

E atente-se também as características pessoais que faltam na sua equipe, como agilidade, paciência, empatia, negociação.

Lembre-se que quanto mais diversa for sua equipe, maiores chances de sucesso nas suas vendas.

  1. Utilize um banco de talentos online

A tecnologia deve ser uma aliada, mesmo nas ações operacionais do varejo. Ela otimiza tempo e dá agilidade aos processos.

Um bom exemplo são os bancos de talentos pré-selecionados.

Nem sempre o gestor tem tempo de ficar fazendo entrevistas, conhecendo os possíveis candidatos ao longo do ano. Além disso, é possível que muitos dos talentos podem não estar mais disponíveis quando você precisar e aí que entra a solução através da tecnologia.

Porque num banco de dados como o da ferramenta Casting, você já tem tudo atualizado e pré-selecionado por verdadeiros caça talentos.

Como a ferramenta é usada via mobile, o recrutamento no varejo pode ser feito na hora e o processo que antes poderia demorar mais de 15 dias, passa a levar apenas 3 ou 4 dias.

Sendo assim, usar das tecnologias é uma forma eficaz de fazer um bom recrutamento. Inclusive esse é um processo que economiza tempo e diminui o prejuízo com o turnover.

  1. Priorize aqueles que já trabalharam na área

Apesar do varejo ser a porta de entrada do mercado de trabalho para muitas pessoas, uma boa dica é buscar pessoas que já tenham experiência na área. Isso evita que o tempo de treinamento seja muito longo.

Outra característica importante para buscar nos talentos é a criatividade.

Além disso, é possível sempre checar com outros empregadores como era o desempenho da pessoa no outro emprego, isso já elimina aquelas surpresas depois de ter feito já a contratação. As indicações podem vir também dos próprios vendedores. As pessoas costumam ter uma rede de contatos que abrange antigos colegas de trabalho e pode sim ser uma ótima maneira de ser rápido e eficaz.

  1. Analise a compatibilidade cultural

O varejo é um ambiente que exige bastante interação e trabalho em equipe. Por isso, é importante avaliar se o candidato tem valores e comportamentos que estejam alinhados com a cultura da empresa.

Dessa forma evita-se possíveis conflitos entre a equipe e entre os interesses da empresa e dos seus vendedores.

O fit cultural é de extrema relevância para ter uma equipe de vendas colaborativa, engajada e promotora da marca.

  1. Atraia os talentos através de benefícios

Ainda existem ótimos candidatos, mas não basta apenas querer que eles venham até sua loja sem que você crie algo realmente atrativo.

Isso ajuda muito porque faz com que ao invés de você ir atrás de talentos, eles busquem você. E nem sempre se trata apenas de salário, mas um bom ambiente, flexibilidade de horários, ou outros benefícios podem ser a solução para ter sempre uma boa lista de talentos a postos para quando precisar.

Um dos atrativos é um bom programa de treinamento e possibilidade de crescimento. Num mercado competitivo como  o do varejo, sai na frente quem oferece vantagens competitivas.

Uma excelente alternativa são os treinamentos através de tecnologias como mobile learning (treinamento via celular). Além de possibilitar o desenvolvimento constante da equipe, gera engajamento e senso de pertencimento na equipe.

Tenha em mente que, se seus vendedores estão satisfeitos com os benefícios de trabalhar na sua loja, eles se tornarão promotores da sua marca. Com isso impactarão não somente os clientes, como despertarão o interesse de novos talentos.

  1. Ofereça feedbacks claros

Por fim, ofereça feedbacks claros aos candidatos, independente do resultado do processo seletivo. Isso é importante para manter uma boa relação com os candidatos e para que eles saibam em que aspectos precisam melhorar para futuras oportunidades.

Nada impede que eles participem de futuros processos seletivos em sua loja. Até eles podem não somente investir no próprio desenvolvimento, como também podem se tornar promotores da sua marca, pelo respeito e empatia que receberam.

Lembre-se: recrutamento não é uma reação de existência de vaga

Bons funcionários não são necessariamente difíceis de encontrar, só são difíceis de encontrar rapidamente. O recrutamento não deve ser uma reação à existência de vagas. Pelo contrário, o recrutamento no varejo deve ser uma prioridade nas empresas que querem melhorar a gestão e evitar o pânico quando um vendedor sair.

Como falamos, não há fórmula secreta, mas uma série de ações que ajudam a diminuir o turnover e melhorar o processo.

Com isso, trazendo para a loja talentos que serão essenciais para o sucesso nas vendas. O varejo é sobre pessoas, por isso valorizá-las, principalmente os vendedores, é essencial.

E aí, preparado para tornar o recrutamento da sua loja mais eficiente, assertivo e rápido?

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