Como engajar sua equipe de vendas: 4 dicas e técnicas essenciais

2019-06-14T14:47:21-03:0014 novembro, 2018|Gestão de Pessoas no Varejo|

Aumente a motivação da sua equipe de vendas e, com isso, potencialize os seus resultados. Descubra como engajar sua equipe de vendas agora!

Você quer aumentar suas vendas e contar com uma equipe que traz cada vez mais e melhores resultados para o negócio, não é mesmo? Pois saiba que a motivação e engajamento tem um grande impacto nesse aspecto.

É essencial que você saiba formas eficazes de realizar essa tarefa. Com isso, além de aumentar sua meta de vendas, você ainda melhora a satisfação do time, o que reduz a rotatividade do negócio e atrai mais talentos para a sua empresa.

Quer saber como fazer isso? Então leia este artigo e descubra 5 técnicas para engajar equipe de vendas!

1. Alinhe expectativas

O primeiro ponto para manter a motivação e engajamento da sua equipe de vendas em alta é alinhar expectativas com os colaboradores. Ou seja, é importante saber o que eles esperam da empresa e quais são os propósitos e objetivos de carreira de cada um. Além disso, você deve deixar claro o que espera de cada colaborador e quais são as oportunidades que pode oferecer ao time.

Portanto, desde o momento de entrada na empresa, seja muito transparente e claro sobre todos esses aspectos com a equipe. Dessa forma, você garante que não haverá frustrações das partes e ainda aumenta o engajamento do time, uma vez que eles sabem quais são as funções de cada um.

2. Invista em capacitações

Os melhores talentos do mercado nem sempre são aquelas pessoas que já chegam à empresa com experiência e extremamente capacitadas para vendas. Muitas vezes, um colaborador com competências técnicas menos desenvolvidas, mas com muita vontade de aprender, pode ser o maior aliado do seu negócio.

Portanto, mapeie as competências de cada um dos colaboradores — tanto técnicas quanto comportamentais — e invista em capacitações. Dessa forma, além de melhorar a produtividade do time, você também mostra o valor que dá para cada profissional que faz parte do negócio, o que gera maior motivação, engajamento e satisfação com a empresa.

Algumas práticas acabam destruindo a vontade de trabalhar
Veja se você está fazendo errado e como pode melhorar!

3. Mensure resultados

Você estabelece metas para a sua equipe e a empresa como um todo, não é mesmo? Dessa forma, para manter os colaboradores engajados em atingir bons resultados e dar o seu melhor, é essencial que você mensure esses resultados gerados.

Com isso, é possível mostrar para a equipe o rendimento e desempenho de cada um. Isso faz com que cada colaborador se responsabilize pelos próprios resultados e invista energia na melhoria contínua. Além disso, é uma forma de reconhecer aqueles que deram o melhor de si em prol do seu negócio.

4. Invista em uma cultura de feedback

O feedback é uma ferramenta muito poderosa quando se trata de aumentar os índices de motivação e engajamento de colaboradores. Porém, existem técnicas específicas para realizar essa tarefa para, efetivamente, potencializar os resultados por meio dessa ferramenta.

Portanto, crie uma cultura de feedback na empresa, capacitando a si mesmo, equipe e gestores para dar feedback de forma eficiente. A partir disso, dê retornos sobre o desempenho e resultados dos colaboradores com frequência, apontando onde cada um pode melhorar e como fazer isso.

Além disso, é importante também estar aberto a receber feedback e incentivar a equipe de vendas a fazer isso. Dessa forma, o time passa a se sentir mais próximo da empresa, vestindo a camisa na hora de conquistar mais clientes para o negócio.

Engajar a equipe de vendas é essencial para garantir bons resultados e ainda melhorar a satisfação dos colaboradores. Para isso, você pode contar com ferramentas tecnológicas de gestão de pessoas, como é o caso do Casting.

Ele permite que você acompanhe de perto e em tempo real todos os resultados da equipe, além de proporcionar uma forma rápida e eficiente de dar e receber feedback do time de vendas — entre muitas outras funcionalidades.

Entre em contato com a SER agora mesmo e descubra como podemos ajudar a engajar a sua equipe de vendas!