Como engajar sua equipe de vendas: 4 dicas e técnicas essenciais

2021-01-05T11:28:06-03:0014 novembro, 2018|Gestão de Pessoas no Varejo|

Aumente a motivação da sua equipe de vendas e, com isso, potencialize os seus resultados. Descubra como engajar sua equipe de vendas agora!

Você quer aumentar suas vendas e contar com uma equipe que traz cada vez mais e melhores resultados para o negócio, não é mesmo? Pois saiba que a motivação e engajamento tem um grande impacto nesse aspecto.

Aumente a motivação da sua equipe de vendas e, com isso, potencialize os seus resultados. Descubra como engajar sua equipe de vendas agora!

É essencial que você saiba formas eficazes de realizar essa tarefa. Com isso, além de aumentar sua meta de vendas, você ainda melhora a satisfação do time, o que reduz a rotatividade do negócio e atrai mais talentos para a sua empresa.

Quer saber como fazer isso? Então leia este artigo e descubra 4 técnicas para engajar equipe de vendas!

  1. Alinhe expectativas

Qual o nível de comprometimento que as pessoas da sua equipe têm em relação ao seu negócio? Será muito difícil ter um time comprometido com as metas, se nem mesmo com o básico são comprometidos.

O primeiro ponto para manter a motivação e engajamento da sua equipe de vendas em alta é alinhar expectativas com os colaboradores. Ou seja, é importante saber o que eles esperam da empresa e quais são os propósitos e objetivos de carreira de cada um. Além disso, você deve deixar claro o que espera de cada colaborador e quais são as oportunidades que pode oferecer ao time.

Expectativas e comprometimento

Um funcionário que tem expectativas de crescer dentro da empresa e enxerga as oportunidades que existem, vai se comprometer muito mais em cumprir as metas para se destacar. Mas aquele que tem expectativas e não tem a visão clara das oportunidades, vai “jogar sem molhar a camisa”, pode até vestir a camisa do time, mas não vai transpirar, vai se dedicar o suficiente apenas, sem dar o algo a mais que é tão importante.

Existem também aqueles que não têm nenhuma expectativa. Esse caso é o mais difícil de trabalhar a motivação, exige uma atenção especial.

Portanto, desde o momento de entrada na empresa, seja muito transparente e claro sobre todos esses aspectos com a equipe. Dessa forma, você garante que não haverá frustrações das partes e ainda aumenta o engajamento do time, uma vez que eles sabem quais são as funções de cada um.

O alinhamento de expectativas é um trabalho contínuo! Você deve ficar atento ao nível de motivação e engajar sua equipe de vendas. Um funcionário frustrado dentro da equipe pode fazer que essa frustração passe a contaminar toda a equipe. Se esse canal de conversa direta existe sem bloqueios, as fofocas do cafezinho perdem o sentido, apesar que elas sempre vão existir, infelizmente.

Por isso, veja o que não fazer pra desmotivar seus colaboradores:


  1. Invista em capacitações

Os melhores talentos do mercado nem sempre são aquelas pessoas que já chegam à empresa com experiência e extremamente capacitadas para vendas. Muitas vezes, um colaborador com competências técnicas menos desenvolvidas, mas com muita vontade de aprender, pode ser o maior aliado do seu negócio.

Após o primeiro passo ser efetivado (Alinhamento de expectativas), já se pode observar aqueles que gostariam de crescer dentro da empresa. Todo o investimento que for feito na capacitação e no crescimento técnico dessas pessoas vai refletir em funcionários mais preparados para o seu negócio. Eles já estão integrados, conhecem e trafegam em todas as áreas dentro da empresa, a adaptação certamente é melhor e muito mais rápida.

CTA ebook treinamento e capacitação

Portanto, mapeie as competências de cada um dos colaboradores — tanto técnicas quanto comportamentais — e invista em capacitações. Dessa forma, além de melhorar a produtividade do time, você também mostra o valor que dá para cada profissional que faz parte do negócio, o que gera maior motivação, engajamento e satisfação com a empresa.

Outra questão importante para engajar equipe de vendas é lembrar que o mercado é extremamente dinâmico. Dependendo da área de atuação, todos os anos tem inovações. Exemplo disso são as novas tecnologias. Quem não estiver antenado e capacitado, com certeza ficará para trás e menos competitivo no seu ramo. Nosso objetivo aqui é engajar a equipe de vendas, certo? Então, eles precisam ter nas mãos as melhores ferramentas possíveis, e não só isso, saber como usá-las ao seu favor.

  1. Mensure resultados

Você estabelece metas para a sua equipe e a empresa como um todo, não é mesmo? Dessa forma, para manter os colaboradores engajados em atingir bons resultados e dar o seu melhor, é essencial que você mensure esses resultados gerados.

Planejar as metas é uma arte, requer bom senso, estudo de mercado, histórico médio de vendas e uma porcentagem de crescimento aceitável. Trabalhar com metas erradas podem gerar duas situações:

Primeira situação

Meta baixa, mais conhecida como “meta frouxa”. Esse tipo de meta não tem desafio para a equipe, não faz o colaborador sair de sua zona de conforto.

Segunda situação

Meta alta, ou inalcançável. Esse tipo de meta faz a equipe desistir na largada, no começo do mês e, vemos que o pior é que esse tipo de meta tira a seriedade das regras do jogo. Ninguém consegue dobrar o número num mês, por exemplo, mas se ele for desafiado a crescer 10% mensalmente em pouco tempo ele chegará a dobrar o número.

Junto com o objetivo, é importante entender que a meta é de todos. A empresa deve se preparar para atender a demanda que foi mensurada, tendo o produto em estoque. Com isso o marketing precisa também participar, com as campanhas direcionadas.

Para crescer determinado produto ou região de vendas, o vendedor deve se empenhar ao máximo, o faturamento deve ser ágil, a logística deve cumprir os prazos de entregas, e assim por diante.

Com isso, é possível mostrar para a equipe o rendimento e desempenho de cada um. Isso faz com que cada colaborador se responsabilize pelos próprios resultados e invista energia na melhoria contínua. Além disso, é uma forma de reconhecer aqueles que deram o melhor de si em prol do seu negócio.

  1. Invista em uma cultura de feedback

O feedback é uma ferramenta muito poderosa quando se trata de aumentar os índices de motivação e engajar sua equipe de vendas. Porém, existem técnicas específicas para realizar essa tarefa para, efetivamente, potencializar os resultados por meio dessa ferramenta.

CTA ebook feedback

Vale lembrar os primeiros pontos que citamos acima. Veja como é importante cada um deles, até chegar ao quarto ponto você: trabalhou com o seu colaborador de maneira pessoal o alinhamento de expectativas e o engajou e o motivou a buscar resultados. Nesse tempo, investiu nele, o capacitou e o treinou observando suas qualidades e debilidades e também trabalhou com ele metas bem mensuradas, onde ele foi desafiado a crescer e trazer resultados melhores. Ótimo, agora chegou a hora do feedback!

Dicas para o seu feedback ser efetivo

– Inicie a conversa com os pontos positivos

Essa dica é fundamental! Anote com antecedência e comece o feedback fazendo elogios nas áreas onde o colaborador teve crescimento e melhoria.

– Demonstre os pontos de melhoria

Todos nós precisamos de melhoria contínua, isso não pode ser apenas analisado como crítica, mas como algo comum de qualquer organização e em nossos relacionamentos profissionais.

– Cultura de feedback

Portanto, crie uma cultura de feedback na empresa, capacitando a si mesmo, equipe e gestores para dar feedback de forma eficiente. A partir disso, dê retornos sobre o desempenho e resultados dos colaboradores com frequência, apontando onde cada um pode melhorar e como fazer isso.

– Esteja aberto

Além disso, é importante também estar aberto a receber feedback e incentivar a equipe de vendas a fazer isso. Dessa forma, o time passa a se sentir mais próximo da empresa, vestindo a camisa na hora de conquistar mais clientes para o negócio.

– Lembrar na conversa do primeiro alinhamento

Recorde aquilo que foi conversado de mais importante no início do trabalho. Certamente vocês ainda não estarão onde esperavam estar, mas essa avaliação é importante para verificar se estão a caminho do cumprimento das expectativas.

– Se for necessário, faça um novo alinhamento

Talvez com o tempo, o ambiente e as novas experiências, aquilo que foi dito no começo, precisa ser redimensionado, para cima ou para baixo. Assim um novo ciclo pode ser reiniciado, com pontos positivos e pontos a melhorar.

Quer saber mais sobre feedback? Então veja aqui algumas dicas de como dar um feedback negativo.

Conclusão

Engajar sua equipe de vendas exige, também estabelecer formas de capacitar esse funcionário nessas áreas que ainda não atenderam o objetivo, mas agora você tem um ponto ao seu favor, com muito mais assertividade e, assim, analisar as metas e os resultado. Veja como esse processo é importante para manter uma equipe engajada e motivada.

Com certeza uma empresa que tem esses 4 pontos importantes, dentro da sua cultura de avaliação de resultados, vai poder ter avaliações mais justas. Cada pessoa tem seu temperamento e sua individualidade. A mesma técnica de motivação para um, as vezes não serve para outro.

Podemos até nos surpreender em achar que alguém na equipe é comprometido, mas isso pode ser apenas aparência pela forma da pessoa se comunicar, e alguém é mais quieto, por exemplo, pode ser extremamente engajado, mas por ser mais introvertido. Ou seja, isso não se detecta facilmente.

Engajar a equipe de vendas é essencial para garantir bons resultados e ainda melhorar a satisfação dos colaboradores. Para isso, você pode contar com ferramentas tecnológicas de gestão de pessoas, como é o caso do Casting.

Ele permite que você acompanhe de perto e em tempo real todos os resultados da equipe, além de proporcionar uma forma rápida e eficiente de dar e receber feedback do time de vendas — entre muitas outras funcionalidades.

Entre em contato com a SER agora mesmo e descubra como podemos ajudar a engajar a sua equipe de vendas!

Ir ao Topo