Como descobrir e melhorar o seu potencial de vendas?

Você quer descobrir qual é o seu potencial de vendas? Tem vontade de melhorar o potencial de vendas, porém, fica confuso com a quantidade de informação que tem por aí?

Não se preocupe, pois aqui na Casting, estamos sempre criando conteúdos com todas as novidades do varejo.

Portanto, se você quer entender melhor sobre como aproveitar o potencial de vendas da sua loja ao máximo, continue lendo este artigo!

Previsão de vendas x potencial de vendas

Em primeiro lugar, saiba que existe diferença entre os termos, previsão de vendas e potencial de vendas. Nesse sentido, quando falamos em previsão de vendas, nos referimos à análise técnica do mercado que o seu negócio atua. Por outro lado, o potencial de vendas se refere às reais condições mercadológicas para se vender algum produto em certas áreas e períodos.

Em outras palavras, a previsão é capaz de estimar a quantidade de vendas que pode ser feita e, às vezes, este número é bastante atrativo. Contudo, nem sempre as marcas conseguem utilizar ao máximo o seu potencial de vendas, dessa forma, as oportunidades definidas não são aproveitadas como deveriam.

Por exemplo, imagine que existam 2 lojas de departamento que tenham o mesmo porte, ainda assim, elas podem ter um potencial de vendas diferente uma da outra. Isso acontece devido à possibilidade de haver uma diferença de produto, preço ou até um gasto médio de consumo de cada cliente.

Portanto, saiba que, entender isso te fará compreender melhor as oportunidades de expansão de mercado, fazendo com que o seu negócio se consolide dentro do seu ramo de atuação.

Como melhorar o meu potencial de vendas?

Talvez você tenha entendido o real conceito de potencial de vendas, porém, ainda esteja se perguntando: “mas como eu vou melhorar meu potencial de vendas?”.

Não se preocupe, nós separamos 6 dicas valiosas para te ajudar com isso. Confira!

1- Defina seu raio de atuação

Primeiramente, você precisa definir qual será o raio de atuação da sua loja, mas isso não se refere somente a região onde sua loja está localizada. Ou seja, se aplica a todos os centros de distribuição da sua loja também.

Por exemplo, imagine que uma família queira comprar um novo conjunto de estofado, eles fazem algumas pesquisas no e-commerce da sua loja. Apesar disso, eles desejam experimentar o quão confortável é este produto e pensam em ir até a loja física.

Pensando nisso, será que eles estão dispostos a ir até a sua loja, caso ela fique em um local distantes deles? Por este motivo, defina qual a distância que o seu público-alvo poderá se locomover até a sua loja sem que pareça uma longa viagem.

2- Mensure o volume de clientes

Pensa bem, é possível melhorar o seu potencial de vendas sem saber quantas pessoas a sua marca pretende alcançar no mercado? É bem difícil né?

Quando você entende quantas pessoas a sua loja atinge, fica mais fácil calcular os investimentos que são necessários para alcançar as metas estabelecidas. Portanto, invista um tempo para compreender muito bem esse ponto, tudo bem?

Apesar disso, entenda que é importante saber qual o estágio que o seu negócio está hoje para que você aumente o potencial de vendas de acordo com a sua realidade. Ou seja, se a sua loja é pequena, o resultado será diferente de uma loja de porte médio ou grande.

3- Saiba o quanto o seu mercado pode gastar

Neste ponto, você começa a analisar o seu nicho de forma mais profunda. Ou seja, se no ponto anterior, você analisa o seu publico de forma mais abrangente, aqui nós iremos “afunilar” esta análise.

Por exemplo, imagine que, ao invés de vender estofados, a sua loja venda artigos de decoração inspirados em bandas de rock. Segundo uma pesquisa realizada pela plataforma de streaming francesa, a Deezer, o Brasil é o 10° país do mundo que consome este gênero musical. Além disso, a cidade de Curitiba foi considerada a “cidade mais roqueira do Brasil”, conforme aponta o mesmo estudo.

Em outras palavras, o potencial de vendas desta loja na capital paranaense é maior do que em outras regiões do país.

4 – Defina sua capacidade de atendimento

Este é um ponto fundamental para melhorar o potencial de vendas da sua loja. Lembre-se que, atualmente, existe um novo tipo de consumidor, que não gosta de esperar muito para ser atendido.

Dessa forma, utilize uma plataforma que te ajude a entender o seu fluxo de atendimento e, consequentemente, o número de conversões. Afinal, quando você entende quantos clientes a sua loja consegue atender, bem como, a quantidade de conversões, se torna mais fácil aproveitar o total do seu potencial de vendas.

Porém, se você não busca entender a sua capacidade de atendimento, você diminui ainda mais o seu potencial de vendas, visto que ele procura agilidade no atendimento.

5 – Conheça a sua persona

Lembra de quando falamos que duas lojas do mesmo porte podem ter um potencial de vendas diferente? Pois é, aqui nós vemos que, apesar de atuarem no mesmo nicho, elas podem não ser concorrentes. Isso mesmo que você leu!

Por exemplo, recentemente, durante a semana de moda de Milão, duas grifes italianas fizeram uma “collab” unindo o DNA de ambas as marcas. Dessa forma, o potencial de vendas de cada uma delas tende a aumentar, pois essa é uma estratégia de branding usada para alcançar novos públicos.

Por isso, entenda o seu público para saber suas necessidades e desejos, com isso, você consegue fidelizar eles e, quem sabe, até se tornar uma “love brand”.

6 – Conheça bem o seu mercado

Estudar as tendências de consumo é crucial para manter as suas portas abertas.

Por exemplo, o impacto da pandemia no varejo, bem como, as consequências disso é importante para traçar os objetivos e aproveitar o potencial de vendas da sua loja. Além disso, busque saber como se comporta o mercado internacional dentro do seu nicho.

Dessa forma, você conseguirá identificar o que se tornará uma tendência aqui e ser pioneiro no mercado.

Agora que você aprendeu sobre como melhorar o seu potencial de vendas, nós queremos te convidar a ficar por dentro de todas as novidades do varejo.

Portanto, visite o nosso blog para aprender mais sobre outros assuntos que vão agregar muito valor à sua loja.

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