Como dar um feedback na área de vendas produtivo e motivador?

2019-06-18T17:15:31-03:0030 agosto, 2018|Sales Performance Management|

O feedback é um importante aliado para a gestão de sucesso. Infelizmente, muitas vezes é deixado em segundo plano ou executado de maneira precária. Quer descobrir como oferecer um feedback de excelência na área de vendas? Confira nosso artigo!

O feedback é um retorno de informação, isto é, serve para comunicar aos profissionais o que está sendo bem-feito e o que precisa de ajustes. Isso geralmente ocorre de modo individual, one-to-one, em que líder e liderado podem ter uma conversa acerca da performance.

vários benefícios no feedback na área de vendas. É possível alertar os vendedores sobre “pontos cegos”, estimular comportamentos específicos e reprimir valores não alinhados à empresa. Além disso, pode-se instaurar uma cultura de transparência, seriedade e compromisso com resultados específicos. Traz realmente grandes vantagens ao negócio!

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A questão é: como dar um feedback de qualidade na área de vendas? Reunimos as principais dicas sobre o assunto. Continue a leitura e fique por dentro do tema!

Tenha equilíbrio no que diz

O principal erro na hora de dar o feedback é transformá-lo em um momento destinado a criticar o vendedor ou o time de trabalho. Isso passa longe do que deve ser feito! O objetivo é dar um retorno de informação, alertando sobre pontos fortes e fracos de forma equilibrada.

Portanto, a primeira dica é: equilibre o que diz. Se precisar criticar, faça isso de maneira construtiva, apontando possíveis saídas ou soluções. Aproveite para elogiar os pontos positivos, assim mostrará que também enxerga os acertos no trabalho.

Estabeleça critérios de avaliação

O feedback que tem base na simples observação é frágil e, muitas vezes, pode estar viciado na imagem negativa que se tem do indivíduo. Então, é necessário criar mecanismos de avaliação de desempenho. Por exemplo, a avaliação em 360 graus.

Na verdade é preciso considerar dois principais critérios em qualquer avaliação: o empenho (relacionado aos resultados entregues) e a sintonia (relacionada ao alinhamento com os valores da empresa). Assim, o feedback terá maior eficácia.

Mantenha a objetividade da conversa

Especialmente em empresas que não possuem uma cultura de feedback bem instaurada, esse momento é de grande tensão para os funcionários. Logo, é preciso evitar rodeios que tornam a conversa ainda mais “dolorosa”. Seja objetivo!

Uma dica é planejar tudo o que será dito com antecedência. Tome nota dos principais pontos e vá direto a eles no encontro com o profissional. Além disso, é possível estabelecer um período para o retorno, como 30 minutos, e manter-se atento a ele.

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Indique uma direção para o futuro

Para finalizar o encontro, dê uma clara direção para o profissional ou equipe de trabalho. Mostre os resultados futuros que deseja ver, os pontos fracos que precisam ser corrigidos e os indicadores-chave de desempenho que devem ser aprimorados.

Para tanto, o SER desempenho é um ótimo software. Ele ajuda a monitorar o progresso de cada talento, avaliar as metas que foram atingidas e criar planos de desenvolvimento individual (PDI). Assim, além de direcionar o funcionário de forma eficaz, você pode gerar feedbacks ainda mais motivadores para o futuro.

Agora você está por dentro do assunto, certo? Coloque nossas dicas em prática e garanta excelentes resultados no processo de feedback na área de vendas. Logo, todo o time estará alinhado e motivado.

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