Como dar um feedback na área de vendas produtivo e motivador?

2021-12-17T08:40:35-03:0030 agosto, 2018|Sales Performance Management|

O feedback é um importante aliado para a gestão de sucesso. Infelizmente, muitas vezes é deixado em segundo plano ou executado de maneira precária. Quer descobrir como oferecer um feedback na área de vendas de excelência? Confira nosso artigo!

O feedback é um retorno de informação, isto é, serve para comunicar aos profissionais o que está sendo bem-feito e o que precisa de ajustes. Isso geralmente ocorre de modo individual, one-to-one, em que líder e liderado podem ter uma conversa acerca da performance.

Sendo assim, o feedback na área de vendas pode ser entendido como uma resposta, uma reação a alguma atitude tomada. Dentro do ambiente organizacional, o feedback surge como uma reação a determinado acontecimento. Nesse caso ele seria o retorno de uma ação empreendida por alguém.

Há vários benefícios no feedback na área de vendas. É possível alertar os vendedores sobre “pontos cegos”, estimular comportamentos específicos e reprimir valores não alinhados à empresa, por exemplo. Além disso, pode-se instaurar uma cultura de transparência, seriedade e compromisso com resultados específicos. Traz realmente grandes vantagens ao negócio!

A questão é: como dar um feedback de qualidade na área de vendas? Reunimos as principais dicas sobre o assunto. Continue a leitura e fique por dentro do tema!

Tenha equilíbrio no que diz

O feedback é uma ferramenta usada pelos gestores como alinhador de objetivos e de expectativas, a fim de aumentar a produtividade e motivação dentro do ambiente de trabalho. Ele se apresenta de diferentes maneiras, podendo ser positivo, negativo, construtivo ou como uma correção dentro do time.

O principal erro na hora de dar o feedback é transformá-lo em um momento destinado a criticar o vendedor ou o time de trabalho. Isso passa longe do que deve ser feito! O objetivo é dar um retorno de informação, alertando sobre pontos fortes e fracos de forma equilibrada.

Ao dar feedback na área de vendas, o gestor precisa saber a maneira adequada de transmiti-lo ao seu time. Saber como dar feedback é uma arte, é o momento mais tenso na relação entre líderes e colaboradores.

Portanto, a primeira dica é: equilibre o que diz. Se precisar criticar, faça isso de maneira construtiva, apontando possíveis saídas ou soluções. Aproveite para elogiar os pontos positivos, assim mostrará que também enxerga os acertos no trabalho.

Lembre-se de que você é capaz de dizer tudo o que precisa, porém da maneira correta. Ou seja, quando utilizamos as palavras, tons, sintonias e ambientes corretos, somos capazes de dar um feedback eficiente. Com isso, não importa se o assunto será bom ou ruim, o objetivo é que tenha uma solução agradável e eficiente.

Estabeleça critérios de avaliação

Através do feedback são revelados os aspectos que necessitam de melhoria nas tarefas realizadas pelos profissionais, certo?! Por isso, o feedback deve iniciar com a preparação para a reunião com a equipe dentro da empresa. Sendo assim para facilitar na hora de alinhar expectativas, metas, planos de melhoria e trazer os melhores resultados, tanto para a organização quanto para o desenvolvimento do profissional.

Também deve ser dado de forma objetiva e construtiva, começando por destacar os pontos fortes, traçando planos consistentes com seu time. O feedback na área de vendas que tem base na simples observação é frágil e, muitas vezes, pode estar viciado na imagem negativa que se tem do indivíduo. Então, é necessário criar mecanismos de avaliação de desempenho. Por exemplo, a avaliação em 360 graus.

Na verdade, é preciso considerar dois principais critérios em qualquer avaliação: o empenho (relacionado aos resultados entregues) e a sintonia (relacionada ao alinhamento com os valores da empresa). Assim, o feedback terá maior eficácia.

Com a realização de um feedback adequado haverá um alinhamento entre os funcionários juntamente com os objetivos da empresa gerando assim aumento na produtividade em geral.

Além disso, quando realizado de maneira constante, mantém a equipe motivada. Isso porque eles sentem que há uma atenção e valorização de seu trabalho e desenvolvimento profissional.

Mantenha a objetividade da conversa

Especialmente em empresas que não possuem uma cultura de feedback bem instaurada, esse momento é de grande tensão para os funcionários. Logo, é preciso evitar rodeios que tornam a conversa ainda mais “dolorosa”. Seja objetivo!

Uma dica é planejar tudo o que será dito com antecedência. Tome nota dos principais pontos e vá direto a eles no encontro com o profissional. Além disso, é possível estabelecer um período para o retorno, como 30 minutos, e manter-se atento a ele.

É evidente que os funcionários aprendam e cresçam quando recebem feedback imediato, específico, direcionado ao seu desenvolvimento e capaz de ser colocado em prática imediatamente.

Damos feedbacks através da nossa linguagem corporal o tempo todo. Ou seja, através da nossa postura, tom de voz, expressão facial e gestos nos comunicamos se estamos satisfeitos ou desapontados com aquela ação feita por determinada pessoa. Por isso, é importante saber expor esses sinais em palavras.

O gestor deve agir logo que um colaborador dê sinais de desmotivação. É importante para alinhar expectativas e o ideal é tentar entender a causa desse comportamento.

Vale sempre lembrar que todos erram, mas em alguns casos esses erros podem ter grande impacto para as empresas. Por isso, quando acontece uma falha é preciso apontá-la e tentar evitar que se repita.

Incentive a evolução profissional

A cultura de feedback é um excelente estímulo para os colaboradores buscarem crescimento pessoal e profissional. Você sabia que há mais estímulos entre os funcionários que buscam evolução constantemente? E, com isso, eles agregam muito valor em sua carreira.

Por isso, ao receber feedback, seja ele positivo ou negativo, o funcionário precisa visualizar quais são seus pontos fortes e quais precisam melhorar.

Um dos principais benefícios do feedback na área de vendas é a motivação que ele proporciona. Ou seja, quando os funcionários recebem retorno sobre suas atividades, se mantém com isso mais motivados.

Outro fator decisivo nessa cultura é o aumento da produtividade. Os feedbacks são uma excelente forma de aumentar a produção da equipe. Sendo assim, é uma forma fundamental para alinhar as expectativas, corrigir possíveis problemas, e traçar novas metas para o profissional. Fazendo com isso que sua produtividade esteja sempre em alta.

Com o auxílio do feedback há uma identificação e correção de problemas dentro da empresa no tempo certo. Porém, lembre-se de que os feedbacks positivos são tão importantes quanto os construtivos.

Ou seja, quando o gestor percebe que um colaborador terminou seu trabalho no prazo e prestou atenção aos mínimos detalhes, deve deixar claro que ele está atendendo às expectativas da sua empresa. Isso é uma ação do feedback positivo.

CTA ebook feedback

Tenha o costume de fazer anotações

Devido ao feedback ser uma das principais ferramentas dentro da empresa para alinhar expectativas e engajar pessoas, o uso de feedback escrito pode aprimorar o desenvolvimento das pessoas impulsionando de forma dinâmica os resultados positivos. Esse retorno, no entanto, para que sejam maximizados os benefícios do feedback é importante que ele seja constante.

Todo feedback na área de vendas, positivo ou construtivo, deve ser estruturado com base em um comportamento. Ou seja, é importante mostrar o impacto desse comportamento.

O feedback na área de vendas quando é escrito, tanto positivos quanto construtivos, podem servir de base para a construção. Ou seja, ele poderá mostrar os efeitos de uma ação e tentar entender suas causas, evitando que o erro persista.

Cada situação precisa ser adaptada para o acontecimento real. É muito importante que os exemplos de feedback escrito gerem diálogo para resolver um problema ou exaltar uma ação, levando sempre há um conhecimento.

Indique uma direção para o futuro

Para finalizar o encontro, dê uma clara direção para o profissional ou equipe de trabalho. Mostre os resultados futuros que deseja ver, os pontos fracos que precisam ser corrigidos e os indicadores-chave de desempenho que devem ser aprimorados.

Com feedback na área de vendas feito de forma correta e frequente é possível observar se o planejamento está obtendo os resultados necessários ou se está precisando de ajustes.

Agindo sob esses cuidados é possível realizar feedbacks para a equipe, visando a melhoria do desempenho dos funcionários que não estão atingindo o esperado e fazendo assim as correções necessárias no planejamento.

Concluímos, então, que é muito importante escolher a melhor ferramenta para realizar o monitoramento e a mensuração de resultados. Vale a pena investir num feedback positivo e inovador se você quer ver suas vendas crescerem em pouco tempo.

Para tanto, o SER desempenho é um ótimo software. Ele ajuda a monitorar o progresso de cada talento, avaliar as metas que foram atingidas e criar planos de desenvolvimento individual (PDI). Assim, além de direcionar o funcionário de forma eficaz, você pode gerar feedbacks ainda mais motivadores para o futuro.

Agora você está por dentro do assunto, certo? Coloque nossas dicas em prática e garanta excelentes resultados no processo de feedback na área de vendas. Logo, todo o time estará alinhado e motivado.

Aproveite para nos seguir nas redes sociais e acompanhar nossas novidades. Estamos no Facebook e LinkedIn. Vamos lá!

Compartilhar este Artigo

Ir ao Topo