Como calcular metas de vendas para vendedores? Confira 5 dicas

2020-08-04T16:07:51-03:009 janeiro, 2020|Produtividade de Vendas|

Quando se fala em meta, seja ela para o time de vendas, seja para qualquer outro setor da loja, é importante ter em mente que elas não podem ser definidas aleatoriamente. Isso porque, para garantir a motivação da equipe, é essencial que elas sejam desafiadoras o suficiente para que eles se engajem, mas realistas, possíveis de serem atingidas, evitando a frustração.

Mas, você sabe como fazer? Entende qual a melhor forma de calcular metas motivadoras para manter o alto desempenho do seu time de vendas? Se não, está na hora de descobrir!

Leia este artigo e descubra 5 dicas de ouro de como calcular metas de vendas para vendedores!

1. Analise dados históricos da empresa

O primeiro passo para calcular metas de vendas é analisar os dados históricos da sua loja. Isso significa que você deve estudar as vendas nos últimos meses e anos para identificar tendências, padrões, sazonalidade e número total de vendas realizadas. Esse estudo é o que dará insumos para que você estabeleça metas perfeitas para o time de vendas.

2. Estude o mercado

Outro fator importante, que deve ser levado em consideração na hora de calcular metas de vendas para vendedores, é o mercado no qual a sua empresa está inserida e as tendências para os próximos meses e anos. Isso porque ele pode estar em um momento de recessão, mas com tendências de crescimento para o futuro, o que influencia a meta estabelecida.

O contrário também pode acontecer, o que significa que as suas metas devem ser mais baixas do que o momento atual.

3. Converse com os seus vendedores

Os seus vendedores são uma ótima fonte de informação na hora de estabelecer metas. Isso porque eles podem apontar os principais desafios de vendas, tendências observadas durante as atividades, pontos de crescimento e gargalos que precisam ser resolvidos.

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Dessa forma, busque incluir o time de vendas no processo de estabelecimento de metas, evitando que eles sintam que a empresa apenas determina o que deseja sem consultá-los.

4. Tenha metas coletivas e individuais

Na hora de estabelecer metas, busque sempre focar em dois tipos: as coletivas e individuais. As primeiras são mais simples e devem levar em conta o total de vendas da empresa, o mercado e os dados históricos. Já as individuais também precisam incluir o desempenho de cada vendedor e o potencial de crescimento ao longo do tempo.

5. Revise periodicamente

É essencial que você revise as metas ao longo do tempo. Isso porque o mercado muda, assim como as competências dos vendedores, que se tornam mais experientes na área. Dessa forma, uma meta adequada para a atualidade pode não ser tão desafiadora em seis meses. Portanto, sempre revise as metas, adaptando o que for necessário.

Calcular metas de vendas para vendedores é assunto sério. Afinal, elas têm influencia direta na motivação do time e na satisfação com a empresa. Portanto, siga essas dicas e sempre busque distribuir as metas para a equipe, evitando que os vendedores se sintam sobrecarregados e estressados.

Como você percebeu, as metas têm influencia direta na motivação da equipe de vendas. Aproveite o aprendizado e descubra como levar isso em consideração na hora de estabelecer objetivos para as vendas.

Um Comentário

  1. […] uma loja de roupa pode estipular metas de vendas para todos os funcionários em relação a um determinado produto — por exemplo, camisetas. O […]

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