Avaliação anual: Qual a importância e como realizá-la?

2021-12-21T09:20:51-03:0021 dezembro, 2021|Gestão de Pessoas no Varejo|

Depois de dois anos bem distintos, cheio de altos e baixos. Qual a avaliação anual que você, empresário, tem do seu negócio?

O ano de 2021 foi extremamente desafiador para várias empresas. Ou seja, aumento de custos, taxas de câmbio subindo e, o que era esperado pós pandemia, uma altíssima taxa de desemprego. Esses fatores levaram a queda do poder de compra do consumidor, o que fez também que houvesse muita dificuldade no repasse de preços na ponta, resultado de uma demanda fraca e reprimida. Afinal a roda não pode parar de girar.

Sendo assim, na maioria das empresas, o fechamento dos resultados do ano de 2021 não foi positivo. A queda de margens, pela dificuldade que falamos acima, foi severa.

Mas, por outro lado, isso levou a muitas empresas a se reinventar, buscar soluções para reduzir custos e poder oferecer ao consumidor um produto que esteja acessível a ele. Se você se reinventou e está vendo novos horizontes, com certeza agregou valor ao seu negócio.

Por isso a importância de uma avaliação anual. Ou seja, verificar onde estávamos, onde chegamos e para onde iremos. Essas respostas partem em seguida e mostram a importância dessa avaliação.

O que é uma avaliação anual?

Assim como uma casa, um automóvel, um bem etc. uma empresa tem seu valor estimado. Com isso essa avaliação vem do cálculo dos bens que são efetivamente da empresa. Logicamente descontando desse valor dívidas que estão em curso, como terrenos, sedes, depósitos, loja, pontos comerciais, maquinário, veículos, etc.

Somado a isso, entra nessa conta valores presumidos como: potencial de mercado, tempo e reconhecimento de marca, história e tradição. Em alguns casos, são esses os ativos mais valiosos, por ser tão difícil se conquistar.

Finalmente o último ingrediente, o que mostra a sustentabilidade do negócio: Quanto ela vende em média por mês. E qual a margem de contribuição que ficou no final do mês. Aquelas medidas que te fizeram reinventar, te ajudaram a salvar a sua margem?

Fazer uma avaliação anual é fundamental para qualquer resolução como solicitar um empréstimo ou um financiamento. Até em casos jurídicos como fazer ou desfazer uma sociedade, por exemplo.

Essa avaliação deve ser feita pelo menos anualmente. Isso porque muitos empresários pensam nisso apenas quando estão dispostos a vender sua empresa ou no caso de divórcio de seu cônjuge por exemplo. Mas essa avaliação deve se tornar como uma ferramenta estratégica, base para tomadas de decisões e planejar o crescimento para o próximo ano.

Como realizar uma avaliação anual

Confira algumas formas de fazer uma avaliação anual completa, continue a leitura.

1- Avaliação anual dos balanços

Em primeiro lugar, todos os bens que podem ser verificados os valores, os valores aproximados e estimados pela capacidade do negócio, até o seu estoque entra nessa avaliação. Se você vendesse tudo o que tem, no final das contas sobraria quanto? Todas essas avaliações são apresentadas pelo balanço contábil e serve como referência para sua avaliação anual.

2- Avaliação de potencial de mercado

A tendência de mercado é que seu ramo cresça? Ou com o aparecimento de concorrentes fortes e as vezes multinacionais, sua empresa está se depreciando? Uma visão realista vai ajudar muito nos planos de ações para o próximo ano e na sua avaliação anual.

CTA Motivação no Trabalho

3- Avaliação de valor de mercado

Podemos dizer que existem três formas de avaliar sua empresa, a primeira é quanto valor você enxerga e isso, no final da avaliação, vai determinar um preço. Além disso, existe quanto alguém pagaria no seu negócio. O que na avaliação de comprador normalmente é abaixo daquilo que você avaliou como empresário. E por último o valor de mercado. Ou seja, tudo vai depender do momento econômico e qual a previsão futura para o seu negócio.

4- Avaliação da saudabilidade financeira

Os maiores bens de uma empresa são seus clientes e consumidores. Uma empresa que tem como seus principais clientes empresas que estão crescendo e são bons pagadores, tem uma visão de futuro muito mais positiva. Isso comparado com aquelas empresas que estão em um mercado com muito risco de sofrer inadimplência.

Se a demanda do seu cliente crescer e, por outro lado, tendo uma parceria sólida com ele, você deve crescer junto. Por isso, uma boa análise, em conjunto com seus principais clientes, irá mostrar o quanto você deve se preparar para uma demanda maior e crescer no próximo ano, ou não. Essa informação serve de base para a sua avaliação anual.

5- Avaliação anual de assertividade de Mix

Uma decisão fundamental é na avaliação anual, pontuar a assertividade de seu mix. Existem produtos que oferecemos que gera 5% de faturamento, mas são responsáveis por 95% dos problemas. Ou seja, são produtos que só vendem se queimar o preço, o que queima a margem de contribuição dele mesmo e do restante do mix. Produtos que pela sua sensibilidade trazem devolução ou perda de qualidade, o que se traduz em prejuízo na veia.

Num cenário de dificuldade econômica, com margens baixas e custos altos, qualquer perda financeira não bem-vinda, não é mesmo? Por isso, a tendência nos próximos anos é o consumidor, que está com o orçamento apertado, comece a cada vez mais optar por marcas mais baratas. Isso porque, uma vez que esse cliente experimentou um produto mais em conta e entendeu que o mesmo atende a necessidade dele da mesma forma que um produto de marca atendia, pronto! Ele vai fidelizar no produto de primeiro preço e não vai retornar a consumir o produto marca líder, a não ser que esse produto esteja em oferta.

Além de todos os termos financeiros que podem ser utilizados, o mais importante nesse momento é não deixar para depois, independente do resultado do faturamento do ano de 2021. A importância da avaliação anual é fazer que sua empresa comece o ano de 2022 muito mais preparada para enfrentar os desafios que vão chegar.

Como acontece com os negócios, é preciso pesar sempre o custo e o benefício.

Para isso é fundamental você estar bem informado e ter uma gestão eficiente. Conheça as ferramentas que a Casting tem para você. Ganhe tempo, e ganhe eficiência em produtividade, conheça a tecnologia que a Casting tem para te oferecer.

Compartilhar este Artigo

Deixar um comentário

Ir ao Topo