Autotreinamento via mobile learning: os novos métodos de capacitação

O mobile learning ganha espaço como uma solução educacional via mobile inovadora.

Para oferecer bons resultados para os seus clientes, é essencial que você conte com colaboradores capacitados para realizar as atividades da loja. No entanto, qual a melhor forma de treinar a sua equipe? Você sabe quais são os métodos de capacitação inovadores que podem fazer a diferença na sua loja?

Segundo a pesquisa “O Panorama do Treinamento no Brasil 2015”, realizada pela Associação Brasileira de Treinamento, a ABTD, as corporações investem cerca de R$ 1,38 milhão por ano em treinamento e desenvolvimento. Entre as soluções que podem ser utilizadas, o autotreinamento via mobile learning surge como uma ótima opção.

Quer saber mais sobre essa solução? Então, continue a leitura e descubra mais sobre o assunto!

O conceito de autotreinamento via mobile learning

O celular já faz parte da rotina da grande maioria dos seus colaboradores. Eles utilizam esse dispositivo para realizar atividades cotidianas, comunicar-se e organizar a rotina diária. Além disso, ainda existem empresas que investem em aplicativos de comunicação interna e, até mesmo, de gerenciamento de resultados — tudo pelo celular.

Portanto, por que não investir também no treinamento via smartphone? É exatamente essa a proposta do mobile learning, também conhecido como m-learning. Ele surge como uma evolução dos treinamentos pelo computador, chamados de e-learning, propondo que os colaboradores possam realizar suas capacitações diretamente na palma da mão, por meio do celular.

Dessa forma, o colaborador se torna responsável pelo seu próprio desenvolvimento. Daí vem a palavra “autotreinamento”. Os vídeos e as aulas ficam disponíveis e o profissional é quem acessa essas informações no momento mais adequado, desenvolvendo suas habilidades e as competências para garantir os melhores resultados para o negócio.

O panorama do mobile learning na atualidade

No Panorama do Treinamento, nota-se também que o empresário brasileiro está cada vez mais atento à importância da especialização e percebendo que é muito mais vantajoso capacitar seus funcionários dentro da loja do que buscar novos colaboradores no mercado que se ajustem ao que a organização está buscando.

Inicialmente, as empresas utilizam cursos e aulas presenciais para desenvolver as competências dos colaboradores. No entanto, com o desenvolvimento da tecnologia, novas formas de aprendizagem foram se popularizando no meio corporativo.

CTA ebook capital humanoPowered by Rock Convert

Uma delas é a EAD (ensino a distância). Isso porque as aulas presenciais nem sempre se configuram como o melhor caminho para funcionários que precisam conciliar trabalho, família, estudos, lazer etc. O m-learning, caracterizado pelo consumo de conteúdo educacional via dispositivos móveis, também cresce, apesar de representar apenas 2% do ensino a distância.

Mesmo com o baixo percentual, ele já se mostra como grande tendência para os próximos anos, já que, de acordo com a pesquisa da ABTD, apenas 24% do total de cursos EAD contam com professores — já o autotreinamento lidera o segmento com 76%.

O potencial do m-learning é tão grande que já chama atenção de organizações, como o Banco Mundial, a OEA, a UNICEF e a UNESCO, que, além de terem políticas formuladas para o fomento global do m-learning, uniram-se a outras instituições de escopo mundial e fundaram a mEducation Alliance, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de aplicativos para tecnologias móveis a fim de estimular o avanço da educação global em países periféricos.

Os benefícios do autotreinamento via mobile learning

Implementar o autotreinamento via mobile learning traz uma série de benefícios para a sua loja e para os colaboradores. Entenda, a seguir, quais são os principais deles.

Personalização do programa de treinamento

Quando você investe no autotreinamento via mobile learning, é capaz de oferecer uma série de possibilidades de capacitação para os seus colaboradores. Dessa forma, eles conseguem escolher quais são aquelas que devem ser priorizadas, com total autonomia.

Isso significa que cada profissional pode identificar quais são as suas principais limitações e necessidades de treinamento e, a partir disso, personalizar o programa de capacitação de acordo com as suas necessidades individuais.

Flexibilidade

Um dos maiores benefícios dessa metodologia de ensino é a flexibilidade que ela oferece para os colaboradores. Com a realização via dispositivo móvel, o colaborador pode escolher o melhor momento para assistir às aulas.

Portanto, caso ele tenha um melhor rendimento na parte da manhã, pode escolher esse momento para se capacitar. Também pode ser que o profissional prefira separar algumas horas do seu fim de semana, momento no qual está mais descansado e relaxado, para aprender e desenvolver novas competências.

Ou seja, o m-learning é totalmente flexível de acordo com as necessidades de capacitação e, inclusive, de horário dos seus colaboradores.

Facilidade de acesso

No m-learning, os treinamentos ficam disponíveis 24 horas por dia no celular do colaborador. Dessa forma, ele pode acessar os conteúdos quando e onde quiser. Isso significa que há uma grande facilidade no acesso aos cursos e às aulas que os colaboradores precisam realizar para desenvolver as suas competências.

Resultados para a loja

Por fim, o autotreinamento via mobile learning traz grandes resultados para a loja. Por ser uma metodologia de ensino inovadora, que garante a autonomia dos colaboradores, a personalização dos treinamentos e o fácil acesso, ela permite que os profissionais que fazem parte do seu time aprendam novos conteúdos e desenvolvam as suas competências com maior eficiência.

Isso reflete diretamente nos resultados gerados por eles dentro da organização. Eles se tornam mais capacitados para realizar as suas tarefas diárias e, inclusive, mais produtivos, o que potencializa os resultados do estabelecimento como um todo.

Como você pôde perceber, o autotreinamento via mobile learning é uma metodologia de ensino inovadora, que vem ganhando espaço nas corporações e mostra-se uma grande tendência para os próximos anos.

Ela também oferece uma série de benefícios, potencializando os resultados do programa de treinamento e capacitação de colaboradores da sua loja. Dessa forma, investir nessa metodologia pode ser a solução que você procurava para potencializar os resultados do negócio e garantir um diferencial competitivo para a sua organização!

O Casting da SER é uma solução para gestão de pessoas que integra serviços com o apoio e a facilidade do uso de um aplicativo e a sua proposta é também seguir esse novo modelo de treinamento. Com ele, os funcionários podem realizar autotreinamentos direto do celular, via mobile, ou tablet, o que é positivo tanto para o aprendizado do profissional quanto para o empregador.

Portanto, entre em contato com a gente agora mesmo e descubra mais sobre a nossa solução inovadora!

Deixar Um Comentário