Aumentar as vendas: 4 dicas para ajudar a equipe a bater metas

Colaboradores motivados e bem orientados são essenciais para aumentar as vendas no varejo, por isso separamos algumas dicas importantes para auxiliar a equipe

Mix de produto, negociações com fornecedores, comissões, marketing e relacionamento com o cliente; diversos são os fatores que contribuem para o sucesso no varejo. Certamente, um dos mais importantes também a influenciar o aumento das vendas é a motivação da equipe.  No varejo, o aspecto humano tem um valor enorme.

Com isso, é necessário que o gestor ou líder da equipe dê mais do que boas condições, mas seja também incentivador, para que seus colaboradores realizem um bom trabalho. A tecnologia pode ser uma aliada importante para que este gestor entenda melhor as necessidades e pontos fortes de sua equipe, e com isso consiga motivá-la e fazer com que ela bata as metas.

Baixe agora gratuitamente nosso e-book ! 

Botão Casting _ Baixe nosso Ebook 2

Confira algumas dicas que podem ajudar na gestão de sua equipe para que ela bata mais metas.

  • Fique atento às necessidades de cada colaborador

Cada colaborador tem necessidades, talentos e limitações específicas, por isso é importante que o gestor veja qual a dificuldade de cada um, para ajudá-los da melhor maneira e trabalhar aquilo que ele mais precisa. O gestor deve ter as informações que necessárias para começar o dia e delegar novas metas, sabendo o quanto os colaboradores precisam vender, quais os produtos e etc. Quando estimulados todos podem realizar o trabalho da melhor forma, trazendo melhores resultados.

  • Identifique talentos e delegue as funções corretamente

Com o perfil comportamental e profissional traçado fica muito mais fácil designar os profissionais certos para os cargos que melhor se adequam a eles. Desta forma é possível ver quem tem se destacado e quem ainda necessita de treinamento ou orientação. Quando se avalia o colaborador e descobre que ele se encaixa melhor em alguma função, seu desempenho será superior e as chances de obter sucesso, maiores. Ferramentas de Talent Grid são ideais para ajudar nesta função.

  • Seja claro quanto às metas

Avalie as performances reais com as metas batidas e conheça o desempenho de cada um. Assim é possível deixar claro para a equipe quais são as metas e avaliar o que está dando certo e o que não está. Antes mesmo de delegar as tarefas, treine a equipe e explique exatamente o que deve ser feito, com clareza para que os colaboradores não tenham dúvidas. E por fim, é importante permitir que os funcionários participem, não apenas com dúvidas, mas com sugestões.

Baixe agora gratuitamente nosso e-book ! 

Botão Casting _ Baixe nosso Ebook 2

  • Treine e invista no seu colaborador

Os colaboradores querem mais do que bons salários, eles precisam saber que a empresa os valoriza e investir no funcionário é uma forma de demonstrar isso. É uma maneira de investir no colaborador para que ele fique mais motivado e venda mais. Nem todo treinamento precisa ser demorado ou complexo, hoje já existem os treinamentos online como e-learning ou m-learning que são feitos via mobile e diminui em até 20% o tempo que seria gasto no treinamento presencial.

Já existem tecnologias que permitam usar algumas destas funções online e mobile. A Solução Casting é uma delas, é uma solução em formato de aplicativo para celulares e tablets que traz diversas funções como gráficos de performances, treinamento, talento grid e etc que ajudam a colocar essas ações em prática e na palma da mão.

Para saber mais sobre como aumentar as vendas no varejo, como capacitar ao máximo a equipe entre outros temas acompanhe outros posts aqui no blog. E conheça mais as soluções desenvolvidas pela SER para Recursos Humanos e Varejo.

1
Olá, podemos ajudar?
Powered by