6 dicas infalíveis para aumentar as vendas no varejo

2021-07-23T09:39:23-03:004 maio, 2018|Capacitação no Varejo|

Aumentar as vendas no varejo deve ser o objetivo de qualquer loja. Afinal, isso é essencial para a sua permanência e crescimento no mercado. Entenda como neste artigo!

Saber como aumentar as vendas no varejo é essencial para qualquer loja. Desse modo, é possível se destacar da concorrência, oferecer maiores vantagens aos clientes e perpetuar no mercado. A grande questão é: como fazer isso?

Há uma série de táticas que podem ser usadas: o investimento no relacionamento com o cliente, a definição de processos eficazes e o treinamento do time de vendas, entre outros.

Ter destaque é importante pois o mercado está cada dia mais competitivo com isso as altas de preços pedem uma vantagem para que seus clientes escolham a sua loja. O que faz uma pessoa escolher a sua loja e não a do concorrente? O que você está oferecendo de diferencial que o atraia?

Pensando em tudo isso, separamos, neste artigo, 6 dicas infalíveis para aumentar as vendas no varejo, de forma didática e objetiva. Continue a leitura do artigo e fique por dentro do assunto. Boa leitura!

1- Treine o time de vendas para atender bem

Segundo pesquisa, em 2015, 86% dos clientes migraram para a concorrência por conta do mau atendimento recebido — o que gerou prejuízo multibilionário. A verdade é que a falta de tato de alguns vendedores é um dos principais motivos para a não-venda.

Logo, em primeiro lugar, torna-se fundamental manter a equipe qualificada. Estabeleça cursos de atendimento ao cliente, negociação no ponto de venda e assim por diante. Quanto mais capacitada a equipe, maiores as chances de fechar boas vendas.

Imagine você entrando em uma loja, ansioso para encontrar o produto que está procurando e, ao encontrá-lo o vendedor te trata mal? Toda a animação que estava fazendo você finalizar aquela compra pode ir por água abaixo e fazê-lo desistir completamente, procurando em outro local.

O atendimento pode mudar uma compra que estava prestes a ser efetiva. Além disso é possível que aquele cliente fale mal da sua loja para seus amigos, poste em redes sociais ou tenha algum tipo de reclamação. Uma crítica negativa influenciará em sua clientela.

Você viu como é importante um bom atendimento? E, para conseguir isso é necessário treinamentos constantes com seu time de vendas. Ou seja, lembrá-los constantemente que cada cliente é único e deve ser tratado da melhor forma possível. 

Dessa maneira os treinamentos servirão para aperfeiçoar seus vendedores, motivá-los a alcançar suas metas e prepará-los para apresentarem seus produtos da uma forma clara e educada.

Aproveite e veja esse artigo sobre treinamento para líderes e saiba como implementar na sua organização, clique aqui.

2- Estabeleça processos claros

A falta de processos claros pode deixar os vendedores “perdidos” na loja. Sem saber o que fazer, carregam o sobrepeso de um processo de venda pouco estruturado e ineficaz. Isso, além de mitigar as vendas, culmina na evasão de talentos.

Aqui, é muito interessante estabelecer um fluxograma. Com elementos geométricos, linhas e textos, estabeleça o que precisa ser feito e em que ordem — do atendimento inicial à emissão da nota fiscal. Dessa maneira, todos poderão atuar com diligência.

Lembrando que, assim como cada cliente é diferente, seus vendedores também apresentam características únicas. Por isso, os processos devem ser apresentados de forma com que todos possam compreender e não tenham dúvidas.

Sistemas online de gestão podem ser ótimos aliados para o gerente de vendas coordenar sua equipe. Atualmente existem aplicativos que podem facilitar o compartilhamento de informações entre as equipes sem ruído na comunicação. Além de observar cada vendedor do time de maneira especial, analisando assim suas metas, conquistas e dificuldades.

Aproveite e conheça a Soluções Casting, solicite uma demonstração para você vender mais e melhor!

3- Construa um relacionamento ganha-ganha

Ainda hoje, muitos varejistas buscam um relacionamento ganha-perde, em que apenas eles saem vencedores. Esse modelo, no entanto, afasta os clientes, gera uma péssima reputação para o negócio e coloca a loja no caminho certo para o insucesso.

Construir um relacionamento ganha-ganha significa preocupar-se com o benefício mútuo — da loja e do cliente. Esse tipo de mentalidade, além de fidelizar clientes, resulta em outras vantagens, como o aumento do lucro nas operações diárias.

É importante humanizar o atendimento da sua loja para que seja construído um relacionamento saudável entre vendedores e clientes.

Os consumidores anseiam por ser bem atendidos, terem suas necessidades sanadas e suas dores compreendidas. Por isso, seus vendedores devem gostar de atender, gostar das pessoas e de seus clientes. 

Um relacionamento onde tanto os vendedores quanto os clientes ganham cria senso de fidelidade. Ou seja, pessoas que gostam de comprar naquela loja e sentem-se bem em estar ali vão comprar mais. Além disso elas também divulgarão para outros, trazendo assim uma cartela boa de clientes. 

Por isso é importante transformar sua loja em um lugar prazeroso, onde os vendedores gostem de trabalhar e sintam-se bem. Isso será transmitido na hora da compra para seus clientes.

4- Aumente a participação online

Cada vez mais, as empresas precisam maximizar sua presença online. Como muitos clientes estão na internet, este é um ótimo lugar para prospectar. Lojas que não usam o marketing digital estão perdendo oportunidades significativas.

O uso das redes sociais é uma tática cada vez mais comum. Afinal, facilita o relacionamento com o cliente. Outra possibilidade é investir na estratégia de marketing de conteúdo, objetivando educar e criar conteúdo relevante para o seu público-alvo.

Estamos vivendo em uma era digital onde o mercado está migrando cada vez mais para o online. As redes sociais ganharam força trazendo para perto os clientes e dando aquele ar de exclusividade.

Redes como o WhatsApp por exemplo estão fazendo sucesso tanto no pré quanto no pós-venda. Quer saber mais sobre isso? Então clique aqui e veja dicas de sucesso para vendas no WhatsApp.

Por isso, se sua empresa ainda não está presente nessas plataformas digitais, pense em inovar e ficar atento as atualizações do mercado.

Lembrando que esse relacionamento online também deverá ser presente através de meios fáceis para seus clientes falarem com a sua loja como e-mails, telefones de contato e chat online disponíveis. 

As informações salvas no CRM podem te ajudar no momento de pré ou pós-venda. Você pode programar, por exemplo, um contato após 30 dias de compra para renovar o produto. Também é possível registrar dados dos futuros clientes para um atendimento antes da venda.

Além disso, no meio online é possível divulgar informativos referentes a sua área de atuação, dicas e tutoriais. Através disso é possível atrair novos clientes além de atualizar sempre a lembrança da sua loja com anúncios frequentes.

CTA ebook treinamento e capacitação

5- Adicione serviços

Para aumentar as vendas no varejo, serviços podem ser adicionados aos produtos que você já vende em sua loja.

Por exemplo, se sua loja vende sapatos, você pode adicionar serviços de sapataria ou costura como adicionais. Isso aumentará a movimentação de clientes em lojas e a possibilidade de mais vendas.

Se isso não é possível em seu ambiente atual, parcerias com lojas de serviços ou produtos parceiros são bem-vindos. A dica é agregar para atrair e assim aumentar as vendas no varejo.

Algumas empresas já estão fazendo isso e estão tendo ótimos resultados. Lojas como Decathlon e Riachuelo utilizam dessa estratégia para aumentar as vendas no varejo.

Vemos, portanto, como é necessário conhecer seus clientes, estar atento às suas dores e necessidades para elaborar a melhor estratégia de venda. Faça pesquisas, converse com a sua clientela e analise o que eles sugerem de melhoria em sua loja.

Além disso uma estratégia de marketing e análise de métricas são muito bem-vindas para estipular qual é o melhor serviço para adicionar ao seu negócio.

6- Parcerias para novos produtos

Seus fabricantes podem ter ótimas ideias de novos produtos assim como os seus clientes. Para aumentar as vendas no varejo muitas empresas estão utilizando dessa estratégia. Promoções onde o cliente sugere um produto novo e, após uma seleção, alguns entram realmente em linha, estão cada dia mais comuns.

Essa é uma ótima estratégia que mostrará aos seus clientes que você escuta suas opiniões e está atento as novidades. 

Faça pesquisas para analisar quais são as possíveis melhorias em seus produtos ou até produtos novos. O mercado está em constante mudança e seu negócio precisa acompanhá-lo e estar sempre atualizado.

Para aumentar as vendas no varejo é necessário inovar, ouvir seus clientes e estar atento às suas dores e necessidades. Mapeie sua loja, invista em pesquisas e em um bom relacionamento com os consumidores. Tenha em mente que eles são as peças mais importantes para as vendas da sua loja e precisam ser tratados da melhor maneira, com exclusividade e muita educação.

É possível usar todas as táticas que citamos em sua loja, desde que isso seja feito com qualidade. O cliente precisa perceber que a empresa está empenhada em atendê-lo da melhor maneira possível, fechar a venda e manter um relacionamento em longo prazo.

Agora que você está por dentro do assunto e sabe como aumentar as vendas no varejo, aproveite para assinar nossa newsletter. Assim, receberá nossas novidades em seu e-mail. Vamos lá!

Compartilhar este Artigo

Ir ao Topo