Atendimento drive thru: para quem tem pressa para vender

2021-04-12T14:03:15-03:009 abril, 2021|Tecnologia no Varejo|

Para quem trabalha no varejo, acima de tudo, já está acostumado a se reinventar constantemente. Quem poderia imaginar antes de mais nada, que estaríamos passando esse momento de pandemia e o atendimento seria drive thru?

A primeira vista, houve um tempo em que o varejo caminhava para estar com portas abertas 24 horas por dia. No entanto, no momento atual temos que pensar em como vender mais, enquanto estamos fechados para o atendimento ao público. Porém são nesses momentos de dificuldades em que os empreendedores de sucesso conseguem ver ainda mais as oportunidades.

Como começou o atendimento drive thru?

Em 1931 os Estados Unidos estavam em um período de grande recessão, depois de ter acontecido o grande prejuízo na bolsa de valores em 1929. Contudo, um jovem gerente de uma lanchonete conhecida de Dalas, estava preocupado com a queda no movimento e buscava formas de reverter essa situação. O seu problema era principalmente as mesas desocupadas e baixo movimento.

Porém em um certo dia, seu patrão, em tom de reclamação, disse a seguinte frase observando alguns clientes: “As pessoas que tem carro são tão preguiçosas que não querem sair do carro para comer”! Ouvindo isso, o jovem gerente chamado Royce percebeu aí uma oportunidade e implantou o primeiro sistema drive thru da história. Logo aquele local começou a ter filas de calhambeques e as vendas foram um sucesso.

Quase cem anos depois, o que era opcional se tornou um serviço fundamental. Não só para restaurantes, pizzarias e lanchonetes, mas para a venda de todos os bens. Você também pode implantar o atendimento drive thru no seu negócio e encontrar aí uma excelente estratégia de vendas.

Clica e Retira no sistema drive thru

Clica e Retira é um conceito conhecido no varejo fora do Brasil como “BOPIS – Buy On-line Pick-up in Store”, que pode ser traduzido para “compre on-line e retire na loja”. Esse método de vendas tem facilitado os negócios no meio da pandemia e tem sido o canal mais seguro para chegar até o cliente.

Perceba algumas facilidades que na implantação do drive thru o atendimento clica e retira oferece:

1- Custo de frete e de entrega zero

O varejo que entrega, acaba tendo que “vender o frete” juntamente com o produto. Isso acaba encarecendo a operação e pode fazer com que o produto que esteja sendo oferecido acabe perdendo competitividade.

2- O horário de retirada o cliente que define

Quantas vezes um entregador pode perder viagem por não encontrar o cliente no local indicado? Um número errado pode atrapalhar toda a operação.

No entanto, quando o cliente clica e retira, ele vai até o drive thru quando for mais conveniente e oportuno, não atrapalhando a sua agenda e nem impedindo que possa sair de casa, porque está esperando uma entrega chegar.

Podemos lembrar também que essas retiradas, são feitas normalmente, no meio de algum deslocamento, que o cliente iria fazer de qualquer forma, sendo assim, não atrapalha a rotina diária dele.

CTA ebook tecnologia

3- Colabora com a necessidade de distanciamento social

Apesar de existir os clientes que não se importam ainda com os cuidados com a higiene e o distanciamento social, a maioria da população já se conscientizou que precisa tomar os cuidados necessários para se proteger e também cuidar de sua família.

Com o sistema clica e retira, o atendimento drive thru se torna um ambiente seguro para compras, quando se toma os cuidados de higiene importantes.

É importante ressaltar que se torna um serviço a população. Muitos serviços como vacinação e doação de alimentos estão sendo feito da forma drive thru, o que mostra que essa forma de trabalhar e proteger as pessoas, cada dia mais utilizaremos esse serviço, mesmo quando a pandemia passar.

Como comprar e retirar no drive thru

O sistema atendimento drive thru, até então, é basicamente um serviço que o cliente escolhe o produto dentro do carro, faz o pagamento com dinheiro ou cartões, e ainda dentro do carro, o cliente aguarda o seu produto chegar.

Por outro lado, essa ideia simples tem sido aprimorada com o uso de tecnologias simples. Recentemente, algo inovador, é a possibilidade do cliente não precisar pagar no ato da retirada do produto, e nem muito menos pegar a sua carteira no bolso.

Com o sistema de “tag”, que já são utilizados no fast food e nos postos de combustíveis por exemplo, um automóvel é identificado pelo leitor instalado no estabelecimento, a compra é pré-aprovada e o débito vai direto na conta do cliente. São essas coisas que vemos e que nos perguntamos: É algo tão simples, por quê nunca ninguém pensou nisso antes?

O importante, para o cliente decidir a compra, é chegar até ele de uma forma prática e dinâmica.  Existem muitas opções para que o cliente possa conhecer o seu catálogo virtual, como por exemplo: Sites, Aplicativos e até mesmo o uso das redes sociais e o popularmente usado WhatsApp.

Não esqueça de deixar o cliente muito bem informado das formas e condições de pagamento. Deixe claro se o cliente pode pagar com cartão de crédito ou débito, transferências bancárias ou pix etc. A intenção se encontra em evitar ao máximo utilização do dinheiro em espécie e procurar as formas digitais de recebimento.

Fique atento as restrições

Algo a se levar em conta é que com todas as restrições que temos hoje em dia, as lojas de modo geral e os shoppings, estão com os seus estacionamentos ociosos. Nesse caso a sugestão é que você aproveite esse espaço que está disponível, para expandir seus negócios e trazer conforto ao cliente no momento da retirada da mercadoria usando o atendimento drive thru.

Por outro lado, se o seu comércio não tem estacionamento interno, o mais importante nesse caso é sinalizar com cones os espaços na calçada, para que o sistema de atendimento drive thru possa atender aos clientes com mais agilidade.

Finalmente, não deixe de conhecer os sistemas de gestão que a Casting oferece. O segredo do sucesso está em fazer os processos internos de sua empresa, da maneira mais simples possível. Afinal, as ideias simples são aquelas que dão mais resultado.

Conheça o modelo de Atendimento High Touch: Saiba o que é e suas vantagens.

Um comentário

  1. […] e ser ágil e capacitado em usá-las. Com isso, a sua empresa deve investir tempo para padronizar o atendimento da […]

Deixar um comentário

Ir ao Topo