Aprenda como fazer reunião de equipe de vendas eficiente

2019-06-17T11:07:24-03:005 outubro, 2018|Capacitação no Varejo|

Você faz reuniões com a sua equipe de vendas? Entende a importância desse processo? Sabe como tornar esse momento mais produtivo e eficiente? Leia o nosso conteúdo e fique por dentro do assunto!

Uma reunião bem planejada traz vários benefícios para a empresa. Além de aumentar a motivação e satisfação dos colaboradores, ela é um momento de aproximação entre líderes e liderados, permitindo o compartilhamento de opiniões e problemas, e o feedback de mão dupla. Tudo isso leva a uma melhoria contínua do trabalho da equipe e do relacionamento entre os profissionais que fazem parte dela, potencializando os seus resultados de vendas.

Quer saber como fazer uma reunião de equipe de vendas eficiente? Então continue a leitura e descubra algumas dicas!

Estruture pautas

Antes de iniciar a reunião, é importante que você estruture os assuntos que devem ser abordados por ela. Isso aumenta a eficiência do processo e torna a reunião mais produtiva, potencializando o aproveitamento do tempo disponibilizado pelos colaboradores.

Portanto, liste as pautas e ordene-as por prioridade. Além disso, tente prever o tempo que você precisa para tratar de cada um dos assuntos e compartilhe com a sua equipe logo no início da reunião.

Controle o tempo

O cérebro humano tem limitações em relação ao tempo que consegue manter sua atenção em apenas um evento. Desse modo, é essencial que você controle o tempo da reunião de forma a evitar que ela se estenda muito.

Você pode filtrar os assuntos e descobrir quais são aqueles que podem ser tratados em um outro momento. Além disso, assumir a liderança da reunião e atuar como mediador de discussões é essencial para que ninguém perca o foco dos objetivos do processo.

Entenda a importância da cultura
de feedback para seu time de vendas!

Engaje a equipe no processo

Para que uma reunião seja eficiente, é essencial que todos os colaboradores efetivamente participem do processo. Isso significa que, apesar de ser o líder, seu papel é conduzir e mediar a reunião, possibilitando a participação de todos e dando liberdade para que a equipe dê opiniões e feedback.

Faça perguntas durante a reunião e peça a participação dos colaboradores. Você pode, por exemplo, criar um momento de discussão ou de compartilhamento dos principais desafios e soluções encontradas, de forma que todos se engajem no processo.

Apresente resultados

Aproveite a reunião para apresentar resultados do time de vendas e, dessa forma, aumentar o compromisso dos colaboradores com as metas estabelecidas.

Para isso, calcule indicadores periodicamente e compare-os às metas e objetivos da empresa. Mostre para a equipe o quão perto vocês estão de alcançar o que foi planejado, e aproveite para ensinar estratégias práticas e eficientes, capazes de potencializar os resultados de cada um.

Documente a reunião

Documentar a reunião é essencial para ter controle sobre as decisões tomadas e transmitir mais seriedade ao processo. Portanto, durante esse momento, peça que alguém fique responsável por fazer anotações sobre as pautas e discussões apresentadas.

Dessa forma, você é capaz de realizar uma ata de cada reunião e enviá-la à sua equipe. Os colaboradores atuam como auditores, comprovando a veracidade e coerência das informações disponibilizadas. Além disso, a ata serve como um lembrete das decisões tomadas e dos próximos passos para o time.

Realizar uma reunião de equipe de vendas eficiente é essencial para o bom trabalho e resultados do time. A periodicidade desse processo depende muito das necessidades e características próprias do negócio!

Aproveite para ler o nosso próximo artigo e descubra como impulsionar as suas vendas com a jornada do consumidor!

1
Olá, podemos ajudar?
Powered by