Organizar o estoque: Aprenda a fazer de forma correta

2021-11-30T08:54:48-03:0027 março, 2018|Produtividade de Vendas|

Um dos setores mais importantes de uma loja, que influencia diretamente na satisfação do cliente, é o estoque. Contudo, gerenciar e organizar o estoque de lojas físicas e online é uma tarefa um pouco complicada para os empreendedores. Como resultado do alto custo para conseguir manter esse depósito de produtos e do espaço físico destinado a isso.

Quanto maior for a loja, maior é o desafio de iniciar uma organização no estoque e conseguir mantê-la. No entanto, se esse trabalho acontecer de forma correta, evita-se desperdícios e os consumidores saem de sua loja satisfeitos com os produtos adquiridos.

De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), no mês de março deste ano, o índice que mede os estoques do varejo na região metropolitana de São Paulo registrou um crescimento de 14,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Além disso, outro ponto registrado foi a percepção dos empresários quanto à adequação do estoque. Mostra que 56,4% deles consideram o volume de produtos em seus estoques apropriado. Já a parcela de empresários que julgam ter estoques excessivos foi de 29,5%, enquanto 13,6% assinalaram ter a percepção de estoques inadequados abaixo.

Para ajudá-lo a organizar o estoque de sua loja de forma correta, sem ter um volume de produtos acima do necessário, selecionamos algumas dicas. Continue lendo e tente aplicá-las em seu negócio!

Faça apenas compras necessárias

Comprar produtos na medida certa para sua loja significa ter um bom estoque. Para isso, é preciso que, no ato da compra, você saiba negociar. Além disso é preciso fazer orçamentos em, ao menos, mais de dois lugares antes de finalizar suas compras.

Também é muito importante saber o que seus clientes querem e precisam. Faça uma pesquisa com as pessoas que costumam frequentar a loja. Consequentemente, nessa pesquisa, considere a faixa etária dos clientes, renda, localização geográfica, hábitos, entre outras questões. As informações geradas a partir desse estudo te ajudarão a estipular uma quantidade certa de produtos que deve comprar e estocar, além de, também, te ajudar a montar um bom planejamento estratégico para a loja.

Faça acordos com fornecedores

Ter fornecedores que entregam as mercadorias encomendadas no prazo certo, que sejam flexíveis quanto aos preços e que garantem a qualidade dos produtos é muito importante para que haja uma boa relação entre vendedor e fornecedor, e para que o estoque fique sempre abastecido. Essa boa relação ajuda, também, com que alguns fornecedores de mercadorias não tentem se aproveitar para vender produtos que trazem benefício apenas para eles e não possuem necessidade para sua loja.

Registre todos os produtos

Realizar o registro de cada produto tem grande influência na organização do estoque. Com isso, é possível arrumá-los de forma estratégica, facilitando a busca quando necessário e tendo sempre em mãos informações que podem ser pertinentes a determinados momentos. Para que isso seja possível, é importante registrar quantidade de produtos existentes na loja. Ou seja, o local em que cada mercadoria foi colocada no estoque, a data de chegada à loja, a data de validade, quantidade de vendas realizadas etc.

Sendo assim, manter esses dados atualizados e corretos evita confusões, otimiza tempo e reduz gastos exagerados. Isso já que permite com que o vendedor saiba o que há e o que não há necessidade de ser comprado e a organizar o estoque.

Para organizar o estoque é preciso classificar e cadastrar todos os itens. Ou seja, o ideal é que seja feito um inventário de cada produto, criando categorias bem como demarcando a entrada e saída de cada um.

Por outro lado, deve ser levada em consideração a relação com os fornecedores como já falamos anteriormente. Para que se tenha um bom prognostico no controle de estoque dentro da empresa os funcionários devem ser treinados nesse sentido.

Outro ponto importante para esse registro é saber, de maneira automatizada, a entrada e a saída de todos os produtos. Para isso os itens do controle devem ser padronizados adequadamente. Ou seja, para que isso ocorra de maneira efetiva faça uma inspeção regular para que não ocorram falhas no estoque dos produtos.

Uma estratégia certa vai ajudar a diminuir o desperdício no estoque. Daí a importância de um bom planejamento da reposição com base na demanda atual.

Tenha um bom modelo de reposição

A reposição de produtos no estoque de sua loja pode acontecer de duas formas: periodicamente e continuamente. A escolha entre essas duas opções fica a seu critério, tendo em vista as especificações de sua loja.

A reposição de produtos feita de forma periódica acontece de tempos em tempos. No entanto, existe a possibilidade de acontecer uma mudança no mercado e isso implique na venda de seus produtos, podendo esvaziar seu estoque antes da hora planejada.

A reposição contínua exige que as compras sejam realizadas com uma certa frequência, logo, nesse caso, os estoques possuem um volume menor e esse método previne desperdícios.

Além disso, os dois modos de fazer reposição podem trabalhar juntos. Selecione os produtos que possuem maior saída, e, para esses, aplique a reposição contínua, já para os produtos que tem uma saída menor, recorra a reposição periódica.

O estoque no e-commerce

Para operar no e-commerce por exemplo, os lojistas encontram-se frente a alguns desafios no acompanhamento dos fluxos das transações. Sendo assim, os fatores enfrentados pelos gestores são a disponibilidade das mercadorias e a atualização das quantidades de cada uma na loja.

Por isso, para que ocorra um controle com mais eficiência, não prejudicando a gestão, deve haver um controle absoluto sobre cada peça vendida, perdida ou deteriorada no estoque. Cada informação disponibilizada aos clientes deve estar atualizada e em conformidade com os produtos, bem como suas características, ano de fabricação, data de validade do material e suas dimensões.

É muito importante que o lojista consiga organizar o estoque mesmo com a loja online. Por isso, uma boa estratégia é criar certos critérios de endereçamento. Também é importante o cadastro dos itens com códigos únicos, evitando assim a duplicidade dos produtos no inventario, por exemplo.

Tenha em mãos um bom software de gestão online que integre os dados e processos dos diferentes setores de sua empresa num setor único. Com isso haverá mais segurança na administração, diminuindo erros e problemas de estoque. Porém é importante manter sempre seu status atualizado. Ou seja, fazer relatórios atuais e precisos sobre o desempenho da empresa é essencial.

Gerenciamento online

É sempre válido utilizar-se da tecnologia para facilitar processos, e isso não é diferente na organização de estoques. A partir do momento que você cadastra produtos em um sistema, é possível controlar a quantidade de saída desses produtos. Tendo em mente quais deles precisam de reposição, e quais podem esperar um tempo maior para serem repostos.

Com esses dados, evita-se o acúmulo de produtos e o gasto desnecessário, já que as mercadorias serão compradas apenas quando os indicadores mostrarem a conveniência da compra.

Um sistema online auxilia na resolução de problema e acelera todas as rotinas da empresa. Então o controle de estoque de forma online é uma ferramenta fácil de operar e muito indicada quando o assunto é organizar o estoque.

Sendo assim, quando utilizamos desse recurso para o controle de estoque, pode fazer com que as tarefas do dia a dia sejam mais simples.

Com essa ferramenta é possível cadastrar os produtos e, na mesma tela, visualizar todos os itens, o valor de venda e a quantidade disponível em estoque, de cada produto.

Muito mais prático não é mesmo? A tecnologia pode auxiliar a organizar o estoque. Além disso, o gerenciamento faz com que o inventario dos produtos também fiquem menos complicados e mais práticos. Dessa forma, o usuário consegue uma visão geral do estoque e realiza o processo com procedimentos básicos.

Portanto, controlando o estoque pela web a empresa pode dar entrada a importações, devoluções e compras de fornecedores de maneira muito mais prática. Com isso ajuda a garantir o registro de entradas e saídas de dinheiro, por exemplo.

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A importância de organizar o estoque

Dentre os principais motivos que justificam a manutenção organizada dos estoques está o de que toda empresa deve buscar um ponto de equilíbrio em seus estoques. Ou seja, fazer uma boa gestão de estoque gera menos perdas, melhor reposição, redução de custos de manutenção e operacionais.  Também irá gerar um aumento da produtividade, assim como a melhora na experiência de compra do cliente, promovendo a maior competitividade.

A falta de atenção a essa área é um erro sério que pode comprometer, inclusive, a estrutura do negócio. O controle de estoque é um dos pilares que sustenta os resultados positivos, garante a eficiência empresarial e reduz custos e perdas.

Sendo assim, saber organizar o estoque da sua loja é conseguir monitorar os produtos armazenados. Garantindo assim que atendam as demandas sem excessos e prejuízos.

É um processo fundamental reconhecer que as mercadorias sem giro representam dinheiro parado, impactando diretamente o capital de giro. Por isso, é muito importante para suas vendas saber realizar esse monitoramento.

Sendo assim, o giro de estoque precisa garantir o volume adequado de cada produto, facilitando a emissão de notas fiscais, a fim de agilizar o procedimento para transportadoras e fornecedores.

Resumindo, podemos verificar que o controle de estoque é essencial para a empresa elevar a eficiência e evitar perdas. Essa atividade está relacionada ao equilíbrio financeiro do negócio.

Casting auxiliando nessa gestão

Como falamos anteriormente, ter o auxílio de um gerenciador online é importantíssimo para uma gestão de estoque organizada. Por isso, escolher um bom método faz parte desse processo. O ideal é ter algo prático e de fácil entendimento para que todos os funcionários consigam se envolver nesse processo sem dificuldade.

O melhor então seria, além de um sistema apenas para organizar o estoque, fazer muitas outras coisas para beneficiar a empresa certo? Por isso temos a ferramenta ideal para a sua loja e que vai aumentar as suas vendas e dar agilidade aos seus gestores. O Casting, além de suas utilidades para avaliação de desempenho, treinamentos etc., se adequa também a esse caso. Com ele, torna-se capaz saber quais produtos tiverem mais saída e quais tiveram menos. Sendo assim, é possível saber quando há precisão de mais ou menos compras.

Você pode hoje mesmo falar com um de nossos especialistas e conhecer mais. Lembre-se, ter um estoque organizado pode representar ganhos incríveis para a sua loja e aumentar suas vendas. O que você está esperando? Comece a organizar o estoque da sua loja e ganhe em agilidade e relacionamento com clientes e fornecedores.

Gostou das dicas? Aplique-as em seu negócio e evite acúmulo de produtos e gastos a mais do que se deve!

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